1.8.05

Esperança

O toco representa um novo começo para o povo de Deus.
Isaías 6. 13

Às vezes tenho a impressão, lendo a Bíblia, que a história da salvação, da relação entre Deus e o homem, é a história de novos começos. Parece que a palavra mais constante nessa relação é esperança. Na verdade, a Palavra de Deus - Deus se comunicando com o homem - é esperança.
Dia desses sonhei que um homem vinha até mim e me mandava dizer um monte de coisas a uma amiga. Quando argumentei que não conseguiria me lembrar de tantas palavras, uma vez que tinha consciência de que estava dormindo, o homem me dizia que o fundamental era que me lembrasse de dizer a ela que Deus é capaz de fazer todas as coisas novas por meio de Sua Palavra. E me gritou isso aos ouvidos repetidas vezes para que não tivesse risco de esquecer.
A relação de Deus com o homem, com o Seu povo, é pautada pela esperança e pelo recomeço. Deus sempre se revela um Deus capaz de recriar todas as situações, de refazer todas as circunstâncias, de derramar Suas bênçãos de restauração plena em cada momento, a cada hora. Desde o instante em que cria e considera tudo bom, o Senhor estabelece Seu padrão. Dali em diante, Sua ação em favor do homem sempre visará que essa boa ordem original venha a ser constantemente restaurada. Por isso, quando o homem cai imediatamente o plano de redenção é posto em marcha. Até que venha, na plenitude dos tempos, o próprio Deus encarnado, o Emanuel, Jesus Cristo como consumador deste plano.
Isaías 6 relata a vocação do profeta. Seu chamado é duro e difícil. Ele será enviado a um povo que não o ouvirá. Ele sabe que sua pregação não trará resultados visíveis. Será, aparentemente, infrutífera. Um tanto angustiado, o profeta questiona ao Senhor: Até quando isso vai durar? (Is. 6. 11). O Senhor lhe diz que o povo não ouvirá antes que as cidades sejam completamente destruídas e fiquem desoladas, sem morador algum. Uns poucos restarão. Um toco de carvalho (Is. 6. 12 – 13). É desse toco que a história da salvação continuará. Ele será sempre a esperança de restauração e recomeço.
Fiquei pensando hoje sobre isso, enquanto viajava pelo sertão do Rio Grande do Norte. O sertão é uma paisagem terrível a maior parte do tempo. Olhamos de um lado a outro e vemos uma certa desolação. Ficou vívida em minha mente uma imagem desta tarde, quando voltávamos de Mossoró. Muito calor, o sol a pino, pouco verde e poucas sombras. No meio desse cenário, algum gado esparso aqui e ali. Em uma dessas propriedades à beira da estrada, um grupo de umas dez vacas e touros se espremia sob a sombra de uma árvore ressequida. Fiquei pensando naquela desolação que beira o desespero. Fiquei pensando que muitas vezes nossas próprias vidas aparentam se encontrar em desolações semelhantes. Desesperos parecidos.
A mensagem da restauração, da esperança, do recomeço é, muitas vezes, tudo o que precisamos. Nossas vidas estão desoladas. Sonhos foram frustrados. Planos destruídos. Parecemos um deserto sem vida, uma cidade sem muros. Somos, muitas vezes, homens e mulheres sem esperança, sem futuro. Nesses momento é fundamental ouvir a Palavra da Esperança e do recomeço.
Se tudo parece destruído, se tudo parece acabado, Deus mantém um toco a fim de recomeçar mais uma vez Sua história de bênçãos em nossas vidas. Há momentos em que precisamos ser levados ao fim de tudo, ao fundo deste poço, para podermos iniciar o caminho de volta. Há momentos em que precisamos ser deixados apenas no toco para reaprendermos a depender da graça, do milagre e do cuidado de Deus. Há momentos em que precisamos ser conduzidos até a devastação total para que possamos compreender nossa necessidade de recomeço.
Nessas horas, é claro, nos comportaremos como aquele grupo de reses que vi nesta tarde. Vamos querer nos agarrar em qualquer sombra, em qualquer proteção, por mais falível que possa parecer. Vamos nos desesperar algumas vezes. Precisamos relembrar que a história da relação de Deus com o homem e conosco é uma história de recomeço e esperança. Precisamos nos agarrar com fé a isso, à esperança da Palavra de Deus. Palavra que refaz todas as coisas, que é capaz de fazer coisas novas todos os dias em nossas vidas. Por mais complicado que seja o momento, por mais difícil que seja a situação, lembre que a Palavra de Deus é a esperança. E ainda que reste apenas um toco, Deus não deixará de dar a mim e a você um novo começo, cheio de esperança. O toco representa um novo começo para o povo de Deus.

Nenhum comentário: