16.8.05

O impacto

Quando o leão ruge, quem não fica com medo? Quando o Senhor Deus fala, quem não anuncia a Sua mensagem? (...)
Não sou profeta por profissão; não ganho a vida profetizando. Sou pastor de ovelhas e também cuido de figueiras.

Amós 3. 8 e 7. 14

Qual o impacto que uma Palavra de Deus causa no homem? Ela não nos deixa ser mais quem éramos até então. Os profetas foram homens chamados dessa maneira. A Palavra de Deus vinha a eles, mudava suas vidas, transformava todas as coisas. O impacto era profundo no seu interior. Era como se um Leão rugisse dentro do peito: quem permaneceria o mesmo?
Amós era um homem simples do campo. Um dia ele ouviu a voz do Leão. E sua vida foi transformada. Com urgência ele tomou o caminho das ruas e dos templos para entregar as mensagens que Deus enviava ao seu coração. Era impossível ficar calado. Quando a Palavra de Deus vem até nós, não há quem possa se calar. Não há quem possa ficar como estava, no seu lugar de origem. Não há quem fique quieto e não seja impulsionado, quase involuntariamente, às esquinas e ruas para transmitir tal mensagem que chega com urgência. Ao ouvir o rugido do Leão, não há quem não sinta a urgência de gritar a quem quer que possa ouvir que é preciso se proteger. Quando o leão ruge, quem não fica com medo? Quando o Senhor Deus fala, quem não anuncia a Sua mensagem?
A Palavra de Deus impacta e transforma a vida. Quando ela vem queimando em nosso interior não se pode se controlar. Amós nunca se viu como profeta, apesar de tanto profetizar. Ele se via como um homem simples do campo, que plantava figos e cuidava de ovelhas. Mesmo depois de ter desafiado, com seus oráculos, todas as estruturas de injustiça do mundo da época, ele tinha perfeita consciência que era diferente. Não falava em nome de Deus por causa de uma obrigação profissional. Sua profissão era outra. Ele falava porque era impossível ser impactado pela Palavra do Senhor e permanecer calado, permanecer impassível. Quando esse impacto tocava a alma, o homem tinha de subir aos telhados e gritar a quem pudesse ouvir: Assim diz o Senhor.
Mas o que quero dizer com tudo isso é que quando a Palavra de Deus chega até nós causa um impacto profundo e muda as nossas perspectivas. Mesmo que fiquemos conscientes de quem ainda somos, já não seremos os mesmos. A Palavra de Deus vem com urgência aos nossos corações e muda as nossas vidas.
Isso não significa que a Palavra de Deus impactando os nossos corações faça de todos nós profetas. Mas significa que a Palavra de Deus vinda aos nossos corações transforma as nossas vidas. Quando o Leão ruge, é impossível permanecer impassível.
Abra o coração para o rugido do Leão. Ele está aqui, quer falar e impactar a sua vida. Quer transformar o seu ser inteiramente. Ele quer rugir a Sua Palavra no interior do seu ser, no âmago do seu coração, transformar a sua vida inteiramente, transformar todas as coisas. O Senhor quer falar ao seu coração, provocando impacto que transforme sua vida inteiramente.
O rugido do Leão quebra barreiras, transforma estruturas, faz novas coisas dentro de nós. É impossível permanecer inalterado quando ouvimos o Leão rugir. Quando Ele fala, o coração derrete.
O Senhor quer chamar você com Sua voz de Leão para mudar a sua vida. Quer chamar você para permanecer mais próximo a Ele, andando na Sua intimidade, quebrando o coração e a vida diante do Deus Todo-Poderoso. Esse é o Seu chamado, a Sua vocação. Eis que o Leão ruge no meio da rua. Se você ouvir, como permanecer o mesmo?

Nenhum comentário: