28.9.03

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coracao de Jerusalem, bradai-lhe que ja e vindo o tempo da sua milicia, que a sua iniquidade esta perdoada e que ja recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados.
Isaias 40. 1-2

E indubitavel que vivemos em um tempo em que sofrimento e dor, mal e angústia estão presentes na ordem do dia. Seja aqui, seja no Oriente Médio. Mais ainda, seja na vida pessoal de cada um de nos.

Vivemos tempos em que a dor e nossa companheira diaria na caminhada. Compreendemos que ela pode ser um instrumento útil para o crescimento, para a maturidade. Mais nao e sobre isso que falamos.

Pensamos no sofrimento que o homem inflige ao outro homem ou a si mesmo. A dor da perda de um parente para a violência. O sofrimento decorrente de atitudes impensadas. A morte que traz o pecado a nossa vida.

Assim, entendemos ser essencial o nosso papel cristao nessa sociedade que sofre. Como igreja somos chamados a sermos arautos de uma boa nova, subirmos a montanha e gritarmos ao mundo: Cristo levou sobre si todo o sofrimento. Ele e Deus que compartilha conosco a nossa dor.

O cristao nessa sociedade necessita ser instrumento de paz e amor. Precisa dizer que é findo o tempo do remorso, da guerra. Precisa consolar o povo anunciado a paz com o Deus do universo. Precisa dizer que em Cristo o pecado está perdoado, o sofrimento que dele advem esta completo.

Nao podemos ter postura diferente. Nem apagar a torcida que fumega, nao pisar na cana quebrada. Nossa mensagem nao pode servir neste tempo para o aumento da dor e do sofrimento do que caminha sem Deus. Ao contrario, sem gritar, sem esbravejar, precisamos anunciar a eles que caminho tomarem, que darem para receber tal consolo.

Consolai, consolai.

Nao digo que nao doa mais, que nao havera mais sofrimento. Apenas, e isso e importante demais, que Cristo vai conosco. Que ele nos consola. Que ele partilha a nossa dor. E tenho certeza que e mais atravessar a tempestade dessa epoca nos bracos de Jesus.