5.2.05

Deus é tudo o que eu tenho (final)

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nEle.

Lm. 3. 24

Dia desses, eu estava em um ponto de ônibus indo para a igreja quando vi uma cena que me chamou a atenção. Uma garotinha, de olhos curiosos, observava tudo e todos desde os braços de sua mãe. Visivelmente a sua segurança para vasculhar tudo o que estava a sua volta se firmava no fato de estar no colo de sua mãe. As pessoas que estavam ali lhe eram estranhas. O ambiente era algo novo para ela. Mas ela não temia vasculhar e descobrir as novidades porque sabia que estava segura e salva nos braços de sua mãe. Ninguém lhe atacaria. Ninguém podia lhe assustar. Ninguém lhe machucaria porque sua mãe a protegia. Toda a confiança daquela garotinha repousava no colo da mãe. E, firmada nessa confiança, ela, ousadamente, desafiava o mundo novo à sua volta.

Isso me fez pensar em mim como um filho, uma criança de meu Pai Celestial. E me fez pensar na certeza que eu posso ter, em todo tempo, que a minha segurança e a minha confiança repousam nos braços do Pai. Agarrado ao Pai, eu posso enfrentar todos os desafios do mundo à minha volta. Agarrado ao Pai, nada me pode ser assustador demais, nem estranho demais. Nem será um desafio insuperável. Nos braços do Pai, eu estou a salvo. Nos braços do Pai, estou seguro. Nos braços do Pai, estou protegido. E como uma criança pode fazer, eu me aconchego ao colo do meu Pai, eu encosto minha cabeça ao Seu peito, e descanso calmamente. Não preciso mais que isso. Como uma criança que se rende e confia inteiramente na segurança e proteção que seus pais lhe dão, posso me render e esperar confiantemente em meu Pai.

Deus é tudo o que eu tenho e minha esperança está nEle! Em Cristo temos toda esperança. Nele reside toda confiança. A Ele podemos entregar o controle total de nossas vidas. Paulo reparte a Sua confiança no Pai de uma forma bem rica: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo” (2 Co. 4. 8 – 10).

Deus é tudo que nós temos e podemos, por isso, esperar por Ele, esperar nEle! Porque em um mundo de profunda dor e desespero, como o que está a nossa volta, a Cruz de Cristo é a única que pode nos dar esperança.

4.2.05

Deus é tudo o que eu tenho (parte 3)

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nEle.

Lm. 3. 24

De vez em quando me bate uma crise. Olho no espelho da minha alma e me pergunto o que Deus vê em mim. Vejo o que penso, como ajo, ou como deixo de agir. Ouço as palavras terríveis que digo todos os dias. Percebo o péssimo testemunho do nome de Cristo que tenho dado.

E a mentira? O quanto eu digo amo ao Senhor e quanto a minha vida está longe de concretizar, de qualquer forma, esse amor. Eu canto que sinto prazer em estar na presença de Deus, declaro isso aos quatro ventos a quem quiser ouvir, mas que prazer que nada: quando paro um instante para orar e ter comunhão com Deus, me aflijo com o relógio. Sensação de estar perdendo tempo quando eu teria coisas mais importantes para fazer. Como ver aquele filme na televisão.

Digo, a quem quiser ouvir, que minha alegria é servir ao Senhor e obedecê-Lo. E todos os dias sou pego em flagrante desobediência e me vejo perdendo a alegria por qualquer coisa mais banal.

Em resumo, como diria Paulo, dia a dia me descubro como o mais miserável de todos os pecadores. O menor de todos os santos. E a única palavra, a predileta, termina sendo Romanos 7: 15-25: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto”. Conforto para a alma. Mas parece faltar algo. De verdade.

É que a graça de Deus é injusta. Na nossa justiça a gente considera que toda falta merece uma punição equivalente. Logo, se eu me sei o pior dos pecadores, não é qualquer fala como essa que vai conseguir me tirar da tristeza que nasce ao me descobrir quem sou. É preciso algo mais que recitar uns versículos. É preciso vivenciar a realidade da verdade do evangelho da graça, que me lembra o sentido da morte de Cristo: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm. 7. 25 – 8. 1).

Não conseguimos entender ou aceitar com facilidade que não existe nada maior que o amor de Deus por nós. Por pior que ajamos, por mais miseráveis que nos pareçamos, nada que fizermos, nenhum pecado, é maior que a graça de Deus. Nada pode nos afastar do amor de Deus. Isso precisa ser vivido por nós.

Deus é tudo o que tenho, apesar de mim mesmo! Deus não me perderá jamais de sua mão, não deixará que eu escape dEle. Ele não deixará que eu me perca dEle. Disse Jesus, o Bom Pastor: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna: jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10. 27-28).

Deus me leva ao seu seio. Ao seu cuidado eterno. Meus pecados nunca serão maiores que a Sua Graça. Deus é tudo o que eu tenho, apesar de mim mesmo!

Desse modo, a verdade expressa abaixo se reveste de um novo e rico sentido para mim:

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contras os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: ‘Por amor de Ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro’. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

3.2.05

Deus é tudo o que eu tenho (parte 2)

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nEle.

Lm. 3. 24

O livro de Atos, no capítulo 8, conta a história de um homem chamado Simão Mago, morador da Samaria. Quando Filipe, o diácono, foi conduzido pelo Espírito até lá e começou a pregar o Evangelho, Simão, admirado do que Deus fazia por meio do pregador, “abraçou a fé”, foi batizado e “acompanhava Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados” (At. 8. 13).

Os apóstolos de Jerusalém enviaram Pedro e João para constatar aquilo que estava acontecendo em Samaria por meio da pregação do diácono. Chegando lá, oraram para que os que creram recebessem o Espírito Santo. Cada um recebia o Espírito quando um dos apóstolos lhe impunha as mãos. Simão enlouqueceu. Que grande poder era aquele! Um homem pode impor as mãos sobre outro para que receba o Espírito Santo! E aí Simão lhes ofereceu dinheiro para comprar o dom do Espírito. Pedro deu uma única, dura como deverei ser: “O teu dinheiro seja contigo para a perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade”.

Provavelmente nunca admitiríamos agir igual a Simão. Afinal, qualquer um de nós dificilmente já passou pela experiência de tentar adquirir o dom de Deus por dinheiro. Mas certamente a idéia por trás disso tudo é familiar aos desejos que muitas vezes nutrimos. Olhamos os dons mais espetaculares do Espírito Santo, justamente aqueles que não possuímos e ficamos pensando que faríamos qualquer coisa para tê-los. Talvez não os queiramos comprar com dinheiro, mas tentamos pagar com alguma moeda espiritual: oração, jejum, dedicação maior à obra do Senhor. Como Simão, buscamos ansiosamente termos o poder de Deus agindo espetacularmente em nós. Mesmo que não admitamos isso.

Jeremias ensina que Deus é tudo que nós temos, apesar dos dons espirituais. Os dons espirituais são uma bênção, mas são apenas um caminho para que cheguemos mais perto do que realmente importa: o próprio Deus, a comunhão com Ele, a vida com Ele. Sabemos que Deus é Galardoador, mas não o é de quem busca Seus galardões, mas sim de quem O busca (Hb. 11. 6). A Bíblia nos convida a querer os melhores dons, mas nos diz para termos sede do Deus vivo (1 Co. 14. 1; Sl. 42. 1-2). O que Deus nos faz não pode ser mais importante que o próprio Deus para nós. Não percamos tempo olhando as mãos que nos abençoam, perdendo de vista e perdendo a comunhão com o Ser que nos abençoa. E que nos quer, cada dia, mais perto dEle, mais íntimo dEle.

Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti

Inda que seja a dor que me una a Ti.

2.2.05

Deus é tudo o que eu tenho (parte 1)

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nEle.

Lm. 3. 24

A primeira coisa que se destaca neste pequeno versículo do livro de Lamentações é a expressão “diz a minha alma”. Essa é a expressão da manifestação de todo o ser. É todo o ser do profeta que está falando. A sua inteireza, a sua alma, a sua personalidade está se manifestando nessa frase. Não é apenas o intelecto, ou não são apenas palavras que estão postos nisso, mas é a vida inteira. É toda a realidade que se põe a dizer que a única porção de sua existência é o Senhor. A alma que diz está inteiramente posta naquilo que expressa.

Com isso em mente, podemos lembrar que Jeremias ficou em Jerusalém após a deportação do povo e a destruição da cidade. Apenas uns poucos, os mais pobres, foram deixados pelos exércitos babilônios para tomar conta da terra. A cidade estava destruída. O povo foi levado embora na sua maioria. E o profeta se lamentava. Ninguém tinha mais nada porque tudo está destruído: bens, sonhos, vida. É interessante observar a tradução na linguagem de hoje deste versículo: Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. Ninguém tem mais nada, por isso faz todo sentido dizer que Deus é tudo que se tem!

Agostinho, no século IV, disse, em suas Confissões: “Tu o incitas para que sinta prazer em louvar-Te; fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti. (...) Mas o que estamos dizendo, meu Deus, vida da minha vida, minha divina delícia? Que consegue dizer alguém quando fala de Ti? Mas ai dos que não querem falar de Ti, pois são mudos que falam. Quem me fará descansar em Ti? Quem fará com que venhas ao meu coração e o inebries ao ponto de eu esquecer os meus males, e me abraçar a Ti, meu único bem?” Agostinho expressa com sua alma algo semelhante ao que diz Jeremias: o seu coração só encontrará descanso em Deus e o Senhor é seu único bem.

Essas almas descobriram que ter Deus como sua porção é tê-lo como único bem, apesar de qualquer coisa, inclusive dos bens materiais. A expressão “a minha porção é o Senhor” representa a fala de alguém que não tem posses, que não tem direito a heranças. Jeremias era um sacerdote. Os sacerdotes não tiveram direito a terras e bens em Israel, quando a Palestina foi dividida entre as doze tribos. Eles viveriam do Templo porque a sua única herança era o Senhor. Os sacerdotes eram pessoas sem bens pessoais. A sua porção era o Senhor. Tudo o que eles teriam seria Deus.

Isso estava mais nítido e patente com a cidade destruída. E conduz à reflexão de que Deus deve ser tudo que tenhamos, independentemente dos bens materiais.

Quando aquele jovem rico procurou Jesus o seu problema foi não conseguir abrir mão dos bens materiais por amor a Jesus. E o Senhor disse, naquele momento, com dureza, que era impossível um rico ser salvo. Mas, o que para os homens era impossível, para Deus era possível, desde que Deus seja, no fundo e na alma, tudo que o rico tenha.

Deus há de ser tudo o que você tenha, mesmo que você tenha posses, ou mesmo que estas faltem. Você não se deixará dominar pelo Deus Mamon.