17.11.08

Planalto de graça

Passando pelo serrado do planalto central do país, foi inevitável pensar no significado, ou significados, da graça de Deus. Nessa minha viagem algumas coisas foram bem marcantes.
Primeiro, a beleza da natureza composta pelo Senhor e tocante. Confesso que a natureza dessa região me pareceu de uma simplicidade comovente. Se penso na imponência da Cordilheira dos Andes, na riqueza poética do Rio de Janeiro, nas maravilhosas praias do nordeste, o Serrado parece simples. Simplicidade bela e cativante. Com a vida brotando, viva, das torres dos cupinzeiros. Manifestando a viva, bela e comovente graça de Deus.
Outra coisa nessa viagem me trouxe viva a mente a graça. Vim a um casamento. Entre outras coisas, o casamento me fala da renovação da vida e do amor, trazendo Deus, forte, ao coração das famílias e dos casais apaixonados. E me fala sobre a construção e a realização de sonhos. Os sonhos dos noivos, das famílias de Deus. Sonhos revelando o sonho da graça de Deus em nossas vidas.
Porém, certamente, a manifestação mais doce da graça de Deus foi conhecer uma pessoa que ainda gasta suas forças para reconhecer, sem muito sucesso, a beleza da graça. Deparar-me com uma Marta hiperativa assim me fez pensar que a felicidade e a graça de Deus se encontram nas coisas mais simples, belas e amorosas do mundo. Não e preciso uma busca desenfreada pela presença de Deus. Basta um simples e comovente silencio.
Foi tocante encontrar essa Marta por perceber que não podemos encontrar a beleza da graça sem o simples silencio. Sem a simplicidade de um calmo amor. De uma potente e tranqüila manifestação da vida. Como o serrado do Planalto Central.