2.5.15

Ele escolheu os pobres

"O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão." (Isaías 61:1 NTLH)

Jesus assumiu para si, em Nazaré, esse texto, segundo Lucas (4. 16-19).

Isaías e, então, Jesus deixam claro: a boa notícia do evangelho é para os pobres. Para os escravos. Por tabela, o evangelho não é uma boa notícia para os ricos, para os exploradores.

Lucas (1) entendeu e assumiu isso quando publica o Cântico de Maria:

"Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias". (Lucas 1:51-53 NTLH)

O único rico que se converte, em Lucas (19. 1-10), Zaqueu, se tornou pobre e, por isso, Jesus reconheceu que a salvação chegara naquela casa.

E Jesus é ainda mais explícito em Lucas 6. 20-26:

"Jesus olhou para os seus discípulos e disse: 
— Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês

...

— Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa. 
— Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome. 
— Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar."

O nosso Salvador Jesus e o Seu Deus é Pai têm lado. É o lado dos pobres. Não se pode contemporizar.

Lamento quando vejo um cristão que afirma seguir Jesus mas não foi capaz de entender o evangelho.

Imagine alguém que diz seguir aquele que tem o Espírito para anunciar uma boa notícia aos pobres, aquele que os trata como bem-aventurados, ao mesmo tempo em que proclama os "ais" contra os ricos, mas que critica aquele que se solidariza com os professores atacados pelo governo do Paraná nesta semana...

Esse tal cristão não entendeu que o seu Senhor tem lado. O lado dos que foram atingidos por balas de borracha, por bombas, por mordidas, por cassetetes.