28.1.17

Mágoa

Passado o funeral, os irmãos de José começaram a falar: “E se José está guardando rancor e resolver nos devolver o mal que lhe fizemos?”
Gênesis 50. 15


Muitos anos atrás, ouvi uma pregação sobre esse texto. Jacó/Israel morreu após 17 anos morando no Egito. Embalsamado, foi levado por seus filhos para ser enterrado na Palestina.
Agora, os irmãos de José têm medo de que o agora governador do Egito decida se vingar pelo que lhe fizeram - ser vendido como escravo para uma caravana que o levou até o Egito.
Confesso que ao ouvir essa mensagem, me incomodei. Não porque não ache importante falarmos de rancor e mágoa. Mas porque o pregador assumiu a ideia, fácil, de que José, o sonhador, vendido como escravo, afastado de sua família, não guardou mágoa, não alimentou o rancor.
Os irmãos inventam que Israel pediu que José os perdoasse. José chora e diz que Deus estava naquilo para que todos pudessem, agora, ser protegidos e salvos da seca e da fome no Egito (Gn. 50. 16-21).
Lindo, não é?
Mas esse não é o José que o Gênesis mostra. Aliás, o Gênesis mostra um José que no fim do livro não precisa mais se vingar dos irmãos porque deu-lhes o troco antes.
O trecho que vai dos capítulos 42 a 44 mostra um José que, incógnito aos irmãos, vestido como governador egípcio, falando por meio de intérprete, aflige-os do mesmo modo como ele mesmo afligido: põe na cadeia, faz falsas acusações, ameaça com escravidão.
Esse, definitivamente, não é um homem que não guardou rancor, que não alimentou a mágoa. Ele é alguém que promoveu uma vingança, ainda que não fatal, fazendo sofrer os que lhe fizeram sofrer, antes de fazer as pazes com o passado.
Para mim, esse aspecto da narrativa de José não está ali para legitimar a vingança ou o troco. Ao contrário, mostra um José libertador que é humano o suficiente para deixar-se levar pela mágoa.
Serve para nos mostrar que a mágoa pode estar presente e ser guia das ações de qualquer um de nós. E que, ainda assim, quando erramos não se perde nada de bom que Deus fez ou faz por nosso intermédio.
Não é uma desculpa para ficar magoado mas um ensino de que não é impossível que a mágoa aconteça. E quando ela acontecer, lembre-se de que você é humano.
Ainda que saibamos que não somos culpados pelo mal que nos fazem, sabemos que a mágoa é nossa responsabilidade porque é resultado daquilo que fazemos com o mal que nos fazem. E isso é humano.
Deixar que a mágoa conduza nossas ações é deixar-se levar pelo mal. A raiva, o rancor são péssimos conselheiros. Fazem, por exemplo, confundir vingança e justiça. Mas isso é humano.
O caminho de livrar-se da mágoa é conhecido, ainda que nem sempre seja fácil: é o caminho mais excelente do amor (1 Co. 12. 27) e do perdão:

Então, Jesus orou: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo”.
Lucas 23. 34


Jesus perdoou os que o crucificavam. Não é fácil, mas é parte do caminho de deixar a mágoa de lado.

27.1.17

Lutar com Deus

Jacó ficou sozinho do outro lado, e um homem começou a lutar com ele. A luta durou até o raiar do dia. Quando viu que não conseguia vencê-lo na luta, o homem deslocou de propósito o quadril de Jacó.
O estranho disse: “Deixe-me ir embora, o dia já raiou!”.
Mas Jacó retrucou: “Não deixarei você ir sem que me abençoe”.
O homem perguntou: “Qual é o seu nome?”.
Ele respondeu: “Jacó”.
E o homem disse: “Não mais. Seu nome não será mais Jacó. De agora em diante, será Israel (Aquele que Luta com Deus). Você lutou com Deus e levou vantagem”.
E Jacó perguntou: “Qual é o seu nome?”.
O homem respondeu: “Por que você quer saber o meu nome?”. Dito isso, abençoou Jacó ali mesmo.
Gênesis 32. 24-29


Lutar com Deus é se agarrar com todas as forças ao Senhor diante das situações mais difíceis ou assustadoras pelas quais passamos. É agarrá-lo, dizer-lhe que não pretende ir enquanto não vier uma bênção. É persistir na presença dEle - não para mudá-lo, alterar sua vontade, mas para que Ele nos mude.
Jacó enganou seu irmão duas vezes para roubar seus direitos como primogênito. Depois, foi enganado 20 anos por seu tio Labão até conseguir fugir e voltar para a sua terra.
Nesse momento da narrativa, Jacó está apavorado pela possibilidade de encontrar seu irmão, Esaú, ferido e magoado como deixara.
Jacó luta com o homem. Reconhece nesse homem o próprio Deus. Não pode deixá-lo ir. Quer a benção - a chance de encontrar seu irmão em paz.
Provavelmente, seu desejo era de que Deus mudasse Esaú para que o encontro ocorresse sem luta entre os dois.
E o que Deus faz?

Quando viu que não conseguia vencê-lo na luta, o homem deslocou de propósito o quadril de Jacó.

Jacó, depois de 20 anos, não podia saber nada acerca de seu irmão. Ele não controlava a vida de seu irmão, suas escolhas, seus sentimentos, sua mágoa, seu rancor. Jacó não podia impedí-lo de que viesse com 400 soldados ou com presentes e flores.
A única circunstância sobre a qual Jacó podia interferir era a sua própria vida.
Lutar com Deus não muda Esaú - muda Jacó.
Ao lutar com Deus em oração talvez você não possa mudar um centímetro da circunstância ou da vida do outro - mas ao lutar com Deus, esteja certo, a sua vida será mudada.

"Seu nome não será mais Jacó. De agora em diante, será Israel (Aquele que Luta com Deus). Você lutou com Deus e levou vantagem”

Por isso, não queira controlar as circunstâncias nem os meios de luta. Eles não pertencem a você.
Também não encaixote Deus dentro dos limites e parâmetros que você definiu. Nem suas crenças, seu conhecimento, nem a sua teologia definem (dão fim) a Deus. Ele é maior.
O homem respondeu: “Por que você quer saber o meu nome?”. Dito isso, abençoou Jacó ali mesmo.
Lutar com Deus muda você porque Deus está além do que você imagina e nomeia.
Ao orar, portanto, não espere a mudança das circunstâncias ou do outro. Reconheça a sua própria mudança. Assim, talvez, você seja a resposta à sua própria oração. Como Jacó ao se tornar Israel.

26.1.17

Abrir os olhos

Na mesma hora, Deus abriu os olhos dela. Hagar avistou um poço de água.
Gênesis 21. 19


Nem sempre vemos o óbvio, o evidente, aquilo que sempre esteve diante de nossos olhos. Boa parte das vezes, o que nos cega são nossos preconceitos ou emoções. Parece que quanto mais forte a emoção, menos a gente a vê o óbvio - tanto as emoções ruins (já ouviu o adágio de que a raiva é nossa pior conselheira?), como as boas (o amor é cego?).
Hagar está em sofrimento com seu filho Ismael. Acabaram de ser expulsos por Abraão e Sara. Sara expulsou sua escrava mesmo depois de ter-lhe feito de escrava sexual para que gerasse um filho para o marido. Agora, sentia Hagar e Ismael como ameaças.
Hagar e Ismael são mãe e filho extremamente humilhados - escrava convertida em barriga de aluguel, rejeitada após isso, filho abandonado pelo pai. A dor devia ser imensurável. Não consigo imaginar o quanto esses dois estão sofrendo - Ismael, uma criança ainda.
Some-se a isso a sede e a fome.
Hagar desistiu. Coloca seu filho sob uma árvore e vai mais adiante esperar pela morte. Dos dois.
Quem não desistiu dos dois foi Deus. O Senhor é sempre o Deus daqueles que estão em sofrimento, dos humilhados, abandonados - daqueles para quem as costas foram viradas. Deus é o Deus de Hagar e Ismael.
Na sua dor, Hagar é incapaz de ver saída para o sofrimento, para a fome e para a sede. Mas Deus com ela lhe mostra que tudo pode ser diferente.

“Hagar, o que aconteceu? Não fique com medo. Deus ouviu o menino e sabe que ele está numa situação difícil. Agora, levante-se, pegue seu filho e abrace-o! Vou fazer dele uma grande nação”.
Gênesis 21. 18


Deus está com a mulher violentada, com o filho abandonado, com todo aquele em sofrimento e dor.
Sua dor pode ser de outra ordem, mas Deus está com você, estimulando todo o tempo que você deixe o medo de lado - Ele vai cumprir o que prometeu.
Na dor, não desista, não deixe os que você ama de lado. Siga em frente e erga os olhos.

Na mesma hora, Deus abriu os olhos dela. Hagar avistou um poço de água.

A dor cegava Hagar ao ponto de que ela não era capaz de ver a salvação bem diante dos seus olhos. Mesmo uma salvação tão evidente só é possível de ser vista se Deus abrir seus olhos.
A situação pode não ser como a de Hagar. Você pode não estar em sofrimento. Mas é um alívio saber que Deus estará com você quando estiver caminhando no deserto, quando não parecer haver saída, quando o desejo for apenas de sentar e morrer - nesse momento, Ele abrirá seus olhos.
Sua salvação sempre estará perto de você.

25.1.17

Bênção

Você será uma bênção.
Gênesis 12. 2


O cristianismo de consumo nos ensinou o valor de buscarmos bênçãos que nos enriquecem. Buscamos satisfação dos problemas financeiros, buscamos operação de milagres familiares, buscamos a cura de doenças incuráveis, buscamos paz de espírito e felicidade.
Tais buscas muitas vezes parecem com a hercúlea tarefa de cavar com as mãos na areia molhada da praia para fazer uma grande “piscina" para brincar com os filhos - as paredes cedem pelo peso da areia ou quando as ondas avançam, nos forçando a começar tudo novamente. Buscar bênção para nós mesmos muitas vezes vai significar algo como essa experiência.
Não é a toa que, segundo o livro de Atos, Jesus afirmou que dar é muito melhor do que receber (At. 20. 35).
Nós não somos chamados por Deus para sermos depositários das suas bênção, como se fossemos gigantescos sumidouros de sua graça. Como Abrão em Gn. 12, as bênçãos que nos alcançam não são para morrer em nós:

Você será uma bênção.

Se a bênção de Deus nos alcança tem uma única finalidade: que possamos ser bênçãos. Somente abençoados unicamente para abençoar.
A oração atribuída a Francisco de Assis assume tal parâmetro. Não é um pedido de bênçãos, mas um pedido para abençoar.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Teremos uma rica e doce experiência com Deus à medida que formos capazes de experimentar, diante dEle, a graça de abençoar; à medida que compreendermos que a graça de Deus não chega a nós para morrer em nós; à medida que nossas orações e preocupações visarem antes à solução dos problemas dos outros; quando formos luz brilhando e sal salgando (Mt. 5. 13-16, Mc 9. 50, Lc. 14. 34-35).


 

24.1.17

O amor

O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme.
1 Coríntios 13. 7 (NVT)

A parábola do filho pródigo (Lc. 15. 11-32) é provavelmente um textos mais conhecidos do Novo Testamento. A estória de dois filhos e seu pai, como diz Henri Nouwen, não apenas uma lição sobre legalismo farisaico e graça divina. É um belo relato de amor.
Stênio Marcius canta esse amor de maneira poética, um amor do fim de tarde no portão. Do Pai pelo seu filho perdido. Na Nova Versão Internacional, o versículo 20 diz:

Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

O Pai viu seu filho regressando quando ainda estava longe. Por isso, Stênio Marcius pode imaginar um pai que, todas as tardes, repete o ritual de estar à porta, olhando o horizonte, em busca do filho perdido.

Fim de tarde no portão
A cabeça branca ao relento
Teimosia de paixão
Faz das cinzas renascer alento

Na estrada o seu olhar
Procurando um vulto conhecido
Espera um dia abraçar
Quem diziam já estar perdido

Esta parábola contada por Jesus reforça a ideia que Paulo expressa em 1 Coríntios 13. 7:

O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme.

Em primeiro lugar, podemos estar certos que, por pior que seja a situação, o amor de Deus nunca desiste de nós, sempre se mantém firme. O Pai da parábola é imagem do nosso Pai Celestial. Por mais que nos afastemos, por mais que lhe viremos as costas, por mais que a vida nos distancie do Pai, Ele está à porta, olhando o horizonte, esperando firme o nosso retorno. Ele não perde a fé e sempre tem esperança em nós.
Porém o mais fascinante é que o amor de Deus é modelo para o que Deus espera que seja nossa própria experiência de amor. Amamos porque primeiro fomos amados (1 Jo 4. 19) e o nosso amor é sempre resposta ao Seu amor. Por isso, quando Paulo escreve é sobre o mais excelente caminho para nós (1 Co 12. 31) - é sobre o nosso amor em resposta ao amor de Deus.
Assim como o amor de Deus não desiste, perde a fé ou a esperança em nós e sempre se mantém firme, nosso amor deve ter tais características.
Como o Pai que espera toda tarde à porta, que olha o horizonte, o nosso amor também não deve desistir - ainda que dever não combine com nenhuma ideia de amor, nem no sentido de obrigação, nem no sentido de dívida: o amor não é um dever nem uma dívida.
O amor é graça e é de graça. Espera contra a esperança. É firme e não desiste. Nunca perde a fé no ser amado.
Tais características do amor são um caminho certo para a dor, mas, por outro lado, garantem a gratificante experiência de conhecer, no profundo da alma, o mais profundo amor.

O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme.

O Pai amoroso permanecerá firme ao seu lado, jamais desistirá de você, nunca perderá a fé e sempre terá esperança em você.
Somente assim é possível que ao amarmos possamos estar firmes e nunca desistir do ser amado, nunca perder a fé e a esperança nele.
Como nós decepcionamos o Pai que nos ama, é certo que aqueles que amamos (pais, irmãos, amigos, filhos, cônjuges) também poderão nos decepcionar.
Que possamos aprender, nesses casos, a permanecermos sempre firmes no amor.

23.1.17

Guarda-roupa e Leão

Em tempos difíceis, Ele me esconderá no Seu abrigo.
Salmo 27. 5


Anos atrás eu passei por uma experiência que ainda hoje, quando penso nela, falta-me ar e as mãos suam frio. Praticava natação na faculdade como educação física e, uma tarde, não consegui terminar um trecho que me havia sido pedido pelo professor. A piscina da UFRN não dava pé para mim. Cabeça fora d´água, flutuava sem conseguir respirar. Desesperei-me ao perceber que ia me afogar, mesmo estando flutuando e nadando bem. Por mais que tentasse puxar o ar, não conseguia. Estava em uma crise de pânico. Em um último esforço, tentei chamar por socorro e me joguei com o resto de minhas forças na margem. Parte da sensação terrível que senti naquela tarde me aflige enquanto digito essas palavras. Terminei deixando a educação física incompleta, mas consegui aproveitar os créditos complementares através de um acordo com o professor. Não consegui mais entrar naquela piscina depois de quase me afogar.
As vezes, é assim que a gente se sente, como se estivesse se afogando sob o peso de tanta pressão.
Quando assisti a primeira vez As crônicas de Nárnia ainda não havia lido a obra de C.S. Lewis.  Além de meu encanto com a menininha Georgie Henley, que faz Lucy, o filme me fez pensar.
Todos nós, quando no meio de lutas que nos sufocam, queremos fugir para outros lugares. Isso é natural. Ninguém que não seja masoquista vai querer ficar para sofrer, para se afogar. E quando a gente vê em um filme como aquele a existência de um escape, um guarda-roupas que nos leva a um Reino mágico onde somos reis, talvez queiramos ainda mais descobrir uma forma de fugir de nossas lutas e problemas. Quem sabe fugir para Nárnia.
Quando a gente se vê desprotegido e, talvez, sem amigos muito leais, quem sabe que efeito provoca em nossos sonhos a figura imponente do leão Aislam. Doce e forte, delicado e corajoso. Amigo que protege, que entrega a vida – inocente – por um traidor culpado. Alguém que tem a palavra certa para cada ocasião. Alguém que inspira cuidado e amor. Confesso que enquanto via o leão se deslocar na tela e lembrava de meus problemas, desejava eu mesmo acariciar a sua juba e sentir o cuidado de sua proteção. Vendo o filme e pensando nas minhas lutas diárias, desejei demasiadamente que aquilo fosse real e houvesse um guarda-roupa que me transportasse, desde uma vida que me afoga e mata pouco a pouco para um mundo mágico sob a proteção de Aslam, o leão ressuscitado.
Quer saber o que é melhor? Algo que a gente corre o risco de esquecer? Existe o guarda-roupa. Aislam é real. Você pode viver – eu posso viver – sob Seu cuidado e proteção. Podemos sentir o Seu carinho e amor. Sua doçura e fortaleza. Sua vida, Sua morte e Sua ressurreição. Podemos escapar para o Reino de Nárnia para recuperar as forças. A vida mais real é a que corre em Nárnia. A que ocorre do lado de cá do guarda-roupa, na terra da “salavazia”, é reflexo do mundo espiritual.
Nárnia não é metáfora; é a própria verdade bíblica. E me fez recuperar a porta de escape para a sua dimensão que eu havia esquecido. A oração e a comunhão com o Pai são os nossos guarda-roupas que abrem o portal mágico para o contato íntimo com Aislam/Jesus Cristo. Se a vida nos afoga, se nos sufoca – podemos contar com o socorro e o abrigo de Jesus. Durante o filme eu pensei em um momento como seria ótimo ter um leão como Aislam ao nosso lado, para nos proteger. Por um instante esqueci que Ele – Jesus – está de verdade ao nosso lado. De verdade podemos tocar-lhe, ouvir Sua voz carinhosa e sentir Seu amor infinito. Se queremos escapar para o Reino do amor precisamos da força da oração e da comunhão com o Pai e com o Leão. Só assim podemos suportar o peso da vida sem nos afogar.

Observação:  Mais uma vez, a necessidade de tratar de questões pessoais me impediu de escrever uma reflexão inédita. Adaptei, portanto, texto já publicado em 13 de dezembro de 2005.

22.1.17

Frágil

Chorei muito porque ninguém era capaz de abrir o livro para lê-lo. Mas um dos Anciãos disse: “Não chore. Olhe — o Leão da Tribo de Judá, a Raiz da Árvore de Davi, venceu. Ele pode abrir o livro e romper os selos”.
Então olhei para o trono, com os Animais e Anciãos à volta dele, e vi o Cordeiro, abatido, mas ainda de pé.
Apocalipse 5. 4-6

A manhã deste domingo (22/1) começou bastante chuvosa. Raios e trovões rasgavam os céus de Natal, assustando e fascinando uma cidade que não costuma ser habituada a tanto barulho de chuva.
Raios e trovões sempre fascinaram a humanidade pelo que representam de poder e energia. O fogo que cai do céu ainda hoje mata muita gente, mas nos tempos antigos, inclusive bíblicos, era visto como a manifestação poderosa da divindade. Em 1 Reis 18, é um raio que consome a oferta de Elias para provar que só Iahweh é Deus, não Baal.
Costumamos, pela majestade, relacionar o grande poder, as grandes manifestações, raios e trovões, a Deus. É por isso que a visão de João em Apocalipse 5 é tão impressionante.
João chora porque não se vê no céu ninguém que seja capaz de desatar os selos que envolvem o livro - que entendemos se referir ao desenrolar da história. Um Ancião destaca, no entanto:

“Não chore. Olhe — o Leão da Tribo de Judá, a Raiz da Árvore de Davi, venceu. Ele pode abrir o livro e romper os selos”

Há um vencedor que pode abrir o livro: Ele é um Leão, é da Descendência de Davi, Ele venceu, Ele é Jesus. Poderoso para romper os selos.
João ergue os olhos. Não vê um Thor que manda raios e trovões com seu martelo. Não vê uma nuvem assustadora. Não vê fogo correndo em forma de lava. Não sente um vento impetuoso. Não olha para um luz ou glória capaz de cegar. Não vê nada que lhe dê medo.

Então olhei para o trono, com os Animais e Anciãos à volta dele, e vi o Cordeiro, abatido, mas ainda de pé.

Ele viu um Cordeiro como que tivesse sido morto. Existe algo mais dócil, frágil que um cordeiro morto?
Quem venceu, quem merece a adoração de homens e anjos, não é um violento leão, um emissor de raios, um guerreiro vistoso. Quem venceu foi um Cordeiro morto.
A força da vitória que encontramos em Jesus é a força da fragilidade de um Cordeiro oferecido em sacrifício voluntariamente.
A vitória, na dimensão de Jesus, passa por assumir a mansidão, a suavidade, a fragilidade de quem, como cordeiro, se oferece voluntariamente a ser sacrificado por amor.
Vence o frágil, não o poderoso.
Vence o que se entrega, não o que combate.
Vence o que ama, não o que guerreia.
Vence o Cordeiro: a história pertence a Ele e aos que entenderam que a sua força é ser frágil.