19.2.03

Essa me foi enviada pelo meu amigo Flávio

QUE TIPO DE ESPERANÇA TEMOS?

Um dos mais intrigantes mistérios da humanidade, que tem transposto séculos, e que não foi respondido de forma lógica, nem mesmo pelos mais competentes estudiosos, está nesta necessidade clara que o ser humano tem de encontrar uma forma de se justificar de seus erros, ou de justificar seus erros por medo de um castigo futuro, ou coisa parecida.
Analisando esta questão podemos definir três tipos básicos de métodos, ou meios de se justificar. Uma estória que ouvi um tempo atrás exemplifica claramente esta esperança.
Determinado pai tinha quatro filhos. Em um determinado dia estes filhos foram nadar em um rio, mas em um momento de descontração os três filhos mais velhos foram levados rio a baixo pela força da correnteza.
Perdidos, com fome, e sem saber como retornar para casa os três irmãos ficaram com muito medo. O tempo foi passando e eles foram cada um fazer a sua vida mesmo longe da casa do pai. O mais velho encontrou uma aldeia que tinha valores extremamente corrompidos. Não perdeu tempo e caiu na gandaia, pensava ele em seu coração, já perdi a esperança de voltar para a casa do pai o jeito é viver a vida a partir da realidade que estou agora.
Os outros irmãos mantinham em seus corações a expectativa de que a qualquer momento o pai os encontraria. No entanto, o tempo foi passando e o segundo irmão disse: - vou tentar subir o rio, vou construir uma escada rio a cima. Dia após dia ele lutava e construía sua escada, mas o caminho era muito longo e ele não conseguia de forma alguma atingir seus objetivos.
O irmão mais novo se angustiava, mas continuava na certeza de que o melhor a fazer era esperar, não adiantava se entregar ao modelo de vida daquele lugar como o mais velho, também não adiantava lutar por suas próprias forças, o jeito era esperar. Um dia quando sua esperança estava quase minguando o filho que havia ficado com o pai apareceu para buscar seus irmãos. Somente pode levar com ele o mais moço, pois foi o único que ficou esperando.
Esta historia nos mostra os tipos básicos de esperança do ser humano. O primeiro irmão é o sujeito que se conforma com o presente século (Rm. 12:01 e 02). O segundo é o que acredita que pode resolver seus problemas por seus próprios meio, ou se justificar por meio de obras, de atos de “justiça”. O terceiro representa aqueles que sabem que não são deste mundo, que não podem se conformar com esta realidade, mas que sabem também que não podem fazer nada por si mesmo que precisam esperar em Deus.
A pergunta que devemos nos fazer é: - Que tipo de esperança temos?
Que Deus nós ajude a entendermos que somente esperando em Cristo algo bom pode acontecer, que nosso coração não nos engane ao ponto de acharmos que podemos viver fora da dependência. E que não percamos a esperança chegando a nos conformar com o presente século.


Flávio A. Simões

Nenhum comentário: