18.5.05

Que saída?

Eu, porém, ponho a minha esperança em Deus, o Senhor, e confio firmemente que Ele me salvará. O meu Deus me atenderá.
Miquéias 7. 7.

O mundo de Miquéias é um mundo de pouco ou nenhum apoio e sustento possível. É um mundo que está se desfazendo. Um mundo que sofre um esfacelamento moral e espiritual, lançando os fiéis, entre eles o profeta, num labirinto de vazio e desilusão assustador. Ele olha de um lado a outro e não encontra segurança. As coisas estão desmoronando e ele mesmo corre um sério risco de naufragar junto.
Em primeiro lugar, a corrupção da sociedade israelita é tão terrível que chega a ser desesperadora. O profeta descreve uma situação de caos: fome, desonestidade, violência, autoridades corruptas, juízes iníquos, exploração e injustiça social. É assim que está a sociedade. Se algum fiel busca encontrar apoio e sustento na sociedade à sua volta, se frustra com muita rapidez. Essa sociedade pecadora não serve para sustentara vida de ninguém. Se observada com mais atenção, a sociedade em que se insere o profeta somente pode provocar desespero.
Mas, às vezes, quando a sociedade falha em dar segurança ao individuo, ele ainda pode se valer das pessoas próximas, de seus amigos, das pessoas a quem ama, para estruturar e fortalecer sua vida. Se a ordem social não lhe dá garantias de segurança e de sustento, as relações com os amigos mais próximos poderiam lhe servir de apoio no meio de um mundo tão mal. Mas o profeta aumenta o nível de desespero da situação quando fala sobre os amigos: Não acreditem nos vizinhos, nem confiem nos amigos. Cada um tome cuidado até com o que diz à sua mulher (Mq. 7. 5). Você olha para a sociedade, o mundo à sua volta, e vê tudo desmoronando. Vê as coisas se acabando em torno de você. Sem apoio, sem segurança, sem sustento, o natural é buscar isso naquelas relações de amor mais íntimas que nós podemos ter. Olhamos para os amigos em busca de suporte. Mas nem nesses dá para confiar. A falsidade e a superficialidade das relações são tão profundas que não podemos confiar em ninguém. Segundo Miquéias, nem no próprio cônjuge. Nessa situação, confiar nos amigos pode ser escolha fatal.
Para piorar, diz Miquéias, a desestruturação é tão séria que atinge as nossas próprias casas. Dentro de casa, pais e filhos vivem como inimigos. Desprezo, desobediência, brigas. Porque os piores inimigos de qualquer pessoa são os próprios parentes (Mq. 7. 6). Nem o lar é, pois, fonte de refrigério para a alma.
Essa situação é desesperadora. E, talvez, mais desesperadora ainda porque a reconhecemos como sendo o nosso próprio mundo contemporâneo. Situação sem saída, sem esperança, sem consolo, sem conforto, sem apoio. Resta ao homem a solidão. Se buscar apoio na sociedade, só encontra dissolução. Se buscar nos amigos, só vê falsidade. Nem a família lhe dá apoio, porque estes são seus piores inimigos. Condenado à solidão, é provável que se renda a um triste fim – quem sabe um suicídio – se não lhe aparecer saída alguma. Será que há saída?
Eu, porém, ponho a minha esperança em Deus, o Senhor, e confio firmemente que Ele me salvará. O meu Deus me atenderá. É maravilhosa a condução desse raciocínio. Sem esperança no mundo, nem na família, posso pôr confiada e ousadamente minha esperança em Deus. Sem fé em nada, confio firmemente na salvação do Senhor. Sei que se ninguém me ouve, Ele vai me ouvir. Posso buscá-Lo, sem temor, na inteireza do meu coração, todos os dias, todos os momentos, amando-O intensamente, certo de que minha confiança nEle não é vã. Certo de que se alguém pode suportar e sustentar a minha vida no meio de um mundo tão terrivelmente conturbado esse alguém é o Senhor. Certo de que somente nEle escapo de todo desespero que me sufoca e busca me destruir.
A sociedade à nossa volta nos empurra a um desesperador estado de solidão. Nada nela é confiável, nem mesmo nossas próprias famílias. O mundo à nossa volta desaba diante de tantas crises. Nesse contexto, podemos escapar de um fim trágico de desespero. Nesse contexto, podemos escapar de uma morte em solidão e isolamento. Nesse contexto, podemos nos voltar para a fonte de toda vida, de toda paz, de toda ordem, a melhor de todas as companhias. Eu, porém, ponho a minha esperança em Deus, o Senhor, e confio firmemente que Ele me salvará. O meu Deus me atenderá.
Busque a Deus. Espere no Senhor com confiança. Tenha fé na Sua salvação, já conquistada por Jesus de uma vez por todas. Saiba que nunca jamais Ele deixará você sozinho ou isolado. O mundo pode cair à sua volta, mas estando com Jesus todas as coisas ainda poderão ter sentido. Porque a essência da vida e do sentido é Jesus.

Nenhum comentário: