21.1.06

Babel

Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
Gênesis 11. 4

A vida é muito sem sentido. Todo ser humano precisa experimentar essa sensação e superá-la para ter sua saúde mental e espiritual preservada. Cada um de nós precisa experimentar a verdade de que tudo na natureza precisa ter uma finalidade, menos a nossa própria vida racional. Não há, aparentemente, uma causa lógica para a nossa existência inteligente neste planeta. Muito mais porque nossa presença aqui parece ser muito mais destrutiva do que abençoadora. A vida humana não tem sentido, se vista de uma perspectiva unicamente racional.
É por isso que nossa luta diária é dar sentido à vida. Quando vamos para a escola, a finalidade de nossa vida é concluir os estudos. Quando entramos na faculdade, nosso objetivo passa a ser a graduação. Depois, pós-graduação, vida profissional, aposentadoria. Quando descobrimos o amor, objetivamos casar. Depois de casar, criar os filhos passa a ser o sentido de nossas vidas. Corremos em busca de significado. Precisamos fazer nossas vidas significativas.
Obviamente, há uma fagulha em nós que, por mais ateus que possamos ser, nos indica que a vida só tem sentido se houver um Deus que a criou. Sem Ele, se tudo fosse fruto do acaso, tudo o que vivemos e experimentamos não passaria de pura ilusão construída em nossas mentes doentias, que buscam um sentido para as coisas. Mas eu penso que só o fato de que precisamos dar sentido às coisas é forte o suficiente para que eu e você creiamos que há um sentido para as coisas. Elas não são aleatórias.
Deus é um Deus que quer ser encontrado. A Bíblia mostra isso. Encontrá-lo é encontrar de forma mais plena o significado da vida. Mas ao mesmo tempo que Deus quer ser encontrado, o homem quer se perder dEle. Porque queremos viver da forma mais autônoma possível. E nessa situação de afastamento, a humanidade terminou perdendo o contato com o Seu Criador.
É mais ou menos esse o relato de Gênesis 6. O texto nos diz que os homens começaram a se espalhar pela face da terra e a maldade cresceu tanto que Deus resolveu aplicar o juízo do dilúvio, reiniciando a história humana a partir de Noé e sua família. O que está implícito nessa história tem se repetido ao longo dos milênios de história humana: o homem se afastou tanto de Deus, em busca de sua autonomia, que o Senhor se lhe tornou um perfeito desconhecido – mesmo que o coração do homem grite desesperadamente por sentido na vida. O afastamento foi tamanho que gerou, em muitos corações sinceros, a honesta crença no ateísmo. O pessimismo do pecado humano originou gerações de agnósticos. Gente que se rendeu à falta de sentido e significado da vida.
Mas o afastamento de Deus ao longo das gerações faz outra coisa no coração do homem. Ali, ainda aquela chama. Ali, o homem ainda sabe que a vida deve ter um sentido além do que é capaz de ver no ordinário. Porém, como alguém que já não reconhece o seu melhor amigo, o homem tenta construir por si só um caminho para chegar até Deus. Esqueceu que Deus é o Senhor que vem em busca do homem para resgatá-lo. Esqueceu que não há nada que mãos humanas possam fazer para alcançar o Senhor. Esqueceu que o amor de Deus pelo homem é tamanho que Ele morreu por nós.
Aqueles que ainda buscam sentido e querem experiências espirituais, constroem sua religião. Fazem sua torre, como em Babel. A origem da religião é isso. Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro. A religião é a torre de Babel que o homem constrói para chegar até o Deus que ele sabe ser o Único sentido da vida. Trabalho em vão. Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de um não entenda o que o outro está dizendo (Gn. 11. 7). Não é isso que Deus planeja para saciar nossa sede por sentido. Ele já a supriu, vindo a nós em Jesus Cristo, dando a Sua vida em nosso lugar, vivendo a nossa vida, morrendo a nossa morte, para que possamos restaurar em nosso coração o íntimo contato e relação com o Criador. Para que o sentido seja retomado em nossa vida.
Deus destruiu os planos dos homens que fizeram Babel. Deus destruiu o templo que levava Seu nome em Jerusalém. Deus fará sempre isso com toda religião, porque religião não é o caminho para se chegar a Ele. Religião nos mata, afasta e decepciona muito mais, porque mostra um mundo morto, sem Deus e sem sentido. O caminho já foi estabelecido na Cruz. Por isso, Ele não quer religiosos. Ele busca adoradores. Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem (Jo. 4. 23).

Um comentário:

100% do SENHOR disse...

Gostei muito do estilo de adorador que você mostra nesse texto. Que Deus possa estar derramando sobre ti chuvas de bênçãos e muita sabedoria para estar espalhando a palavra Dele pelo mundo... E se vc puder estar visitando e divulgando o meu blog... Um abraço