16.8.06

Encontrando

Imagine a cena. Você deseja encontrar-se com um amigo ou um parente bem próximo – quem sabe seu pai. O assunto que você tem a tratar é delicado, mas, ainda mais importante que isso, você deseja matar saudades, manifestar carinho e amor, experimentar uma companhia que você não vivencia há algum tempo. Você, então, liga para o seu amado e marca o encontro. Algumas horas depois, a alegria de revê-lo e de viver aquele momento invadem o seu coração.
Pense essa cena. Ela por acaso aconteceria se você duvidasse ou não soubesse da existência de seu amado? É inconcebível que a gente possa desejar relação com alguém de quem duvidamos a existência. Mais que isso, é inconcebível imaginar que alguém possa duvidar da existência de um pai, irmão ou amigo que amamos.
Eu fiquei pensando essas coisas hoje ao meditar sobre um texto bem conhecido da carta aos Hebreus: Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-Lo melhor (Hb. 11. 6). Encontrar-se com Deus e viver em fé precisa seguir a lógica do encontro com o pai. Você precisa entrar em contato com Ele e realizar o encontro na premissa fundamental de que Ele existe. Não é possível se aproximar de alguém para uma conversa ou uma relação duvidando de sua existência. Ainda mais se esse Alguém é invisível aos olhos físicos.
Esses pensamentos, simples, me inquietaram porque percebo que não raras vezes me flagro em dúvida. Uma dúvida inquietante. Imagino que, sendo eu mais ou menos normal, não devo ser o único cristão no mundo que tenha passado por alguma crise de fé em que a própria fé na existência de Deus tenha sido questionada no interior do coração. Não devo ter sido o único cristão do mundo que tenha se dado conta do desespero que é viver sem fé neste mundo.
Por isso, a fé é o mais fundamental dom de Deus. Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus (Ef. 2. 8). A fé é um fruto da graça de Deus, é presente dado por Deus. Isso significa que para que um homem possa acreditar que o Deus que quer encontrar existe, ele precisa, primeiro, ser alvo da graça infinda do Senhor gerando em seu coração a fé. A certeza de que Deus é e tudo o de bom que existe, toda a beleza do universo e toda a grandeza da vida é dádiva gerada e cedida em Deus. A graça de Deus na forma da fé nos faz ter certeza de que não foi o acaso que nos formou aqui, no terceiro planeta deste sistema solar.
Tendo essa certeza, podemos marcar o encontro. Nossa vida passa a girar em função desse encontro feliz. E girando assim em torno da órbita certa, a felicidade e a realização na vida serão uma constante garantia. Nossa vida será encontro com o Deus que presenteia todo aquele que decide investir sua vida em conhecer melhor o Seu Amado.
Pensar essas coisas me faz ter confiança de esperar na graça de Deus para que tenha a fé renovada e restaurada quando a dúvida quiser se aninhar no meu coração. Estou certo de que a presença dEle em minha vida – mesmo que a fé fraqueje – foi a melhor coisa que eu descobri e tenho descoberto.

Nenhum comentário: