17.8.06

Problemas

Naquele momento o barco estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele.
Mateus 14. 24

No início do ano de 2004 eu editava um jornal evangélico em Natal, o Jornal União. Era um prazer levar aquele empreendimento, mas era problemático saber que, muitas vezes, eu me via pagando para trabalhar. Trabalhava por idealismo, mas me sentia perdendo chances preciosas na vida.
Eu já estava fazendo disciplinas no mestrado como aluno especial desde o ano anterior. Em março, fui aprovado na seleção para aluno regular. Antes mesmo de saber se conseguiria bolsa para o curso, havia decidido deixar o jornal. Havia, mais precisamente, me dedicar exclusivamente ao mestrado mesmo que não houvesse recurso para financiar meus estudos.
Tinha noção de que isso ia ser complicado. Mas minha noção não se comparava com o que comecei a viver nas primeiras semanas de aula. Era muito dinheiro que precisava ser investido em xerox e livros. E eu não tinha um centavo. Preocupei-me verdadeiramente. Ali estava um grande problema real para os próximos anos de minha vida.
Mas o Senhor Jesus é Alguém que sempre está conosco, ao nosso lado, mesmo que duvidemos e mesmo que sejam sérios os nossos problemas. Era uma noite de quarta-feira. Enquanto orava no meu quarto, pedi a Deus que, por amor de Seu Nome, pudesse me conseguir uma bolsa para meus estudos. Disse-Lhe que Ele sabia, melhor do que eu, o quanto ela seria útil e necessária. Na manhã seguinte, a secretaria do mestrado ligou para mim e me perguntou se eu ainda queria aquela bolsa. Glória a Deus! O dia seguinte, a sexta-feira, era o último prazo para que a bolsa fosse distribuída. E ela era uma bolsa que o programa não sabia que estava livre até que uma pró-reitoria da universidade informou que seria distribuída para outro curso.
Contei esse exemplo porque me lembrei dessa história quando pensei no problema que os discípulos enfrentavam nesse tão conhecido relato bíblico. No barco, no meio da noite, atravessando o lago, os discípulos temeram pela vida porque o vento e as ondas ameaçam pôr a pique a embarcação.
Esse era um problema real demais. Como muitos problemas enormes e reais que enfrentamos no nosso dia a dia. Mesmo que não saibamos que problemas cada um enfrenta, podemos afirmar com certa margem de segurança que todo mundo enfrenta um ou outro problema. Alguns, como eu naquele dia, enfrentam graves problemas financeiros. Outros, problemas sérios de saúde. Pessoas entre nós passam por dificuldades familiares. Não importa. O que é certo é que cada um enfrenta palpáveis e reais problemas. Não são coisas de nossa cabeça. Não são ilusões, nem são dificuldades fáceis de superar.
Jesus foi até lá, andando em cima das águas (Mt. 14. 25). Essa história me mostra com clareza que a Bíblia não nos diz que andando com Jesus não teremos problemas. Muito menos somos autorizados a não chamar problemas de problemas. O que podemos crer é que, ainda que Ele tenha de vir andando sobre as águas, Jesus estará ao nosso lado, nos ajudando a passar pelas dificuldades e cumprindo a Sua vontade – trazendo a Sua solução – a cada uma de nossas lutas.
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou (Mt. 14. 32). A nossa fé e certeza é que o nosso Senhor é poderoso para nos amparar no meio de nossas lutas – que as vezes parecem ser insuportáveis – e para trazer o milagre que acalma o mar e o vento e nos faz navegar, mais uma vez, com paz e tranqüilidade na vida.

Nenhum comentário: