14.3.05

A Palavra de Deus

Ele se chama a Palavra de Deus
Apocalipse 19. 13.

Um outro nome pelo qual Jesus é chamado nesta visão de João é Palavra de Deus. Este é uma das formas mais fundamentais pelas quais o Senhor é chamado no Novo Testamento. Já no evangelho de João, desde o seu primeiro versículo, Ele é conhecido como a Palavra de Deus, que existia antes do mundo, estava com o Pai desde o início, e por meio de Quem Deus criou todas as coisas (Jo. 1. 1 – 3).
Dizer que Jesus é a Palavra de Deus é afirmar que Ele é a revelação de Deus. Somente por meio dEle podemos ter conhecimento acerca do Senhor Deus. Ele veio ao mundo e foi até a cruz para revelar ao mundo o Deus vivo, que se importa a tal ponto com o homem, que desce a fim de livrá-lo da morte e do pecado. E, mais do que isso, escolhe o caminho da Cruz pela nossa libertação e vida. Ele é a Palavra de Deus, por meio de Quem podemos ter a vida de Deus. Por meio dEle, conhecemos o único Deus verdadeiro. Por meio dEle podemos conhecer a salvação. Por meio dEle podemos ter vida, ainda que tudo conduza à morte. E por meio dEle podemos nos achegar ao Deus que vem em nosso socorro.
E, em um contexto de sofrimento e perseguição, o texto traz o conforto de nos lembrar que Jesus, a Palavra de Deus, é capaz de gerar a vida, de trazer libertação, de fazer novas e boas todas as coisas. Por meio dEle, mesmo a pior perseguição e o pior sofrimento podem redundar em glória a Deus e em bênçãos para nós.
Em um contexto de sofrimento, saber que Jesus é a Palavra de Deus é tranqüilizador porque podemos estar certos de que Ele é o cumprimento de todas as promessas de Deus. Nele, a Palavra de Deus, o próprio Senhor nos dá o Amém para todas as coisas. Ele é a certeza do livramento final.
Mais ainda. Ele é a Palavra de Deus que traz à existência as coisas que não são. Deus cria todas as coisas por meio da Sua Palavra. Se estamos no deserto, sem solução e sem saída, pela Sua Palavra, Deus trará a solução, mostrará saída, fará brotar rios no deserto e caminhos no ermo. Para a Sua Glória, no Seu tempo, nos abençoará com a libertação e o livramento.
A Palavra de Deus, impressa em nosso coração, é Quem nos guia nas decisões de nossa vida. Orienta-nos na vida de santidade e de correção que somos vocacionados a viver. Sob a Palavra, que é lâmpada para os pés e luz para o caminho, não vivemos mais sob nenhum jugo, nenhuma escravidão. O nosso caminho é o caminho da verdade libertadora de Jesus. A Lei do Espírito da Vida, a Palavra reinando nos corações.
Jesus, a Palavra de Deus, faz todas as coisas novas, porque é isso que a Palavra de Deus, por meio de Quem Deus se revela, faz no universo. Há opressão? Há sofrimento? Há morte? Há dor? Não serão eternos, não durarão mais que o tempo determinado pelo Senhor em Sua Palavra. O fim será melhor que aquilo que imaginamos porque Aquele que monta o Cavalo Branco e vem intervir na nossa história é a Palavra de Deus que pode trazer à existência as coisas que não são, pode fazer novas todas as coisas, é a Palavra libertadora de Deus, que traz a vida abundante às nossas existências, que foi à Cruz por amor de nós, em nosso lugar. Ele morreu a nossa morte para que vivêssemos a Sua vida.

Nenhum comentário: