15.3.05

Rei dos Reis e Senhor dos Senhores

Na capa e na perna dele estava escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Apocalipse 19. 16.

O último nome que aparece nessa passagem de Apocalipse é o de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Havia um grande problema em ser cristão no Império Romano. Fazia parte da ideologia religiosa do Império tratar o imperador como Deus. Uma vez por ano, todos deviam tributar um culto de adoração a César. Diziam que ele era o Senhor. Aliás, a palavra César tem a mesma origem de Kyrios, Senhor. A confissão de fidelidade a Roma era a afirmação de que César era o Senhor. Mas que isso, os romanos eram obrigados a crer que o seu imperador era divino. Um dos seus títulos era de Augusto, o divino. O imperador romano, o grande opressor, exigia que todos o tratassem como Deus.

Aqui havia um sério problema para os cristãos. Para os cristãos, só há um Senhor: Jesus. A confissão básica da fé cristã é que Jesus é o Senhor. Nunca um cristão se curvaria para declarar César Rei e Senhor, porque o seu Rei e seu Senhor era Jesus Cristo. Por isso, os cristãos seriam facilmente vítimas de perseguição. Facilmente eles seriam acusados de rebelião e subversão. Eles colocavam em xeque a confissão básica de unidade do Império.

É aqui que ganha importância essa nome que Jesus traz na coxa e na capa. João está lembrando que do ponto de vista humano, César pode ser Rei e Senhor. Mas Jesus está acima dele e acima de qualquer poder humano. Ele, sim, é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. João lembra à Igreja que os poderosos da terra podem ter poder, mas Jesus é maior que todos eles.

Lembra daquele momento em que Pilatos diz a Jesus que tem autoridade para livrá-lo ali mesmo, e Jesus lhe responde que nenhum poder ele teria se do alto não tivesse sido dado? Romanos 13. 1 também nos lembra que o poder humano, qualquer que seja ele, por ser constituído por Deus, é absolutamente submisso a Deus.

Os poderes do mundo podem tentar oprimir o povo de Deus. Podem perseguí-lo. Podem tentar destruí-lo. Podem mesmo matar homens e mulheres de Deus. Mas eles não são maiores do que Jesus, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Mesmo se espiritualizarmos as coisas, e pensarmos em principados e potestades espirituais que nos assediam a todo instante, devemos nos lembrar que o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores é maior que estes, está conosco, nos dá a vitória final e os subjuga. Aliás, os venceu, despojou e expôs à humilhação eterna na Cruz do Calvário (Cl. 2. 15).

Um dia, todo joelho se dobrará, toda língua confessará que Jesus é o Senhor. Por isso, os cristãos não podiam se prostrar, dizendo que César era o Senhor. Os próprios Césares confessarão que Jesus é o Senhor. Porque rei humano algum pode desejar se igualar em poder a Jesus. Todo poder humano se submete ao poder de Deus.

Se a Igreja estava sofrendo pela opressão do Império podia ter a esperança restaurada pela certeza de que só Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Aquele que desce do céu para livrar o Seu povo é o Senhor da história e de todas as coisas, e porá fim a todo sofrimento. Ele tem a História nas mãos e por fim livrará e abençoará o Seu povo. Ele tem todo poder.

Nenhum comentário: