14.3.05

Um nome que ninguém conhece

Havia escrito nele um nome que ninguém conhece, a não ser Ele mesmo.
Apocalipse 19. 12.

A idéia de um nome misterioso para o Senhor é recorrente na Bíblia. E sempre que eu leio esse versículo do Apocalipse, é impossível não lembrar das demais passagens. No Antigo Testamento, em algumas ocasiões, o Senhor aparece como alguém que tem um nome que ninguém conhece.
Uma das passagens da qual eu me lembro é Gênesis 32. 22 – 32. Jacó luta com o Anjo do Senhor até o amanhecer de Peniel. Prevalece na luta até que o Anjo, como que se visse sem saída, toca-lhe a coxa, provoca-lhe a dor, submete-o. Após isso, muda-se o nome de Jacó para Israel. Jacó pergunta pelo Seu nome: Por que você quer saber o meu nome? (Gn. 32. 29).
Outra história aparece no capítulo 13 de Juízes. É a história de Sansão. Quando o Senhor aparece a Manoá e sua esposa, anunciando o nascimento daquele nazireu que viria a libertar o povo, Manoá também pergunta pelo Seu nome: Por que você quer saber o meu nome? – Perguntou o anjo – Meu nome é maravilhoso, é um mistério (Jz. 13. 18).
Paulo nos diz que Deus habita em Luz Inacessível. O nome que ninguém conhece, o nome que é um mistério, que é maravilhoso, nos serve para lembrar que, apesar de estar ao nosso lado, Deus está muito além daquilo que podemos compreender. Em Eclesiastes o autor lembra que Deus está no céu, e o homem na terra. Ou seja, aponta a enorme distância que há entre nós e Ele.
Ele tem um nome um nome que ninguém conhece. É essencialmente um Outro Ser diante de Quem eu me ponho, com Quem eu me deparo nos meus dias, mas a Quem eu não posso compreender. É Alguém que está acima e além de qualquer tentativa de limitação e de compreensão.
Deus está acima de qualquer enquadramento ou formatação que lhe queiramos dar. Tenho visto e me incomodado com uma tal superficialidade do conhecimento de Deus que impera entre os cristãos que limita a sua visão, estreita os seus passos. Os cristãos têm formatado um Deus de acordo com o seu querer. Deus é aquilo que eles pensam e nada mais. Eu conheço um Deus que desafia meu entendimento, que me questiona a todos os momentos, que não me deixa ter certeza de muita coisa, a não ser que Ele é maior e Sabe mais do que eu. Eu me deparo com um Deus que tem um nome que ninguém conhece e sei, por isso, que não me cabe limitar-lhe as ações nem o poder.
Mas eu tenho visto muitos que conhecem muito pouco do Senhor e de Sua Revelação. Dessa maneira, se satisfazem com explicações simplistas de como o mundo funciona, com teologias reducionistas para explicar a ação de Deus. Desenvolvem uma visão de mundo muito estreita e estreitam, assim, o Senhor. Seu Senhor, o Deus que pensam conhecer, é um Deus limitado. Dessa forma, sua vida tem sido procurar por chifres em cabeças de cavalos e não em se aprofundar no conhecimento do amor de Deus. Querem, por exemplo, marcar a data da volta de Cristo nos seus calendários um tanto fúteis, em vez de aprenderem da oração de Paulo: para que vocês possam compreender, junto com todo o povo de Deus, o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. Sim, embora seja impossível conhecê-Lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-Lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a Sua natureza (Ef. 3. 18-19). Não podemos limitá-Lo, não podemos conhecê-Lo perfeitamente, mas podemos conhecer o Seu Amor, mais e mais.
Ele tem um nome que ninguém conhece. Ele é o Soberano, Tremendo e Ilimitado, e nós somos homens pequenos e limitados tentando compreender-lhe as ações. Ele está lá, nós aqui. A iniciativa é sempre dEle. É impossível limitá-Lo. É Ele Quem desce para nos livrar, Ele vem até nós. Apesar de toda distância e de estar além de nossa compreensão, Deus vem a nós. Veio na Pessoa de Cristo. E vem sempre para livrar o Seu Povo. Mas não podemos limitá-lo, porque Ele tem um nome que ninguém conhece.

Nenhum comentário: