27.4.05

Esconderijo

Em tempos difíceis, Ele me esconderá no seu abrigo.

Salmo 27. 5

O The History Channel está exibindo uma série sobre Napoleão. Eu não estou assistindo, mas vi ontem uma cena que me chamou atenção. No meio de uma batalha, que eu suponho fosse Waterloo, com as tropas francesas recuando, Napoleão dá ordem aos seus soldados e eles formam um quadrado à sua volta para proteger sua retirada. Os ingleses estão vindo e algumas dezenas de homens fiéis, como uma barreira humana, produzem um esconderijo um tanto simples para o general.

No 11 de Setembro, o Presidente Bush foi inicialmente criticado por ter desaparecido por algumas horas logo após o atentado. Depois se soube que o serviço secreto e o Departamento de Estado pusseram em marcha um plano para proteção de seus governantes durante o ataque. Chenney e Bush foram levados a esconderijos secretos enquanto não se tinha certeza sobre a dimensão do que estava acontecendo.

Logicamente, o esconderijo americano era muito mais eficiente que a coluna humana de proteção a Napoleão. Mas nenhum desses esconderijos e nenhum plano de segurança pode ser perfeito para guardar vidas. O Salmo 27 nos fala um pouco sobre isso. O salmista se vê ameaçado, mas sabe que não deve temer porque sua proteção não vem de soldados à sua volta nem de bunkers superblindados. E ele canta sua confiança em Deus e Sua proteção.

Em tempos difíceis, Ele me esconderá no seu abrigo. É interessante imaginar a cena descrita pelo salmista. Exércitos inteiros se voltam contra ele. Forças poderosas o atacam impiedosamente. Humanamente, a situação parece sem saída. O salmista parece preso a uma cidade que suporta um longo cerco por parte das tropas inimigas, como na história recente suportou Sarajevo, na guerra da Bósnia. São tempos difíceis, onde não parece haver saída. São tempos difíceis, quando o inimigo vem com força contra nós. Mas, em tempos difíceis, Ele me esconderá no seu abrigo.

O abrigo que o Senhor nos dá não é comparável a qualquer referência que possamos ter na cabeça. Conquistado por Jesus, o abrigo que o Senhor nos dá é a Sua presença. O salmista fala sobre o Senhor o guardar dentro do templo, escondido no Santo dos Santos, diante da Sua presença. O melhor abrigo que podemos ter é acessível pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus, que nos conduz para além do véu e nos leva ao Santo dos Santos, diante do Deus de toda glória. Na presença de Deus, não pode prevalecer nenhum dos nossos inimigos. Nenhuma de nossas lutas resiste por muito tempo quando estamos prostrados na presença do Senhor. A quem temerei?

Enfrentando tanta coisa que nos aflige diariamente, podemos estar certo de que o melhor escape é procurar a presença do Senhor. O melhor esconderijo é estar com Cristo. Nossos inimigos podem ser principados e potestades. Nossas lutas podem ser o labor diário que nos esgota, as responsabilidades da vida, o peso das horas, angústia dos tempos. Enfim, qualquer coisa. Mas não devemos desanimar, não temos o que temer, porque o Senhor é o nosso esconderijo. Ousadamente, pela graça de Deus, podemos estar desfrutando da presença do Senhor. Guardados e protegidos de todo mal. Certos de toda vitória. Ele me guardará no Seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha(Sl. 27. 5).

Nenhum comentário: