7.5.05

Um dia

É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar.
Salmo 84. 10

Com poucos meses de convertido, fui passar as férias de verão em uma praia perto de Natal. Meu tio tinha uma casa em Barra do Rio, praia vizinha da famosa Genipabu. Naqueles dias a única coisa que lia, praticamente, era a Bíblia. Estava naquele fogo que tantas vezes me disseram tratar-se do primeiro amor. Uma noite, enquanto tentava ler um livro em inglês que meu pastor havia me emprestado, cochilei rapidamente. E cai, no sonho, em um vazio enorme. Um lugar em que não havia nada. Como se fosse, na verdade, um grande nada. Rapidamente percebi se tratar daquilo que chamamos de inferno. Tudo não levou mais que alguns segundos. Quando acordei novamente comecei a entender mais seriamente a necessidade da obra missionária: evitar que os milhões que andam nas trevas da ignorância sem Deus se percam eternamente.
Com o tempo, fui reelaborando o sentido do meu pequeno sonho. Fui aprofundando um pouco mais os seus significados. E, atualmente, é difícil lembrar dessa experiência sem pensar no texto do Salmo 84: É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Os poucos instantes em que me senti no inferno de lugar nenhum foram desesperadores. Senti-me, por alguns instantes naquele dia, distante absolutamente do Senhor.
Por outro lado, o aprender a viver todos os dias no templo do Senhor, quer dizer, viver todos os momentos em Sua Presença, tem sido a experiência mais fantástica que jamais pensei ser capaz de vivenciar. O sentido do versículo é cada vez mais nítido para mim.
A descoberta da intimidade do Senhor, do viver nos Seus átrios em todos os momentos, provoca atitudes loucas. Jesus conta uma parábola para descrever isso. Ele diz que a descoberta do Reino se assemelha àquele homem que encontra uma pérola de valor imenso. Ele vai, esconde-a num terreno, vende o que tem para comprar aquele terreno. Quer dizer: ele recoloca as coisas nos seus devidos e corretos lugares. Nada na vida é mais precioso que o tesouro da intimidade com o Senhor. E o tesouro da intimidade com o Senhor vale qualquer sacrifício. Vale mais um dia na presença do Senhor do que mil em qualquer outra parte.
Tenho dito a muita gente que se a gente diz que ama o Senhor acima de todas as coisas, mas na nossa agenda resta muito pouco ou nenhum tempo para investir na intimidade com o Jesus que a gente declara amar, é tudo mentira. Se você ama alguém e diz que esse alguém é a pessoa mais importante da sua vida, você precisa passar sua vida buscando a sua intimidade. Dizer que ama a Jesus e fugir da Sua intimidade faz de nós os piores hipócritas. Ter Jesus como prioridade máxima não é questão de palavras. Nós não somos chamados a memorizar o Salmo 84. Somos chamados a viver, na prática, a vida de quem ama a Deus acima de todas as coisas. Mesmo que para isso não seja preciso dizer qualquer coisa. Somos chamados a valorizar a intimidade do Senhor. A viver, não a dizer, a realidade de que é melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar.

Nenhum comentário: