1.7.05

Sobre medos

Quem não terá medo de Ti, Senhor?
Apocalipse 15. 4.

Boa parte dos nossos medos são irracionais. Descobri isso na pele quando sofri mais intensamente da Síndrome do Pânico. As crises de ansiedade e os pavores noturnos, sem razão de ser, eram desesperadores ao mesmo tempo em que me ensinaram muito a respeito da irracionalidade de nossos medos. Por mais que eu soubesse que não havia razão, não podia deixar de sofrer.
Muitos têm esses medos estranhos e irracionais. Minha tia, por exemplo, perde o controle por medo de baratas. Aliás, ela se arrepia só em ler o nome do inseto. E esse medo é profundamente irracional: quem tem razão de ter medo: nós ou a barata? Quem representa a maior ameaça?
Dia desses tive um sonho que ficou esquecido alguns dias. Ontem, eu o relembrei. Sonhei que estava andando em uma rua qualquer e um cão, dos mais violentos, pulando que nem mola, saltava para fora de sua casa e vinha atacar meu pescoço. Era apenas um sonho, mas acordei apavorado. E fiquei pensando em como eu, por muito tempo, tive um medo irracional por cachorros, que vitimava, inclusive, as raças mais dóceis, como os poodles.
Ontem à noite fui assistir Batman Begins com minha mãe. E o filme apresenta alguns diálogos interessantes sobre a questão do medo. Os morcegos atacam porque estão com medo. E o medo do homem, nesse caso, é mais uma vez, desproporcional e irracional.
Toda essa conversa sobre medo chega a mim hoje. Esta noite estou embarcando até São Paulo. Vou participar de um congresso na Unicamp. Por muitos meses, antes desta data, fiquei preocupado em como evitar uma crise de pânico ou ansiedade, a bordo do avião da TAM. Esta idéia é tradução do medo de ter medo. Que termina sendo mais paralisante ainda. E é o mais irracional dos medos, porque vem antes de qualquer ação ou acontecimento. Como posso ter medo de algo que ainda não aconteceu?
Os nossos medos ficam ainda mais irracionais se nos deparamos com o Deus que se revela na Bíblia. Quem não terá medo de Ti, Senhor? Quem não vai querer anunciar a Sua glória? Pois só Tu és santo (Ap. 15. 4). O Deus da Bíblia é o Deus Todo-Poderoso, o Deus Santo, Deus de toda Glória. Haverá algo que Ele não poderá fazer? Ele é o Deus da Criação. Haverá milagre que Ele não pode realizar? Diante do Deus que é santo, o medo não resiste. Aliás, qualquer medo, por mais concreta que seja a ameaça, passa a ser puramente irracional.
A ameaça pode ser um diagnóstico. Diante desta ameaça precisamos colocar o nosso Deus, a Quem servimos e amamos. O Deus Todo-Poderoso por reverter qualquer diagnóstico. Nesta manhã, por exemplo, encontrei uma grande amiga que havia descoberto um tumor há poucas semanas. Estávamos muitos orando por ela. O diagnóstico, praticamente certo, era de câncer inoperável. Ela demonstrava não estar temendo o diagnóstico, mas muitos estavam com medo. Terça-feira ela recebeu o diagnóstico. E não era câncer. Diante do Senhor, que medo pode prevalecer?
O momento em que está sendo escrito o Apocalipse é de perseguição contra a igreja. Muitos cristãos estão sendo mortos. Muito provavelmente, há medo no meio do povo. Medo de ser morto, medo de ser martirizado. É nesse contexto que Jesus se revela a João como o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, o que tem a história toda em Suas mãos. Ele é o Senhor, o Dono de tudo. Algum medo seria racional para os que são amados por Ele, cuidados por Ele, guardados por Ele? Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer, e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida (Ap. 2. 10). Servimos ao Deus do universo, que tem tudo em Suas mãos. Mais que isso: Ele é o nosso Aba, nosso Paizinho (Rm. 8. 15). Ele cuida de nós, podemos estar certos disso. Algum medo pode ser racional na presença dEle?
Quem não terá medo de Ti, Senhor?
Se cremos integralmente em Deus e confiamos no Seu cuidado Eterno por nossas vidas qualquer medo é contraditório e irracional. Se o Deus do Universo cuida de nós, a quê temeremos? Se o Digno de Louvor, Temor e Adoração é o nosso Paizinho, de quem teremos medo? O Senhor Deus é minha luz e minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém (Sl. 27. 1).

Um comentário:

Nuno Barreto disse...

Muito interessante, este blog. Continua