22.8.05

Lágrimas

Tenho visto como eles agem, mas eu os curarei e os guiarei; eu os consolarei. Nos lábios dos que choram, colocarei palavras de louvor. A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe; eu os curarei.
Isaías 57. 18 – 19

Nos últimos dias tenho me sentido muito pressionado e aflito. Como há muito tempo não acontecia, tenho chorado muito. Há muita pressão sobre mim, muita luta contra mim, uma situação que, vez por outra, tem beirado o meu desespero.
É muito difícil enfrentar tudo pelo que tenho passado. Ontem, uma série de pensamentos de fracasso encheram minha mente. Estava muito mal mesmo. E fui para a igreja chorando demais. E me contive muito tempo para não chorar ainda por lá. Mas Deus me deu a graça de voltar para casa fortalecido.
Hoje pela manhã, em oração, gastei mais tempo chorando do que qualquer outra coisa. Especialmente quando Deus me falou através do texto de Isaías: Tenho visto como eles agem, mas eu os curarei e os guiarei; eu os consolarei. Nos lábios dos que choram, colocarei palavras de louvor. A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe; eu os curarei. Eu me sinto cansado de tudo, triste por tudo. Choro por qualquer coisa. Choro por coisa alguma. Mas o peso que cai em meus ombros é terrível. Você tem noção do que significa uma promessa de consolo certo em uma hora de tanta dor?
Deus não é impassível diante de nosso sofrimento. Ele não passa de largo de nossas dores. Ele não despreza as nossas lágrimas. Ele promete que, apesar de quem somos, Ele tem consolo para as nossas almas. É demais imaginar que Ele é plenamente capaz de transformar toda dor e tristeza em festa e alegria: Nos lábios dos que choram, colocarei palavras de louvor. É tremendo perceber que Ele pode tocar o coração em conflito, aflito e pressionado e trazer uma paz que ninguém pode contemplar, imaginar ou entender: A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe. O nosso Deus cuida de nós a esse ponto sempre. Ele nos cura. Jamais nos abandona.
O Senhor tem me falado nesses dias acerca da verdade de que grandes bênçãos e vitórias são resultados de lutas renhidas, tremendas. As maiores vitórias decorrem, parece até óbvio falando assim, das maiores batalhas. E a se a luta, se a batalha, se a pressão é grande, a vitória que nos está reservada ainda é maior.
A garantia disso tudo vem da Pessoa mais poderosa do universo que nos permite chamá-Lo de Meu Deus. O meu Deus falou (Is. 57. 21). Estamos em uma relação de pertencimento mutuo: somos do Senhor, Ele é o nosso Dono. Mas, ao mesmo tempo, por graça e misericórdia, Ele se permite ser nosso. Ele é o nosso Deus. Ele está conosco na caminhada, não se ausenta da nossa vida, se andarmos com Ele. Porque Ele é o nosso Deus. E qualquer vitória que venha a acontecer nas batalhas será sempre uma vitória conquistada por Ele. Por isso, o nosso Deus é um Pai amoroso que sustenta a nossa vida nos piores momentos, prometendo enxugar todas as nossas lágrimas. Ele vai dirimir a dor. E vai acabar com o sofrimento. O nosso Deus promete: eu os consolarei (...) eu os curarei.
A ação libertadora e consoladora em nossas vidas é totalmente do Senhor. Quando chegar o tempo de mostrar a minha bondade, eu responderei ao seu pedido; quando chegar o dia de salvá-los, eu os ajudarei (Is. 49. 8). O que tem me mantido são é a certeza de que o meu Deus virá em meu socorro na hora exata para consolar e curar. E vai fazer isso também com você, no meio da sua luta.
O Senhor sabe o quanto me é doloroso não saber o dia exato da Sua vitória nessa luta toda. Ele sabe o quanto choro por não ter certeza de até quando terei de resistir a tanta dor, pressão e sofrimento. Ele sabe o quanto você tem chorado na expectativa da vitória sonhada por tanto tempo na luta em que você está. Não nos resta muito tempo de dor: Quando chegar o tempo de mostrar a minha bondade, eu responderei ao seu pedido; quando chegar o dia de salvá-los, eu os ajudarei. É muito difícil estar na luta, saber que o dia da vitória virá, mas, ao mesmo tempo, não ter noção alguma de quando esse dia será. Só o Senhor conhece esse dia, a hora exata. Só Ele pode nos consolar, curar e enxugar cada lágrima. Resta-nos esperar, fortalecidos nEle, resistindo à toda pressão e sofrimento das batalhas.

2 comentários:

Vilma disse...

Comovi-me com este post, porque ele é o choro do teu coração, do meu, de cada um de nós... mas sem dúvida, que quanto maior a luta, maior a vitória. Podes ter a certeza disso!
O melhor ainda está por vir!
Deus te abençoe e fortaleça, irmão!

Paula disse...

Gostei muito do que escreveste! E é mesmo assim: só Deus pode consolar um coração inconsolável... às vezes no momento em si parece difícil crer, mas logo logo sentimos a sua mão carinhosa...
O Senhor está-te a levantar!