12.10.05

O fim das lágrimas

Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.
Apocalipse 21. 4

Nos últimos dias, durante a Campanha pelo SIM no Referendo de 23 de outubro, tenho sido tocado pelos testemunhos e lágrimas de diversas vítimas e parentes de vítimas de armas de fogo, que transformaram sua dor em luta. Esta semana, em uma audiência na Assembléia Legislativa do RN, o depoimento, em lágrimas, das deputadas Sandra e Larissa Rosado, mãe e filha, emocionou a todos. No mesmo evento, a fala embargada de um advogado, Daniel Pessoa, que perdeu pai e irmão para as armas, me levou às lágrimas. Muitas lágrimas foram vertidas pelos que sofreram com a tragédia de armas.
Ao mesmo tempo, tem me deixado indignado o desrespeito que tem sido demonstrado com a dor desses pais, filhos, irmãos que têm feito de suas lágrimas combustível para conduzir a sua luta. Aliás, como sabedor que sou que boa parte desses lutadores não conhecem o Senhor Jesus, sei que fazem de sua batalha uma busca para aliviar o sofrimento. Eles têm buscado ombros e mãos que lhes enxuguem as lágrimas da dor sofrida que carregam no peito. E têm percebido que não vão encontrar conforto junto àqueles que os desrespeitam todos os dias na tevê. Muito menos vão conseguir alívio para a dor junto a nós, companheiros de luta. Podemos lhes dar o ombro e chorar com eles, como tenho feito, mas não seremos capazes de lhes dar alívio.
Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Apenas Jesus, somente Ele, pode curar essa dor. Só Ele pode restaurar uma vida estraçalhada pelo sofrimento. Somente a presença dEle e um encontro pessoal com Ele pode enxugar as lágrimas e trazer a alegria ao coração do sofredor. Jesus é o único que é capaz de mudar um quadro assim, acabando com o que é velho – dor, morte e sofrimento -, trazendo vida nova aos corações.
Venham a Mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso (Mt. 11. 28). O mundo está repleto de pessoas cheias de sofrimento e dor. Suas lágrimas têm sido pesadas nos corações. Constituem-se em verdadeiros e profundos fardos, cargas que roubam as energias da vida, que matam, pouco a pouco, a alma. O muito sofrer tem deixado muitas pessoas profundamente cansadas, extenuadas. Elas têm caminhado, rapidamente, para o mais fundo, para o mais baixo, para o mais terrível poço e abismo. Sua dor e tristeza roubam-lhe a luz de vida que poderia restar. Elas querem descanso mas, a maioria, não têm sido capaz de conhecer a fonte do descanso, do gozo e da paz. Elas não têm sabido onde aliviar a sua dor. Elas desconhecem o Jesus que as chama para que, indo a Ele, encontrem o repouso e a paz finalmente. Elas não ouviram a voz do Senhor que lhes convida a uma troca maravilhosa: Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis,e a carga que ponho sobre vocês é leve (Mt. 11. 29 – 30). Ao que está cansado de dor e sofrimento, pesado com as feridas e as lágrimas, Jesus oferece a possibilidade de trocar essa pesada carga por Sua presença e Seu discipulado, nos quais Ele vai conosco e enxuga toda lágrima.
A dor dos outros é terrível demais para ser desrespeitada por quem quer que seja, pelos motivos que forem. Quem sofre, busca alívio. Quem chora, quer conforto. Quem carrega a dor e em quem as lágrimas pesam, não merece descaso, nem merece desrespeito. Muitos têm transformado sua dor em luta, acreditando que, ainda que sejam incapazes de calar o sofrimento, aliviam-no lutando. Essa atitude merece respeito.
Mas, mais que isso, quem sofre precisa de um encontro pessoal com o Deus que livra de toda dor e sofrimento. A pesada dor que muitos carregam no coração, as terríveis lágrimas que muitos têm vertido, só podem ser tocadas pela graça de um Deus vivo e pessoal, que conhece a dor e o sofrimento, que conhece a perda e a morte, que sabe o que é desrespeito e humilhação. Jesus, o Deus que se fez um de nós, sabe o quanto as lágrimas pesam. Por isso, em relação pessoal com Ele, é a única chance que temos de alívio e de descanso em nossa dor e sofrimento. Ele conhece suas lágrimas. Ele sabe o quão duro é o seu sofrimento. Ele convida você a conhecê-Lo ainda mais intimamente para que você permita que o Seu Espírito, no coração dolorido, encontre morada e promova a cura. Enxugue as lágrimas. Restaure da dor. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.

Um comentário:

Paula disse...

Mais uma vez gosto muito dos seus artigos. Mas tenho sempre de imprimí-los para ler com mais calma.
Deus te abençoe, meu irmão!