12.3.05

Fiel e Verdadeiro

Em seguida, vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça.
Apocalipse 19. 11.

Eu tenho uma visão do Apocalipse diferente da maioria dos cristãos. Enquanto muitos tentam decifrar os mistérios simbólicos do fim dos tempos em sua leitura do livro, eu sempre tento entender o que o texto significa para os seus leitores nos dias em que foi escrito e, daí, tento extrair algum sentido, alguma mensagem para minha vida. Não acho que eu preciso saber nada sobre tempos e dias que o Senhor reservou para Si em Sua autoridade. E acho que a minha perspectiva deve estar correta porque foi isso que Jesus disse aos discípulos (At. 1. 7). Acredito que, dessa maneira, faz sentido o alerta de Jesus para estar sempre vigilante: eu não preciso tentar interpretar sinais e símbolos. Logo, não leio o Apocalipse buscando por isso. Busco por mais.
O texto foi escrito em um momento em que a Igreja estava sendo perseguida no Império Romano. Diz a tradição que Pedro e Paulo já haviam sido martirizados na capital sob ordem de Nero. A situação está tão caótica que João recupera o gênero do Apocalipse: uma linguagem simbólica para fugir da censura dos romanos, mas que fizesse sentido para os cristãos perseguidos.
Nesse particular momento, os cristãos começam a perder suas porque estão sendo cada vez mais mortos. Parece que Deus não está nem aí para eles. Mas, então, João vê o céu aberto! Esse texto me lembra outra passagem:
Então o Senhor disse: Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltrado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. Ex. 3. 7 – 8.
Como em Apocalipse, o Êxodo trata de um momento em que o povo está sob a opressão de um império tirânico e Deus deixa muito claro que não longe lá no céu, mas que é um Deus que vê a opressão sofrida pelo Seu Povo, ouve as suas orações aflitas, conhece o sofrimento e, por isso, desce a fim de livrar o seu povo.
A visão de João remete a essa verdade: Deus vê a situação em que Seu Povo se encontra, Ele ouve a Sua oração, conhece o Seu sofrimento e não fica impassível, mas desce dos céus para livrar o Seu povo. João está lembrando à Igreja, que sofre por causa da opressão do Império Romano, que o Seu Deus não anda longe, lá no céu, mas se importa até o ponto de descer a fim de livrá-lo.
Jesus está lembrando que a história do povo não se passa longe da Sua direção e do Seu conhecimento, mas que apesar de todo sofrimento chegará o dia em que Ele intervirá a fim de livrá-lo e pôr fim a esta história.
Mas o texto dá alguns nomes ao Senhor Jesus, o cavaleiro que vem montado naquele cavalo branco. O primeiro desses nomes é Fiel e Verdadeiro.
A Palavra de Deus nos diz que Deus é Fiel, e ainda que sejamos infiéis, Ele permanece Fiel. Todas as pessoas podem variar de humor, podem voltar atrás em decisões, mas a Palavra de Deus nos diz que Deus não é homem para que minta. Deus não volta atrás do que Ele determina, no que Ele quer. Nele não há sombra de dúvida ou variação.
Além disso, dizer que Ele é Fiel e Verdadeiro, no texto, é dizer que Ele julga com justiça. Ele age com verdade, o julgamento dEle é justo, a ação dEle é perfeita, ainda que não possamos compreender todas as coisas envolvidas. Podemos crer e confiar que o Deus fala sobre nós se cumprirá, porque Ele mesmo é a Verdade. Sua Palavra é Fiel e Verdadeira.
Para o povo que estava sempre oprimido pelo Império Romano, era precioso saber que Aquele Cavaleiro era Fiel e Verdadeiro, e, por isso, julgava e combatia com justiça. Para nós é precioso saber que o Senhor não vive distante de nossos problemas e de nossas lutas. Ele não fica impassível diante do que sofremos, mas Ele descerá a fim de nos livrar. Combaterá com justiça e nos dará aquilo que estabeleceu para nós. Podemos crer integralmente nisso porque, afinal, Ele é o Fiel e Verdadeiro.

Nenhum comentário: