31.5.05

A essência da vida

Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
Romanos 12. 1.

Qual é a essência da vida? Qual a coisa mais fundamental pela qual podemos e devemos viver? Cada um de nós, de maneira mais ou menos consciente, se questiona acerca disso, porque essa resposta firma a orientação que daremos à nossa vida. O que consideremos a essência e o fundamento de nossa existência conduzirá absolutamente todos os passos de nossa vida. Essa resposta é tremendamente fundamental.
Costumamos viver como se o amor fosse a coisa mais essencial de nossas vidas. As pessoas cantam o amor, fazem grandes loucuras por ele, buscam-no todos os dias, cada instante, cada momento. As pessoas condicionam a sua felicidade à descoberta de um amor verdadeiro. Suspiram, anseiam, esperam que o romance em suas vidas possa lhe dar o sentido que desejam.
Quando pensamos no amor, vinculamos a sua existência à presença do prazer na alma. A busca pelo amor, descontrolada, é também busca pelo prazer. Prazer em diversos aspectos e sentidos. Especialmente, o prazer sexual. Para alguns, a essência da vida é o sexo. E vivem em busca de consumar sua libido. Vivem em busca do prazer.
O prazer pode ser buscado em outras formas de alegria. Quando era adolescente geralmente ia às festas em busca de uma alegria que, invariavelmente, se transformava em profunda tristeza quando retornava à minha casa. Buscava o prazer e a alegria que julgava fundamentais. Tributava a eles o caráter de essência na vida. Mas eles eram fugazes e passageiros. Por isso, restava em meu peito aquilo que logo chamei de “depressão pós-festa”.
Nenhuma dessas coisas é ruim em si mesmas, mas nenhuma pode satisfazer a nossa necessidade: descobrir qual é a essência da vida. Ansiamos por descobrir que fundamento pode orientar os nossos passos, sobre o quê podemos construir uma vida de contentamento e satisfação. Todas as nossas buscas – por amor, por prazer, por alegria – redundam em nada porque estamos olhando para o lado errado.
Qual é a essência da vida? O que há de mais fundamental nela? Sobre o quê podemos construí-la sem arrependimento? Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao serviço e agradável a Ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele (Rm. 12. 1 – 2).
Podemos construir uma vida de alegria e contentamento quando a entregamos como holocausto, como sacrifício que morre inteiramente e é totalmente queimado, ao Senhor. A entrega deve ser total. E quando nos sacrificamos totalmente ao Senhor, não podemos querer ter vontade, ter desejos, ter uma vida própria. O segredo é abrir mão da própria vida, se dedicando exclusivamente a Deus. A coisa mais fundamental da vida é entregar-se inteiramente ao Senhor, porque esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. A essência da vida é o sacrifício de si mesmo a Deus.
Assim, as nossas buscas terão um melhor resultado porque olharemos para o lado certo. Com as mentes renovadas, convertidas a Deus todos os dias, buscaremos amor, prazer e alegria no Único que pode nos dar essas coisas de verdade. O Senhor é a nossa fonte de vida, de amor, de prazer e de alegria. Só nEle podemos usufruir plenamente todas essas coisas, de maneira absoluta e extrema, fazendo a cada instante a vida, entregue a Ele, valer a pena. Porque, entregues a Ele, experimentaremos o prazer de viver na dimensão da agradável, perfeita e boa vontade do Senhor.
Não há, assim, espaço para os nossos próprios prazeres, desejos e vontades. Nem queremos mais isso, porque agora descobrimos o prazer e o valor da vida rendida inteiramente às mãos do Senhor. Descobrimos o prazer de Sua vontade e de se viver no centro dela, abrindo mão, alegremente, de todas as coisas a fim de que se cumpra em nós o projeto de Deus. Nossos sonhos, nossos projetos, nossos planos e nossas vontades não valem mais a pena. Entregues totalmente como holocaustos no altar de Deus aprendemos o valor e o prazer de desejar e viver apenas os sonhos, os projetos, os planos e a vontade de Deus para nossas vidas.
Qual é a essência da vida? Qual a coisa mais fundamental? Render a vida integralmente ao Senhor, como sacrifício totalmente entregue a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: