29.5.05

Todas as situações

Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.
Filipenses 4. 13

Já falei em outros momentos do fato de que estou fazendo mestrado. Meu campo de pesquisa é a Internet. Mais precisamente, foco meus olhos no fenômeno blog. Pois bem, como se não bastasse nossa necessidade já natural, como estudantes, do uso do computador, para mim, a natureza de minha pesquisa me põe completamente dependente dessas máquinas. Se bem que sei não depender da minha máquina, mas de meu Deus.
No mês de abril, durante trinta dias, passei algumas horas da minha tarde visitando blog que é meu objeto de análise, registrando os seus posts, as suas mudanças, escrevendo relatórios. Enfim, construindo meu trabalho. Toda a minha revisão bibliográfica tem um back-up no disco virtual do UOL, como segurança para qualquer problema técnico que eu pudesse ter. No entanto, meus dados, coletados com tanto esforço e dificuldade, não. Ontem, ao chegar da igreja no início da noite, liguei meu computador e... nada. Apesar de ser inicializado, o Windows travava. Ameacei me desesperar. Só pensava nos meus dados perdidos. Mas antes que qualquer sentimento mais frustrante me dominasse lembrei de Paulo e do que ele diz aos filipenses.
A carta da alegria foi escrita na prisão. Em algemas físicas Paulo nos inspira acerca da liberdade que nos traz a alegria no Senhor. No capítulo 4, o apóstolo apresenta um raciocínio fantástico e desafiador: aprendi a viver satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação (Fp. 4. 11 – 13). A satisfação no Senhor e alegria do Senhor nos ensinam a passarmos e enfretarmos toda e qualquer situação mais difícil.
Quando pensei que podia ter perdido meus dados e que poderia ter de coletá-los novamente, a única certeza que tive e que me alentou o coração foi que as coisas na minha vida não correm ao acaso, mas antes são conduzidas em todo o tempo pelo Espírito Santo de Deus. Como uma pena ao Vento, sei que minha vida segue por caminhos que me podem ser desconhecidos e aparentemente incertos, mas que, posso ter certeza, são os melhores, especialmente por serem conduzidos por Deus. Quando peço a Jesus que seja o centro da minha vida e quero rasgar meu peito em Sua presença para viver isso de verdade, não quero falar da boca para fora. Se vivo assim e aprendi que a alegria do Senhor é, de verdade, a minha força, podia estar certo que, por mais complicada que ficasse minha pesquisa, se eu tivesse perdido tudo, aquilo fazia parte do plano do melhor de Deus para mim. Talvez não o melhor para o desenvolvimento do meu mestrado, mas para minha vida. Imediatamente, ao perceber isso, certo de que Deus tinha tudo sob controle, acalmei o meu coração e mantive minha alegria.
Graças a Deus, o problema de minha máquina era simples. Tendo deixado o computador na casa de um irmão, em quarenta minutos ele havia ressuscitado. Havia uma única peça pifada que, tão logo trocada, permitiu que a máquina funcionasse de novo. Mas já havia aprendido a lição: estar alegre em qualquer situação independe de quão difíceis fossem as circunstâncias.
É claro que meu exemplo é muito simples diante de tanta coisa que pode nos abater no dia a dia. Paulo é mais completo. Ele diz que pode se manter firme e enfrentar qualquer coisa desde que Jesus lhe dá força: quer seja viver em fartura como em carência, quer seja viver em liberdade ou em prisão, quer seja estar saudável ou doente, quer esteja alimentado ou faminto. De todas essas coisas ele tem uma experiência, vencedora e alegre porque o Senhor está com ele e jamais o abandona. Ele é centro de sua vida, a Força que lhe sustenta, o Rochedo da Salvação, a Fortaleza na hora da angústia. Se temos o prazer e a comunhão com o Senhor, as coisas mais difíceis são superáveis. Podemos passar por elas, porque o Senhor nos sustenta com Sua mão poderosa. E nos conduz pelo Seu melhor plano para o Seu melhor porto.
Você pode estar enfrentando lutas terríveis, sofrimentos inimagináveis, dores tremendas que somente Jesus conhece. Deixe-O ser o centro da sua vida, a Força da sua alma, a razão da sua vida, não apenas da boca para fora. Rasgue seu coração, disponha sua alma, humilhe-se sob Sua poderosa mão. Deixe que Ele seja Aquele que lhe dá força nas horas mais difíceis, conduzindo você pela mão. Deixe que a alegria do Senhor seja sua força, independente das circunstâncias.

Nenhum comentário: