1.6.05

Firmes

Louvemos a Deus! Pois Ele pode conservar vocês firmes na fé, de acordo com o evangelho que eu anuncio, isto é, a mensagem a respeito de Jesus Cristo. E de acordo também com a verdade secreta que nunca foi revelada no passado.
Romanos 16. 25

Quando morava em Fortaleza um incêndio atingiu algumas construções antigas no centro da cidade. Tendo se iniciado em um dos prédios, a preocupação do corpo de bombeiros era resfriar as estruturas e impedir que o fogo atingisse os prédios vizinhos. Construções antigas, devido à idade, tinham menos resistência ao fogo. Suas estruturas podiam ser abaladas e os prédios cederem. De fato, o prédio onde o fogo começou foi condenado.
O fogo é um destruidor tremendo. E atinge as estruturas que sustentam os prédios que sofrem os incêndios. Sempre que vemos imagens de incêndios na tevê, vemos também os bombeiros lutando para resfriar as estruturas a fim de manter as construções firmes.
O que provocou a queda das torres gêmeas do World Trade Center foram as elevadas temperaturas provocadas pelo incêndio do combustível dos aviões, além de todo material inflamável que estava nos prédios, inclusive gás encanado. As temperaturas altas, no centro do prédio, derreteram as estruturas de sustentação e provocaram o colapso das torres.
Além do fogo, outros elementos podem abalar as estruturas de construções, contribuindo para o seu colapso e destruição. Deslizamentos de terra, terremotos, águas de chuva, maresia, sol, enfim, uma série de fatores que podem pôr em risco a firmeza de prédios e casas, ameaçando a segurança de seus moradores. Por isso, não raro, ouvimos falar de prédios condenados pela Defesa Civil. Estruturas abaladas, firmeza comprometida. Prejuízos, perdas e, às vezes, enormes tragédias provocados pela corrosão da firmeza de estruturas.
Nossa vida é assim. Diversos elementos destruidores se voltam contra nós visando destruir nossas estruturas, acabar com nossa firmeza, pôr nossas vidas a perder. Vez por outra, podemos até perceber que somos alvos de toda investida do inferno e das circunstâncias da vida procurando a nossa destruição. Vez por outra, na luta por resistir a esses ataques, nos vemos cansados e feridos, sobrecarregados e abalados. Nossa firmeza titubeia, provavelmente porque estamos lutando contra o que nos quer destruir com nossas próprias forças. Isso vai drenando nossas energias e, por fim, o que queríamos evitar é o que nos resta: estruturas abaladas, firmeza comprometida. Nossa vida se encontra em risco.
Louvemos a Deus! Pois Ele pode conservar vocês firmes na fé, de acordo com o evangelho que eu anuncio, isto é, a mensagem a respeito de Jesus Cristo. E de acordo também com a verdade secreta que nunca foi revelada no passado. A firmeza de nossas almas, definitiva, só pode ser encontrada em Jesus e no Seu poder. Paulo fala sobre Deus como Aquele que pode nos conservar firmes, apesar de toda ação que tenta nos destruir. E pode nos conservar firmes com base no que ele chama de evangelho e de mistério, ou verdade secreta, que nos é revelado.
O evangelho é a mensagem a respeito de Cristo. E essa mensagem é simples e maravilhosa: Deus se fez um de nós em Jesus, foi à Cruz por amor, levando sobre Si os nossos pecados, assumindo a nossa culpa. Ali, venceu o mal e nos transportou do império das trevas para o Seu Reino de amor. Ele fez isso e nos tem eternamente em Suas mãos. Ele nos garante firmeza porque toma a nossa vida nas mãos, cuidando dEle e manifestando Seu amor por nós em todo tempo. Ele jamais nos largará, mas sustentará as paredes e estruturas de nossa vida, impedindo que as agressões abalem a sua firmeza. Ele é Fiel.
Essa verdade secreta, que nos foi revelada, é tornada explícita na carta aos Efésios: Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra (Ef. 1. 10). Isso significa que a história caminha com propósito, ela tem um alvo, e nada a desviará desse propósito: reunir todas as coisas sob o Senhorio de Cristo. Nada nem ninguém poderá impedir que esse fato se concretize. Deus nos garante firmes com base em Jesus, que nunca nos deixará cair, e no curso da história, que não pode ser desviado. Caminhamos na direção de Cristo. Caminhamos para o instante em que todas as coisas e pessoas estarão sob o domínio absoluto – e conscientes disso – de Jesus, alguns em paz eterna, alguns eternamente condenados. Caminhamos para o fim da história, caminhamos para a volta de Jesus. E esse curso, que não pode ser mudado, é garantia de que estaremos firmes.
Por mais que as intempéries e as agressões tentem abalar nossas estruturas e corromper nossa firmeza, podemos louvar a Deus. Firmados no evangelho e no mistério do fim da história, permaneceremos seguros nas mãos de Jesus.

Nenhum comentário: