5.5.05

Vida extraordinária

Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor.
Atos 2. 43

Quem assistiu Beleza Americana, um dos filmes mais auto-críticos que os norte-americanos já produziram, vai se lembrar de Angela Hayes. Angela considerava que a pior coisa que lhe podia acontecer era estar condenada a viver uma vida ordinária. Ela fazia de tudo para estar no centro das atenções, para posar com alguma forma de autoridade. Era linda, queria ser sexy e dizia muitas coisas que depois se revelaram falsas. Tudo porque queria evitar viver uma vida ordinária.
Essa idéia de vida ordinária me chamou atenção já na primeira vez que vi o filme. Tudo que Angela queria evitar era viver uma vida ordinária. E eu comecei a pensar que tudo que eu queria evitar, como cristão, era viver uma vida ordinária. Mais que isso. A igreja cristã também não pode se conformar em ser ordinária, pelo menos no que temos visto de ordinário no mundo.
A história da igreja apostólica é a história de vidas extraordinárias. Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor. É a história de momentos extraordinários em todo tempo. É a história de um povo que, pondo-se na presença do Senhor, descobre assim, como diz o Diante do Trono, que o nosso Deus é um Deus de milagres e que não há limites em Seu poder. É a história de um povo que vive sua vida extraordinariamente. Pensa grandes coisas de Deus, espera grandes coisas de Deus e vê Deus fazer grandes coisas.
A lista dos milagres relatados por Lucas no livro de Atos é grande. Desde o milagre da salvação de milhares no Pentecostes, cura de aleijado no templo, o testemunho ousado de Estevão, a conversão de Saulo. Momentos de ação extraordinária do Espírito Santo de Deus no meio do povo, para a glória do nome de Jesus.
A busca do segredo dessa igreja conduz a caminhos um tanto óbvios. E, talvez por serem tão óbvios, esquecidos. Quando Jesus subiu aos céus, disse aos discípulos que permanecessem em Jerusalém esperando pelo derramar do Espírito que fora prometido (Lc. 24. 49). E eles ficaram esperando. Mas esperar não é uma atitude passiva. Esperar é ação de corações sedentos que buscam com toda a sua força pelas promessas de Deus. Ou seja, esperar é a ação de um povo que ora junto: Eles sempre se reuniam todos juntos para orar (At. 1. 14). E Deus responde com o poder que já havia sido prometido desde Joel. Atos 2 conta-nos a história do Pentecostes e de como tudo começou a ser extraordinário.
Não podemos nos conformar com vidas ordinárias (a não ser que esse ordinário seja um novo trazido por Deus, bem diferente daquilo que temos vivido). Deus nos quer buscando o extraordinário no nosso dia a dia. Não poderemos repetir a igreja apostólica e triste daquele cristão que achar que poderá. Mas poderemos aprender os segredos de um cotidiano extraordinário. Esperar ativamente, buscar sedentamente em oração e deixar-se estar na presença do Deus vivo, totalmente controlados por Ele.
Se você deseja uma vida extraordinária, venha a Jesus com um coração faminto por mais de Deus. Rasgue-se na Sua presença. Busque e espere ativamente pelo poder que Ele tem prometido. Viva extraordinariamente na dependência e no poder de Deus. Veja as grandes coisas que Deus pode fazer na vida daquele que se entrega totalmente a viver com Ele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns gostei muito, tenho vivido uma vida menos ordinaria ultimamente, e visto um mover extraordinario de Deus. Quero mais, muito mais. Que possamos ultrapassar todos os limites inpostos pelo mundo ordinario e viver de farto extraordinariamente na presença gloriosa do nosso DEus...