21.6.05

Dinamite

Alguém está gritando: “Preparem no deserto um caminho para o Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar! Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos, e as regiões montanhosas virarão planícies. Então o Senhor mostrará a Sua Glória, e toda a humanidade a verá. O próprio Senhor Deus prometeu que vai fazer isso”.
Isaías 40. 3 – 5

Quando se decide pela construção de uma estrada, alguns elementos entram em questão. Se essa estrada vai cortar uma região de floresta, como era o caso da Transamazônica, é necessário abrir caminho em meio às árvores. Depois disso, ainda é fundamental terraplanar tudo, já que a estrada necessita de um certo grau de planura e estabilidade. Se a região é montanhosa, corre-se o risco de que o seu trajeto atravesse colinas ou rochas. No caso de uma colina, é necessário que ela seja removida para dar lugar à estrada. Se for rochosa, é possível que se torne imprescindível o uso de explosivos para dinamitar o caminho.
Alguns anos atrás, eu me lembro de ter visto uma situação bem concreta em que se fez necessário dinamitar uma rocha que interrompera uma estrada. Em uma das muitas enchentes da região Sudeste, a chuva havia feito rolar uma grande pedra que passou a interromper as pistas de uma rodovia federal. Apesar de protestos de ambientalistas, a única saída encontrada foi dinamitar a grande pedra para abrir o caminho.
É essa imagem que aparece na profecia de Isaías. Referindo-se ao predecessor do Messias, que sabemos hoje se tratar de João Batista, Isaías fala sobre ele como alguém que viria para aplanar os caminhos, desobstruí-los e limpá-los, a fim de que a glória do Senhor pudesse se manifestar através da vida e do ministério do Messias Jesus.
Podemos, no entanto, extrapolar um pouco essa interpretação porque o texto é mais amplo. Na verdade, o texto denuncia uma situação em que o Senhor quer passar, quer se manifestar, quer se fazer presente e conhecido, mas os caminhos estão obstruídos e entulhados, impedindo que o Senhor possa mostrar toda a Sua Glória. Por isso, Ele nos desafia a que preparemos o terreno, para que aplanemos os caminhos, para que dinamitemos as pedras.
Deus prometeu a manifestação de Sua presença gloriosa em nosso meio, mas algo tem impedido isso e um verdadeiro avivamento de queimar em nós pela glória do Senhor. É como se a grande rocha estivesse impedindo o Senhor de passar em nosso meio. É preciso removê-la. É preciso tirar essa pedra do caminho. “Preparem no deserto um caminho para o Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar! Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos, e as regiões montanhosas virarão planícies. Então o Senhor mostrará a Sua Glória, e toda a humanidade a verá. O próprio Senhor Deus prometeu que vai fazer isso”.
Eu e você sabemos o que pode estar entulhando a nossa vida ou a vida de nosso povo. Pode ser o pecado. Pode ser mágoa acumulada. Pode ser uma pedra de tropeço, posta por um inimigo. Pode ser que você deseje um conhecimento mais real do Senhor, um relacionamento mais profundo, mas sente que algo impede que Deus passe e se manifeste de maneira mais plena em Sua vida. Você até deseja entregar-se a Ele, mas algo o impede.
Pode ser que você perceba que Deus tem uma obra bem maior para realizar em sua vida, mas algo tem sido obstáculo. Pode até ser que você nem tenha certeza do que seja esse obstáculo, mas o desafio do Senhor é que removamos essas rochas, que preparemos o terreno, que aplainemos as colinas, que abramos os caminhos de nossa vida para que o Senhor passe e Sua glória se manifeste em nós.
Um clamor constante no meio do povo é por uma manifestação especial de Deus, que temos chamado de Avivamento. Esse texto nos ensina que, primeiro, é preciso preparar os terrenos, especialmente removendo as rochas dos corações. Mesmo que seja necessário dinamitar tudo, pondo em risco o meio ambiente. Então o Senhor mostrará a Sua Glória, e toda a humanidade a verá. O próprio Senhor Deus prometeu que vai fazer isso. Deus tem o projeto de uma vida mais plena e mais rica na presença de Sua glória e majestade. Ele quer manifestar isso. Mas, antes, nos desafia a dinamitar toda pedra que seja obstáculo à Sua ação.
Meses atrás, Deus me deu uma visão. Nela eu via uma multidão de pessoas desejosas de conhecê-Lo, do lado de fora das portas da igreja, com rostos famintos, esperando que fosse removida a pedra de tropeço em nosso meio. Ele me dizia que, assim que o Seu caminho fosse liberado, a manifestação de Sua glória ia ser tão grande, que toda a humanidade a veria, como foi prometido através do profeta Isaías. Existem milhões lá fora, esperando que removamos os obstáculos para que o Senhor se manifeste e toda a terra conheça a Sua glória. Ou, ainda, você pode ser alguém que quer conhecer o Senhor com mais intimidade, mas tem sido impedido. Qualquer que seja o caso, o meu desejo é que o Senhor nos dê da dinamite do Espírito para removermos as pedras de nossa vida, que tem impedido a manifestação plena da Sua Glória.

Nenhum comentário: