20.9.05

Morte e vida no altar

Conforme o Senhor tinha dito a Moisés, isso ficou sendo um aviso para os israelitas a fim de que nenhuma pessoa que não seja descendente de Arão venha a queimar incenso diante do Senhor e seja castigada, como aconteceu com Corá e com os seus seguidores.
Números 16. 40

A presença do Senhor é um lugar santíssimo. Devido a isso, em toda Bíblia, fica clara a noção de que ninguém pode entrar e permanecer neste lugar santo, diante do Deus vivo, se não for pessoalmente tocado e chamado pelo próprio Senhor. Entrar na presença do Deus vivo e santo sem ser vocacionado, separado e santificado pelo próprio Deus, sempre foi, na Bíblia, assinar a própria sentença de morte. O ser humano pecador, sem o devido preparo da parte do próprio Deus, não pode estar diante dEle e, ainda, permanecer vivo. Dependemos do toque e da vida do Senhor para estarmos vivos diante do Fogo Consumidor.
É disso que trata o texto de Números, conclusão do relato da revolta de Corá, Datã e Abirão. A partir desse relato, o povo de Deus aprendeu que só podem estar na presença do Senhor aqueles homens e mulheres pessoalmente vocacionados e santificados por Deus. Sem uma experiência pessoal com o Senhor, de chamado e transformação, a presença do Senhor é situação de morte, desespero e destruição. O grupo de Corá se revoltou contra a liderança de Moisés e Arão. Nessa situação, Deus chamou os dois grupos rivais para mostrar a Sua escolha santa. Diante da Tenda, quando ofereciam incenso ao Senhor, Ele manifestou Seu poder em favor daqueles que havia santificado. Estar na presença de Deus sem ser chamado e santificado para isso é caminho de desespero, morte e destruição: E aconteceu que, assim que Moisés acabou de falar, a terra se abriu debaixo deles e os engoliu com as suas famílias, junto com todos os seguidores de Corá e tudo o que eles tinham. Assim, desceram vivos para o mundo dos mortos, eles e tudo o que possuíam. A terra os cobriu, e eles desapareceram. Ao ouvirem os gritos deles, todos os israelitas que estavam ali saíram correndo e gritando: - A terra vai engolir a gente também! Então o Senhor enviou fogo e matou os duzentos e cinqüenta homens que haviam oferecido incenso (Nm. 16. 31 – 35).
Mas, por outro lado, a presença do Deus vivo, em comunhão santa, é vida e vida em abundância. Porém, para que estar diante de Deus resulte em vida e transformação santa para o homem, é preciso que se ouça o Seu chamado, se permita ser transformado. Algo assim foi a experiência pessoal de Isaías, quando convicto de seu pecado e de que seria destruído, foi tocado e purificado pelo próprio Deus (Is. 6. 5 – 7).
Para estar no lugar santíssimo da presença do Senhor e isso representar vida e bênção, é preciso que se permita ser vocacionado pelo desafio pleno de Jesus. Nossa única chance de permanecer vivo e usufruir da vida do Senhor no lugar santíssimo é confiando inteiramente no sangue, sacrifício e poder daquele que é nosso Sumo Sacerdote e nosso Sacrifício: Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. (...) Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda (Hb. 4. 14 e 16). Ele, Jesus, é único que nos garante acesso à comunhão e intimidade com o Pai (Jo. 14. 6). É o sangue dEle que abre o caminho para que não sejamos destruídos se nos pusermos na presença de Deus: Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, Ele nos abriu um caminho novo e vivo (Hb. 10. 20). É por Jesus que somos, agora, sacerdócio real, escolhido por Deus, para estarmos no Seu altar e usufruirmos a plenitude da comunhão, vida e intimidade do Pai (2 Pe. 2. 9).
Mesmo aqueles que são vocacionados e santificados para estarem na presença do Deus vivo, correm sério risco se não se apresentarem da maneira como o Senhor determinou. Pode ser por falsidade em suas vidas, pode ser por hipocrisia nos seus cultos, mas entrar, mesmo para os que se puseram a ouvir o chamado e a vocação de Deus, diante do Pai de maneira inapropriada, pode redundar em morte e sofrimento. Foi isso que aconteceu aos sacerdotes, filhos de Arão, Nadabe e Abiú, quando, mesmo tendo sido separados por Deus para o ministério de estarem diante dEle no Santo do Santos, ofereceram fogo estranho: Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e apresentaram a Deus, o Senhor, como oferta. Mas não fizeram isso de acordo com as leis de Deus, e por isso Ele não aceitou a oferta. De repente, saiu fogo da presença do Senhor e os matou; e assim os dois morreram ali onde Deus estava (Lv. 10. 1 – 2).
A presença do Senhor é lugar santíssimo. O Senhor é um Deus infinitamente santo. Por isso, não podemos nem temos a liberdade de estar na presença dEle de qualquer maneira. Somos instados a só entrarmos diante dEle se for atendendo à Sua própria vocação e da maneira como Ele mesmo estabeleceu em Sua própria vontade santa. Só podemos estar diante do Pai, com reverência e temor, confiados unicamente na vocação, amor e sacrifício de Jesus, tendo sido purificados por Ele mesmo. Qualquer outra forma de se tentar entrar em relação com Deus pode resultar na nossa sentença de destruição, desespero e morte. Deus é santo e com Ele não se brinca.

Um comentário:

Anônimo disse...

KUAM.COM rolls out new RSS feeds for police blotter, Familiar Faces
Here at KUAM.COM we make it a priority to stay on the cutting edge of technology and give you as ... Freeware programs such as Thunderbird, iPodderX, NewsGator, RSS Bandit, BlogMatrix, LiteFeeds and countless more can all be used to subscribe to an unlimited number of RSS feeds from all over the Internet and display their information.
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my golf clubs related site. It isn't anything special but you may still find something of interest.