19.9.05

Força subestimada

Mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.
Atos 12. 5

Por mais que sejamos capazes de crer e conhecer a eficácia e o poder de nossas orações, certamente a oração ainda será uma força subestimada por nós. Ainda que oremos e busquemos a face de Deus por sabermos que podemos confiar em Seu poder agindo em favor de Seu povo, ainda que constatemos as ações do Senhor em resposta às nossas orações, ainda assim sempre subestimaremos o que Deus pode fazer por meio de oração. A oração sempre será uma força subestimada, por mais que creiamos nela, que descubramos o poder de Deus que age em resposta a ela. Por maiores que sejam os milagres alcançados por um povo que ora.
O livro de Atos conta a história de uma igreja que ora constantemente. Do início ao fim, vemos um relato de uma caminhada regada por muita comunhão e intimidade com Deus. Vemos uma igreja em que inúmeros milagres e sinais são ministrados pelo Senhor, para a glória do Seu nome, porque Deus conta com um povo que se dispõe a orar. Milagres de curas, de ressurreições, de expulsões demoníacas, de libertações de toda ordem. É essa a história de Atos 12. Herodes começou a perseguir a Igreja, tendo matado Tiago, irmão de João. Para agradar os judeus, prendeu e pretendia matar Pedro. Mas o texto diz que a igreja continuava a orar com fervor por ele.
E o que acontece com a oração do povo? De repente, no meio da noite, um milagre tremendo. Preso e vigiado no cárcere, Pedro dormia. Quando o povo de Deus ora, as leis naturais são suspensas, visões gloriosas são manifestadas, anjos ministradores vêm em nosso socorro, milagres de incríveis libertações são derramados. Essas coisas podem acontecer espetacularmente ou não, mas o certo é que sempre vão seguir a oração fervorosa da igreja. Deus se deixa achar e se derrama em corações que anseiam e buscam sua companhia, intimidade e profunda comunhão. De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: - Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele. – Aperte o cinto e amarre as sandálias! – disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. – Ponha a capa e venha comigo! – ordenou o anjo. Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. (...) Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: - Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer (At. 12. 7 – 9 e 11).
Comecei a pensar na oração como uma força por demais subestimada por nós, cristãos, na tarde de ontem, quando estava em Mossoró (RN). Por volta das quatro da tarde, liguei a televisão para assistir o campeonato brasileiro, mas antes disso zapiei alguns canais. E lá em Mossoró a Rede Gênesis é um canal aberto. E estava exibindo uma parte considerável do DVD “Nos braços do Pai”, do Diante do Trono, gravado em 2002 na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Aquele evento reuniu mais de um milhão de adoradores, gente com sede de Deus, para orar e adorar ao Senhor, na sede do poder no nosso país. E eu comecei a me lembrar que, de lá para cá, muita sujeira que ninguém podia imaginar existir, começou a ser exposta na política do país. Foi inevitável para mim imaginar o resultado da oração de mais um milhão de pessoas: oração em favor do país concentrada no centro do poder do país. Foi inevitável imaginar que todo o processo de limpeza ético-moral que temos assistido na nação não tenha sido resultado direto da oração do povo de Deus naquela noite. Fiquei impactado pela ministração daquele DVD. Mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.
Por mais que achemos que o contrário, não temos idéia do que pode nos acontecer em resposta às nossas orações. Não temos idéia do que pode ser gerado pela nossa sede e fome de Deus, pela nossa busca incessante por Aquele que quer ser achado por nós, por nosso compromisso de comunhão e intimidade. A nossa oração é uma força subestimada pelo povo de Deus. Você não sabe o que Deus tem reservado para a sua vida, para os seus problemas, para as suas lutas, para as suas dificuldades, em resposta ao seu compromisso e vida de oração. Por mais que você já tenha visto manifestações gloriosas de Deus em resposta à oração, nada se compara àquilo que Ele ainda quer fazer com um povo e através de um povo que ora fervorosamente. Temos subestimado isso tudo.
Eu e você temos perdido muito em nossa vida por estarmos negligenciando a vida de oração, intimidade e comunhão que o Senhor quer para nós. Subestimamos o que Deus pode fazer em resposta às nossas orações. Por mais que creiamos em Suas ações sobrenaturais, por mais que saibamos, ainda estaremos longe do que Ele ainda pode e quer fazer: E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do Seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! Glória a Deus por meio da Igreja e por meio de Cristo Jesus, por todos os tempos e para todo o sempre! Amém! (Ef. 3. 20 – 21).

Um comentário:

Paula disse...

Daniel, mais uma vez as tuas palavras tocam o meu coração. A oração move o braço do Senhor.
Eu vi esse Dvd e não fazia ideia do impacto que teve!
Que o Senhor te abençoe grandemente e sustente!