15.10.05

Pareço incomodar

Fora daqui, seu profeta! Volte para a sua terra de Judá e ganhe a vida por lá com as suas profecias. Pare de profetizar aqui em Betel, pois este é o santuário onde o rei adora, este é o templo principal do país.
Amós 7. 12 – 13

O rapper cearense Amaury Fontenele tem uma canção em que se diz consciente do incômodo que provoca: Tem gente que não gosta do que eu falo, parece que eu pareço incomodar, parece que o que eu falo faz um calo na tua consciência, parece que pareço incomodar. Se por um lado o cristão deve ser uma bênção onde estiver, por ser abençoado, a presença de Deus em Sua vida o faz respirar o espírito profético. E o espírito profético, denunciador das situações de morte e de pecado à sua volta, incomoda.
Do mesmo modo que tenho como desejo na vida ser canal da bênção do Senhor na vida daqueles que me cercam, desejo ardentemente ser incômodo, se assim estiver cumprindo a vocação de Deus em minha vida. Não posso abrir mão de obedecer ao Senhor por razão alguma, muito menos por querer ser simpático ou não querer incomodar.
Olho ao meu lado e vejo muita gente vivendo uma superficialidade de vida terrível. É óbvio que para essas pessoas, eu e você, no instante em que nos dispusermos a buscar cada vez mais a intimidade do Senhor e a comunhão com Ele, vamos incomodar. Enquanto o coração de muitos se afasta de Deus, se nós colocarmos nosso coração em buscar a Sua face, sendo transformados dia a dia pela Sua presença, sendo impactados pelo Deus que faz morada em nós, a nossa vida vai ser incômodo para muitos. Nosso ministério e nossa palavra, uma vez que serão a tradução da vida que o Senhor nos quer vivendo e uma denúncia da vida que muitos estão vivendo, serão incômodos tremendos para muita gente. Se nos dispusermos a fazermos a vontade do Senhor, e somente ela, incomodaremos muita gente.
Já falei várias vezes sobre Amós e é a ele que temos de voltar ainda mais uma vez. Ele é exemplo do que estamos dizendo. Um dia, estando no meio de sua fazendo, cuidando de suas ovelhas e das suas figueiras em Judá, Deus ruge como um leão e o convoca a profetizar. Bem que Amós podia não ter dado ouvidos ao rugido do leão e ficado em sua terra, mas quando o leão ruge, quem não fica com medo? Quando o Senhor Deus fala, quem não anuncia a Sua mensagem? (Am. 3. 8)
E lá foi o profeta para o país vizinho de Israel pregar a Palavra que o Senhor havia lhe dado. Mas quem disse que vida de profeta é tranqüila? No instante que o homem e a mulher de Deus se dispõe a falar a Palavra do Senhor, eles incomodam aqueles que não querem o desafio e a mudança que o Senhor convoca. E do incômodo à perseguição é apenas um passo. Incomodados, o rei e o sacerdote de Israel se voltam contra Amós: Fora daqui, seu profeta! Volte para a sua terra de Judá e ganhe a vida por lá com as suas profecias. Pare de profetizar aqui em Betel, pois este é o santuário onde o rei adora, este é o templo principal do país.
A resposta de Amós é simples como simples parece ser o profeta. Aliás, sua simplicidade deve aumentar ainda mais o incômodo que provoca: Deus não está usando o sacerdote, mas antes o simples camponês. Não sou profeta por profissão; não ganho a vida profetizando. Sou pastor de ovelhas e também cuido de figueiras. Mas o Senhor Deus mandou que eu deixasse os meus rebanhos e viesse anunciar a sua mensagem ao povo de Israel (Am. 7. 14 – 15).
Algo assim já aconteceu comigo, como já relatei um pouco anteriormente. Uma liderança da minha igreja local chegou a dizer que não se incomodaria se eu fosse para outra igreja, que eu me tornasse algo como co-pastor dela. Não importava para esse líder o que acontecesse, apenas eu não pregaria ou ensinaria mais na igreja. Quer dizer, da mesma forma como Amazias a Amós, ele me pedia que deixasse a igreja e parasse meu ministério. Parece que pareço incomodar. Eu me senti convidado a deixar a igreja, mas não o fiz porque é o Senhor quem me quer ali.
Você está incomodando por estar fazendo a vontade de Deus? Está incomodando no meio do Povo de Deus? Parabéns, você faz parte do clube privado dos profetas perseguidos, que não são honrados em sua própria pátria. Como estou consciente, cada vez mais, que as palavras de juízo de Deus são prioritariamente contra o Seu próprio povo, ser incômodo dentro da Igreja por fazer a vontade de Deus só pode significar duas coisas: a fidelidade do profeta cheio do Espírito e o juízo iminente do povo. Portanto, não desanime, não volte a trás. O Senhor é o Seu escudo e fortaleza. Ele é o Seu socorro.

Nenhum comentário: