26.1.17

Abrir os olhos

Na mesma hora, Deus abriu os olhos dela. Hagar avistou um poço de água.
Gênesis 21. 19


Nem sempre vemos o óbvio, o evidente, aquilo que sempre esteve diante de nossos olhos. Boa parte das vezes, o que nos cega são nossos preconceitos ou emoções. Parece que quanto mais forte a emoção, menos a gente a vê o óbvio - tanto as emoções ruins (já ouviu o adágio de que a raiva é nossa pior conselheira?), como as boas (o amor é cego?).
Hagar está em sofrimento com seu filho Ismael. Acabaram de ser expulsos por Abraão e Sara. Sara expulsou sua escrava mesmo depois de ter-lhe feito de escrava sexual para que gerasse um filho para o marido. Agora, sentia Hagar e Ismael como ameaças.
Hagar e Ismael são mãe e filho extremamente humilhados - escrava convertida em barriga de aluguel, rejeitada após isso, filho abandonado pelo pai. A dor devia ser imensurável. Não consigo imaginar o quanto esses dois estão sofrendo - Ismael, uma criança ainda.
Some-se a isso a sede e a fome.
Hagar desistiu. Coloca seu filho sob uma árvore e vai mais adiante esperar pela morte. Dos dois.
Quem não desistiu dos dois foi Deus. O Senhor é sempre o Deus daqueles que estão em sofrimento, dos humilhados, abandonados - daqueles para quem as costas foram viradas. Deus é o Deus de Hagar e Ismael.
Na sua dor, Hagar é incapaz de ver saída para o sofrimento, para a fome e para a sede. Mas Deus com ela lhe mostra que tudo pode ser diferente.

“Hagar, o que aconteceu? Não fique com medo. Deus ouviu o menino e sabe que ele está numa situação difícil. Agora, levante-se, pegue seu filho e abrace-o! Vou fazer dele uma grande nação”.
Gênesis 21. 18


Deus está com a mulher violentada, com o filho abandonado, com todo aquele em sofrimento e dor.
Sua dor pode ser de outra ordem, mas Deus está com você, estimulando todo o tempo que você deixe o medo de lado - Ele vai cumprir o que prometeu.
Na dor, não desista, não deixe os que você ama de lado. Siga em frente e erga os olhos.

Na mesma hora, Deus abriu os olhos dela. Hagar avistou um poço de água.

A dor cegava Hagar ao ponto de que ela não era capaz de ver a salvação bem diante dos seus olhos. Mesmo uma salvação tão evidente só é possível de ser vista se Deus abrir seus olhos.
A situação pode não ser como a de Hagar. Você pode não estar em sofrimento. Mas é um alívio saber que Deus estará com você quando estiver caminhando no deserto, quando não parecer haver saída, quando o desejo for apenas de sentar e morrer - nesse momento, Ele abrirá seus olhos.
Sua salvação sempre estará perto de você.

Nenhum comentário: