9.4.05

Jesus e Zaqueu

Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos.

Lucas 19. 2 (1 – 10)

Hoje eu proponho fazermos um exercício de leitura, digamos, interativa. Para tornar o texto bíblico mais vivo para nós, proponho que você se imagine ser o próprio Zaqueu experienciando esse encontro com Jesus, relatado no evangelho de Lucas.

Você é Zaqueu. Um judeu de Jericó. Já a partir daí começam seus problemas. Você nasceu em uma cidade considerada maldita. Quem nasce em Jericó é, só por isso, discriminado pelo resto do povo. Além disso, você conseguiu um jeito fácil de ganhar dinheiro, mas que, por outro lado, garante um jeito fácil de conquistar inimizades: você é cobrador de impostos. Pior que isso: você é o chefe deles. Você tira recursos dos miseráveis da sua terra e os repassa aos dominadores romanos. E ainda por cima lucra com isso.

O trabalho do cobrador de impostos é simples. No início de cada ano, tendo por base a população da cidade, o cobrador paga a Roma todo imposto que aquela localidade deve. Então, durante todo ano ele passa a cobrar dos moradores o dinheiro que tirou do próprio bolso para dar aos romanos. Para piorar, evidentemente ele faz isso auferindo altos lucros sobre a taxa. Além de colaborar com o Império, os cobradores de impostos eram vistos como ladrões, por causa disso, pelos seus patrícios judeus. Traidores e ladrões. Você é Zaqueu. Nasceu em uma cidade amaldiçoada e é visto como traidor e ladrão pelos seus compatriotas.

Você é rico. Tinha tudo para ser feliz, mas não é. Não tem amigos porque o povo não quer contato com você. Para os romanos, você é apenas uma engrenagem no sistema de exploração da Palestina, com utilidade reduzida.

Além disso, sua consciência grita cada vez que você vê os miseráveis sem teto aumentando nas ruas, enquanto você vive na opulência, com o dinheiro que extorque desses mesmos pobres.

Para aliviar, você promove festas e bebedeiras. Procura, assim, aplacar suas crises depressivas, sua solidão. Sua casa cheia de amigos comprados pela sua riqueza satisfaz um pouco de sua carência.

Até que você ouve falar que Jesus entrou na cidade. Um profeta na terra amaldiçoada de Jericó! Você precisa vê-Lo. Corre, busca, termina subindo em uma árvore. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa (Lc. 19. 5). Jesus escolheu a sua casa para ficar. Mais que isso, Ele disse que precisa ficar hoje por lá.

As coisas começam a mudar. Não é por causa do seu dinheiro que Jesus decide ficar com você. É por você. O Mestre não liga para que tipo de vida você tem vivido, como tem ganhado dinheiro. Não liga para nada disso. Ele apenas quer estar na sua casa. Amor assim você nunca tinha sequer imaginado que pudesse haver. Jamais você se sentiu tão valorizado, mesmo com todo dinheiro que você tem.

Alguma coisa mudou profundamente dentro de você. Você não precisa de dinheiro, de poder, de riqueza para viver uma vida plena. Você precisa de amor. E o Messias chegou à sua casa levando o amor que você precisa para dentro do seu coração.

Toda a sua vida até aquele momento se quebrou pela presença do amor de Deus, personificado em Jesus na sua sala. Ele precisava estar com você, mesmo que isso representasse uma afronta à reputação dEle: Todos os que viram isso começaram a resmungar: Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! (Lc. 19. 7).

Tudo o que você precisava você acabou de encontrar. E foi de graça. E percebeu que sua fortuna, sua riqueza, seu dinheiro amealhado de maneira desonesta e imoral, não poderiam comprar a paz sem fim, a companhia e o amor que você buscava. Eles entraram na sua casa e no seu coração, de graça, trazidos por Jesus.

Agora, tudo mudou. Seu coração mudou. Suas prioridades mudaram. O modo como você se vê mudou. Sua vida mudou. Seus traumas estão sendo curados, sua vida está se encaminhando para um novo alvo apontado por Cristo. Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais (Lc. 19. 8). Mudança radical. Devolver quatro vezes o roubado é mais que o quarto a mais previsto pela Lei. Entregar metade dos bens aos pobres, junto a isso, é se tornar um deles. Você percebeu que não precisa de dinheiro depois de ter esse encontro transformador com Jesus. O impacto de Jesus na sua vida fez de sua vida uma nova vida. Suas ações revelam a mudança de seu coração: Então Jesus disse: Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido (Lc. 19. 9 – 10).

Nenhum comentário: