15.4.05

O melhor presente

Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!

Lucas 11. 13.

Como qualquer criança, adorava receber presentes de minha mãe. Como qualquer criança, também, detestava quando estes eram roupas. Pensem em uma frustração cada vez que desembrulhava um pacote e me deparava, não com aquele carrinho cujo comercial vira na televisão, mas com um conjunto para passear nos domingos.

Nem todas as coisas que eu gostaria de ter podiam ser compradas por minha mãe. Cedo me conscientizei disso. Então, nem criava expectativas, nem pedia por determinadas coisas. Sabia que algumas delas eram um tanto inalcançáveis. Com isso, nunca tive aquela bola de futebol que sempre sonhei. Mas ganhei grandes e bons presentes, porque minha mãe, acima de tudo, me amava. E amava muito. Ela sabia como me dar bons presentes, nos seus limites. E ela sabia que presentes eu não deveria ganhar por não serem adequados.

É disso que fala o nosso texto. Minha mãe, humana, podia saber de tudo isso. E não me negaria qualquer coisa, desde que não fosse arriscado para minha segurança, que eu lhe pedisse como presente de aniversário ou do dia das crianças. Se minha mãe sabia isso, imagine o que não sabe o meu Pai celeste. Com uma vantagem: o orçamento não é empecilho ou limite. Deus dá o que for o melhor para nós, e dá abundantemente, e dá gratuitamente.

No texto paralelo de Mateus, no lugar de Espírito Santo surge a expressão “boas coisas”. Isso implica, claramente, que a melhor coisa que o ser humano pode querer, que pode pedir a Deus e pode receber dEle é o Espírito Santo. E esse não nos é dado por medida, com limitações. Basta pedir. Basta clamar com um coração sedento. Basta suplicar ao Pai celestial. Se minha mãe, sendo humana, não podia me negar, por causa de seu amor, qualquer coisa que eu pedisse, quanto mais Deus não me dará o melhor presente, o Espírito, se eu Lhe pedir.

Se não vivemos uma vida plena, na plenitude do Espírito, tomados plenamente por Deus, é porque não aprendemos a pedir isso ao Pai.

Pedimos tudo, mas não nos lembramos de pedir o melhor, a melhor coisa: o Espírito Santo.

Pedimos tudo, mas pedimos mal. Pedimos bênçãos egoísticas para gastar em nossos próprios e particulares prazeres. Pedimos assim e não recebemos, porque deixamos de pedir a melhor coisa, aquela que mais nos abençoará e mais nos fará ser bênção para os outros.

Não pedimos para nos embriagarmos pelo Espírito Santo. Não pedimos que Ele nos encha. Que nos tome plenamente. E não sabemos, assim, o que temos perdido. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate... Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem! (Lc. 11. 10 e 13). Peça pelo Espírito, o melhor presente que o Melhor Pai quer lhe dar.


Nenhum comentário: