13.4.05

Paz sem voz é medo
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá.
(João 14. 27)
O conceito bíblico de paz é totalmente abrangente. O shalom envolve todas as dimensões da vida humana, no campo pessoal e social. Logo, quando Jesus nos promete deixar e dar a Sua paz, Sua promessa engloba toda uma série infinita de motivos, de ações, de vidas, de campos. Ele nos promete a paz plena. Paz com Deus. Paz com os homens.
Dessa maneira, Jesus nos oferece uma real paz social. Uma paz que todos nós queremos e precisamos. A paz que pode gerar o fim de todas as formas de opressão e violência. Uma paz que Marcelo Yuka provavelmente quereria, se pudesse contemplá-la e compreendê-la.
A minha alma (A paz que eu não quero)
A minha alma está armada
e apontada para a cara
do sossego
pois paz sem voz
não é paz é medo
às vezes eu falo com a vida
às vezes é ela quem diz
qual a paz que eu não quero
conservar
para tentar ser feliz
as grades do condomínio
são para trazer proteção
mas também trazem a dúvida
se não é você que está nessa prisão
me abrace e me dê um beijo
faça um filho comigo
mas não me deixe sentar
na poltrona no dia de domingo
procurando novas drogas
de aluguel nesse vídeo
coagido pela paz
que eu não quero
seguir admitindo
O Rappa afirma o grito de uma sociedade amedrontada pela violência. Uma sociedade que clama por paz. Mas uma paz que é diferente de grades que trazem proteção e a dúvida sobre quem é prisioneiro. Diferente de uma paz que executa crianças (e trabalhadores) da Baixada Fluminense apenas com a desculpa de que se precisa manter a ordem social. Uma paz indisfarçavelmente conivente e comprometida que nos conduz a ver o mundo pela tela de uma tevê, cada domingo consumindo os novos produtos entorpecentes oferecidos por Gugus e Faustões da nossa indústria cultural. Que nos põe distante das pessoas, por muros, grades e câmeras, de tevê e de segurança. Paz essa que é falsa paz, paz sem voz, não é paz, é medo.
Essa denúncia se assemelha àquela do profeta Jeremias, quando diz, sobre os profetas e sacerdotes do povo de Deus: Curam superficialmente a ferida de meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz (Jr. 6. 14).
O clamor de Marcelo Yuka é, e ele não sabe, por experimentar o shalom de Deus que Jesus veio nos dar. Uma paz ampla que possa perceber toda a dimensão do problema e trazer soluções que construam um novo futuro. E que não o mate pelas mãos do poder paralelo das drogas, pelo poder executor da polícia (e a conivência da sociedade) ou pelo poder subliminar midiático. Uma paz real, que promova a aproximação e reconciliação entre os homens e por toda a sociedade.
Isso aplica a todas dimensões de relacionamentos humanos, relacionamentos que precisam dessa paz, sejam em sociedade, sejam com o próximo, sejam, o mais importante, com Deus. A paz que essa música busca, e que está disponível em Jesus, é quem nos dá força para nos aproximar tanto do nosso próximo como de todo sujeito dessa sociedade em busca de reconciliação. Porque somente essa paz nos faz ter força para encarar a dor que esse processo de reconciliação traz.
Mas somos, como cristãos, embaixadores da reconciliação. Anunciamos a possibilidade de reconciliação com Deus, com o próximo e entre a sociedade. Anunciamos a possibilidade de vivermos uma paz real, com voz e sem medo. A paz do amor de Deus, que lança fora todo medo. Anunciamos a possibilidade de construirmos, todos juntos, por vínculos reais e concretos, um novo futuro, uma nova sociedade. A partir de novas espécies de relacionamento, onde reine o amor e a paz de Deus em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: