5.6.05

O caminho certo

Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dEle atrás de vocês, dizendo: “O caminho certo é este; andem nele”.
Isaías 30. 21

A escolha do caminho errado é algo que pode nos trazer profundas conseqüências negativas. Quando estamos em uma cidade desconhecida, precisamos estar atentos em como vamos nos deslocar, especialmente contanto com a orientação de pessoas que conheçam a cidade, conheçam o lugar de onde você sairá e o lugar para onde você irá. Você precisa de uma orientação precisa para não se perder no caminho.
No fim de 2003, fui fazer uma prova na Universidade Federal de Pernambuco. Conheço pouco Recife, mas já tinha ido várias vezes ao prédio onde seria feita a seleção. Do lugar onde me hospedei, não sabia chegar à Universidade, mas estava certo que, uma vez no campus, não me perderia. Logo na minha chegada à Recife dependi de orientação de estranhos para poder chegar ao meu destino, à casa que me hospedaria. Do metrô, tomei um ônibus. Pedi ao cobrador que me informasse quando chegássemos à determinada rua. Ele esqueceu de mim e tive de descer uns quarteirões além do meu destino. Depois, quando fui para universidade, no dia anterior à prova para aprender o caminho e evitar o prejuízo de me perder no dia, descobri, para meu desalento, que havia muitas paradas de ônibus semelhantes àquela que eu sabia que ia descer no campus da UFPE. O resultado foi que eu desci do outro do campus e tive de atravessar a pé toda a extensão do mesmo, até o prédio onde faria a prova. Eu me perdi por não ter dependido da orientação de quem conhecia as coisas melhor do que eu. Mas no fim de contas, tudo terminou bem.
É uma história como essa que se encontra no capítulo 30 do livro de Isaías. Deus está dizendo que, apesar de todos os pecados que o povo cometeu e todo o castigo que sofreu, Ele está pronto para restaurar Israel completamente. E quando fizer isso, está pronto também para guiar o povo mais uma vez, não lhe permitindo que se desvie e peque gravemente de novo. Para isso, Israel precisa tomar duas atitudes: voltar-se a Deus e abrir seus ouvidos.
É impressionante essa imagem que o profeta constrói. É a imagem de alguém que vai caminhando por uma estrada desconhecida, em uma terra na qual nunca esteve antes. É a história de alguém que sabe aonde precisa ir, mas nunca esteve lá antes e não conhece o caminho. Esse alguém precisa de constante orientação para que não se perca. E Deus promete ser esse Orientador, com Sua doce voz falando aos ouvidos do povo: “O caminho certo é este; andem nele”!
Na caminhada da nossa vida, muitas vezes nos deparamos com encruzilhadas ou com estradas desconhecidas. Nessas horas, costumamos nos sentir perdidos e corremos o risco de nos desviarmos do rumo de nosso destino, nos afastando gradativamente do Senhor. Nessas horas precisamos tomas duas atitudes.
Em primeiro lugar, é preciso buscar ao Senhor: Quando vocês clamarem pedindo socorro, o Senhor Deus ficará com pena de vocês; Ele os ouvirá e atenderá (...) não se esconderá de vocês. Ele é o seu Mestre, e vocês O encontrarão quando quiserem (Is. 30. 19 – 20). Ele está a postos para atender ao nosso chamado por socorro. Ele está pronto para nos orientar nos caminhos que precisamos tomar. Ele está disposto a nos dizer qual a melhor estrada para chegarmos ao nosso destino: o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo, a vida plena com Ele (Fp. 3. 14).
Mas também precisamos abrir nossos ouvidos para ouvir a orientação de Deus. Porque é fundamental também estarmos dispostos, com os corações prostrados e rasgados para pormos a Palavra de orientação que o Senhor nos fala em prática. Além disso, precisamos ter sintonia com Ele, concentrados na voz de nosso Pastor, para que não sejamos confundidos por outras vozes que não a dEle. Ele está pronto para nos guiar em todos os nossos passos, para evitar que nos desviemos. Precisamos, então, dispor nosso corpo, nosso coração e nossos ouvidos para com humildade ouvir Sua voz a nos dizer: “O caminho certo é este; andem nele”.

Nenhum comentário: