9.8.05

Não mais dor

Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.
Apocalipse 21. 4.

Ontem estava lendo o livro de Isaías e me deparei com um texto que causou profundo impacto e inquietação em meu coração. É uma fala curta e dura demais, da parte do Senhor contra o Seu povo. Faz parte do texto sobre o qual refleti ontem, mas não me saiu da mente: ainda assim não haverá colheitas nos campos quando chegar o dia de sofrimento e de dor sem cura (Is. 17. 11).
Não sei se consigo imaginar a terrível dimensão de que se trata esse texto, esse dia sobre o qual o profeta fala. Sofrimento e dor sem cura! É algo extremamente terrível de se imaginar, de se alcançar de uma perspectiva puramente teórica. Apenas quem já viveu situação que nos leva a sentir isso pode entender a dimensão do que seja um sofrimento e dor sem cura.
Três anos atrás a dor que eu sentia parecia isso. Meu choro era desesperado diante de tudo que estava acontecendo na minha vida. Era desespero puro mesmo. Porque por mais que eu tentasse contemplar alguma saída, por mais que eu tentasse resgatar algum ânimo, eu não via nenhuma possibilidade de escape àquele sofrimento. Era profundamente doloroso e desesperador. Eu havia ido ao seminário cheio de sonhos de construir minha vida e meu ministério. Como resultado de meu pecado, meu mundo estava sendo destruído pela poderosa mão de Deus. Era como se eu estivesse na plataforma da minha vida, ela estivesse afundando no mar da tristeza e eu não pudesse contemplar nenhuma chance de sobrevivência. Só quem já viveu situação semelhante pode ter idéia do que estou falando.
Semana passada me despedi de um grande amigo que foi embora. Sua vida, como ele a concebia e como ele a sonhou, também foi destruída, também foi destronada. No culto de sua despedida ele disse que via sua vida agora como se fosse um enorme quebra-cabeça de numerosas peças, praticamente montado, no qual alguém bateu por baixo espalhando todas as peças no chão. E ele não tem idéia de como começar a juntar tudo. Posso imaginar a infinitude da dor e do sofrimento que estão no seu coração.
Nessas horas, podemos ter uma certeza mesmo que não consigamos acreditar. Não é o fim da história. O fim da história com Jesus é bem diferente. Por maior que seja a dor e o sofrimento, não durarão para sempre: Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Vivi na pele a experiência de nem conseguir acreditar nisso, mas vivi também a experiência de ver o Senhor restaurando tudo, enxugando as lágrimas, sanando toda a dor e sofrimento, por pior que fossem.
Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Há momentos de extrema dor e sofrimento que Deus nos permite passar para fazer em nossas vidas a Sua vontade. Momentos que nos provocam profundo desespero. Mesmo que percamos nessas horas todas as certezas, mesmo que soframos com intensidade todas as dores, neste dia o Senhor lhe diz que com Ele esse não é o fim da história. Ele vem para nos consolar. Ele vem para nos remir. Ele vem para nos livrar. Ele desce dos céus para nos socorrer. Ele enxugará nossas lágrimas, ele sanará nossas dores, sarará nossas dores e feridas. Mesmo que o desespero não nos deixe acreditar nisso. Basta confiar em Jesus, entregar-se a Ele e confiar no Seu amor, que não se acaba nunca.

Nenhum comentário: