10.8.05

O sim de Deus

Pois Jesus Cristo, o Filho de Deus, [...] é o “sim” de Deus porque é o “sim” de todas as promessas de Deus.
2 Coríntios 1. 19 – 20

Alguns anos atrás, ouvi no seminário uma pregação inesquecível. Era um professor norte-americano que veio nos falar, em uma semana teológica, acerca de pregação. Na última noite, ele concluiu aquele seminário com uma pregação, obviamente. Ele falava, com base no texto de Mateus 14. 22 – 13, sobre problemas. Dizia que naquele texto aparecem três tipos de problemas que costumam nos acometer. O primeiro tipo são os problemas reais. O barco dos discípulos estava sofrendo com as ondas e o vento. Era um problema real que assustava aqueles homens.
Além dos problemas reais, o texto nos fala acerca de problemas imaginários. Quando os discípulos vêem Jesus andando sobre as águas pensam ver uma coisa que não existe: É um fantasma! (Mt. 14. 26). Do mesmo modo que os discípulos temeram fantasmas, quando era Jesus que vinha andando pelas águas, muitas vezes gritamos de medo por problemas que não são reais. Problemas que só existem em nossa cabeça.
O terceiro tipo de problema que foi destacado do texto foram os problemas causados pela incredulidade. Porque Pedro duvidou, começou a afundar. Esse é um tipo sério de problemas que nos acometem: problemas gerados pela nossa falta de fé, que terminam superdimensionando muitas coisas em nossas vidas.
Como sei que essa é não é uma lista fechada, estive pensando em um outro tipo de problema, profundamente relacionado a este último. São os problemas que geramos a nós mesmos por acreditarmos em falsas promessas, especialmente quando elas são promessas feitas em nome de Deus. Ainda que Deus não tenha nada a ver com elas. Não são problemas com incredulidade, mas com credulidade excessiva.
Você já deve ter conhecido uma história assim: uma jovem amiga que estava acometida por um câncer esteve uma vez em um culto em minha igreja. Deus realmente fez maravilhas naqueles dias por meio de um pastor profundamente ungido. Mas se tem uma coisa que precisamos entender é que os vasos são de barro. Quer dizer, eles também cometem erros, ainda que Deus não erre. Esse homem profetizou a cura daquela jovem. O mais interessante é que poucos sabíamos que ela estava com câncer naquela ocasião. Há dois anos, o câncer a levou.
O que isso deve nos ensinar, a fim de evitarmos problemas? Pois Jesus Cristo, o Filho de Deus, [...] é o “sim” de Deus porque é o “sim” de todas as promessas de Deus. Jesus não promete cumprir qualquer promessa que for feita em Seu nome. É muito fácil pôr o nome de Jesus em nossas promessas sem que Ele esteja, de fato, relacionado a elas. Jesus é o “sim” de Deus a todas as promessas de Deus. Jesus não promete realizar qualquer coisa porque usamos o Seu nome. Ele promete realizar a vontade do Pai. É ao Pai que Ele diz “sim”.
Podemos construir um grave problema para as nossas vidas se passarmos a acreditar em qualquer coisa que se diga em nome de Deus. Porque muitas coisas ditas nesse nome não se realizarão e nos porão em maus lençóis. É preciso ter critério. É preciso checar por nós mesmos. Esse é um exercício de fé e confiança em Deus e na Palavra. Muitas vezes nos deixamos enganar porque não nos dispomos a ouvir e descobrir aquilo a que, realmente, Jesus está dando o Seu “sim”.
Há uma solução interessante para esse tipo de problema. É o desenvolvimento de uma profunda relação de fé e intimidade com o nosso Senhor. Se nos dispormos a nos lançarmos a essa empreitada, de coração e de alma, vamos descobrir as maravilhas que Deus tem preparado para nós em Seu coração. Vamos descobrir as riquezas das verdadeiras promessas às quais Jesus está nos dando Seu “sim”. Mais que isso, vamos descobrir que a maior dessas promessas é nunca nos abandonar, independente de qual seja o tipo e a dimensão de nossos problemas. Jesus foi até o barco que estava sendo assolado pelo vento e pelas ondas, e o vento se acalmou. Falou repreendendo o medo irracional dos discípulos: Coragem! Sou eu! Não tenham medo! (Mt. 14. 27). E sustentou Pedro pelas mãos quando sua incredulidade o fez afundar. A essa promessa, podemos ter certeza, Jesus sempre e em qualquer circunstância, estará dando Seu “sim”. E no fundo, somente ela importa de verdade, vamos descobrir andando com Ele: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos (Mt. 28. 20).

Nenhum comentário: