3.9.05

Poder para pisar

Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.

Lucas 10. 19

Cheguei tarde da viagem a Mossoró e muito cansado. Ainda assim, decidi ir até o congresso de jovens da Assembléia de Deus no bairro da Candelária, aqui em Natal. Quase vencido pelo cansaço. Com os olhos quase fechando de sono, mas queria ir. No meio da sua mensagem, o pregador citou o texto acima, o que me conduziu a pensar sobre as situações de lutas espirituais que temos enfrentado na vida.
Aflições fazem parte de nosso dia a dia como cristãos. Aliás, eu acredito que, verdadeiramente, as nossas aflições são parte fundamental do processo de amadurecimento de nossas vidas. São parte essencial na direção de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, como é a temática do tal congresso.
Mas no meio das aflições, muitas vezes nos tornamos mais frágeis e abertos a ações diretas da parte do Maligno. Ele, um inimigo perspicaz, está sempre a nos rodear, esperando uma oportunidade em que demonstremos fraqueza para nos atacar com força total. Seu propósito é nos destruir, é acabar conosco.
O texto de Lucas é rico a nos instruir nessa batalha, real e verdadeira, em que nos encontramos, contra principados e potestades, realidade espiritual em que estamos inseridos. No início do capítulo, Jesus envia seus setenta e dois discípulos a fim de pregar o evangelho e lhe preparar caminho, dando-lhes instruções claras e ungindo-lhes com poder. Eles voltam exultantes: Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do Senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas! (Lc. 10. 17).
É aqui que está a revolução da perspectiva de Jesus. Para mim, é como se Ele dissesse: Grande coisa! Jesus coloca a situação na sua dimensão correta. O diabo é um inimigo derrotado. Não tem qualquer poder diante do Poder dos Poderes. Por isso, ao nome de Jesus, todos os demônios eram submetidos. De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo (Lc. 10. 18 – 19).
Esse texto me remete a um dos meus prediletos, em se tratando de batalha espiritual: E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória (Cl. 2. 15). Satanás e suas forças são inimigos derrotados. Por isso, temos autoridade para enfrentarmos esse adversário sem nenhum temor: Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Por isso, podemos pisar cobras e escorpiões, porque o poder do mal, derrotado, não pode nos atingir, nós que andamos pelo nome do Senhor.
Se somos alvos dos ataques do diabo, não há o que temer. Não há porque recuar. Jesus nos dá poder para pisar cobrar e escorpiões. Os nossos inimigos, apesar de ainda terem forças, já foram vencidos na Cruz de Cristo. O seu poder está submetido ao de Cristo em nós.
Por outro lado, nada disso Jesus julga importante. E não julgando importante como nós temos julgado, Ele coloca as coisas em dimensões ainda mais apropriadas. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu (Lc. 10. 20). Nada disso é importante, porque o que importa de verdade é manter-se ligado à vida de Deus. É estar em Sua companhia. É viver a Sua comunhão. É exatamente isso que Tiago nos diz: Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o diabo, que ele fugirá de vós. Cheguem perto de Deus, e Ele chegará perto de vocês (...) Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os colocará numa posição de honra (Tg. 4. 7 – 8 e 10).
A luta contra o diabo, aquela que nos permite pisar cobras e escorpiões, é efetivada na dimensão do poder de Deus operando em nós. Poder que vem a nós pela comunhão, pela de Deus em nossa vida. Pelo nosso revestimento da vida de Cristo. Ou a armadura de pode de Deus não é esse revestimento, que nos mantém firmes contra as armadilhas do maligno? É o capacete da salvação, o cinto da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com botas da prontidão em se pregar o evangelho, o escudo da fé e a espada do Espírito, a própria Palavra de Deus. Essas são vestes que só podem ser encontradas naqueles que conhecem a Deus, são revestidos de Cristo e desejam, cada vez mais, a Sua semelhança e santidade de vida. Nas nossas lutas espirituais, o que realmente importa é andar com Cristo. Daí virá a nós o poder de pisar cobras e escorpiões.

Nenhum comentário: