1.9.05

Um coração sincero

O que Tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a Tua sabedoria.
Salmo 32. 6

Quando estava no seminário, preguei um sermão na minha igreja que provocou intensa polêmica. Contava de minha frustração com certa negativa que um dia o Senhor havia me dado. E, frustrado, fui até uma lagoa em Fortaleza, e discuti com Deus. Com raiva, atirei pedras na lagoa como se fossem contra o próprio Senhor.
Rasguei meu coração com sinceridade diante do Pai, mas causei polêmica. Porque as pessoas não costumam aceitar muito bem essa idéia de “jogar pedras em Deus”. Ainda que não me arrependa de ter dito isso no sermão, não posso, também, culpar a reação alcançada. Mas tenho a consciência tranqüila de que apenas fui honesto. Porque sei que muitas vezes nos chateamos contra Deus, mas em nome dos nossos sentimentos religiosos, engolimos nossa mágoa sem tratá-la. Deus quer tratar tudo em nós. Porém, o caminho para esse tratamento é um coração plenamente sincero diante dEle, que não se esconde atrás de nada. O caminho, por exemplo, para tratar essa mágoa pelo não de Deus, era rasgar o coração, gritando para Ele como eu me sentia. Somente quem tem um relacionamento íntimo com Deus pode ser sinceramente honesto com Ele, ainda que seja para expressar violentamente sua mágoa. E Deus não rejeita esses corações.
O que Tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a Tua sabedoria. A sinceridade do coração é fundamental para que Deus mude a nossa vida. Porque quando rasgamos nossa alma inteiramente diante do Pai, abrimos totalmente as portas para que Ele aja. Se não fizermos isso com nossas próprias mãos, o Senhor virá com Seu poder para arrancar de nós as nossas máscaras, com força e violência. Se não rasgarmos nossos corações com sinceridade, o Senhor virá com violência santa nos expor. Ele nos exporá até a nós mesmos, porque muitas vezes – a maioria delas – nos escondemos de nós mesmos. Ocultamos nossos sentimentos, desejos, vontades, dores e frustrações até de nós mesmos. E, se é assim, como conseguiríamos nos expor ao Senhor? Deus nos quer expostos diante dEle. Deus quer nossos corações sinceros, quebrados, rasgados diante dEle.
Como resultado, diz o salmista, os corações inteiramente e sinceramente entregues nas mãos do Pai serão cheios da sabedoria que vem do alto, da sabedoria de Deus: enche o meu coração com a Tua sabedoria. Essa é uma via de mão dupla: por um lado, rasgar o coração em sinceridade diante de Deus abre o caminho para que Ele nos transforme e derrame em nós a Sua sabedoria. Por outro, no entanto, já é fruto da sabedoria que nasce no encontro com o Pai ser capaz de abrir sinceramente o coração para Deus.
Um coração aberto, sincero, para com Deus será sempre canal de bênção para todos aqueles que estão à sua volta. Porque ele não estará aberto só a Deus, mas ao próximo também. E aberto ao próximo, amando o próximo, o coração é vaso que conduz a bênção da presença de Deus a todo aquele que precisa no seu entorno. O coração sincero, aberto para ser constantemente transformado pelo Pai, é canal da transformação de Deus nos piores desertos da vida. É abençoado para ser bênção sempre. Felizes são aqueles que de Ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao monte Sião! Quando eles passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos (Sl. 84. 5 – 6).

Um comentário:

Paula disse...

Meu irmãos, é isso mesmo... Temos de rasgar o nosso coração diante de Deus e esquecer os sentimentos "religiosos"... muitas vezes queremos dar uma aparência de que está tudo bem... relacionamento com Deus implica tudo: rir com ele, chorar com ele, gritar, seja o que fôr...