28.12.16

Toque

Jesus estendeu a mão, tocou o leproso e disse: “Quero! Fique limpo!”.
Mateus 8. 3


A força de um toque amoroso derruba barreiras de diversas ordens.

Em dias de intenso sofrimento, um toque, uma manifestação de amor, um “eu te amo”, afastam as mais pesadas nuvens, fazem ressurgir o mais brilhante sol, alimentam a alma da energia suficiente e necessária para, retomada a força, enfrentar o sofrimento e a dor.

Recentemente, em um dia de intensa angústia, sai com um amigo e sua turma. Não conhecia ninguém, mas uma das pessoas dispensou tanto afeto e carinho para mim, em um abraço e em um toque, que me senti em parte refeito para seguir a vida, apesar de tanta dor que, então, me abatia.

Algumas semanas depois, uma velha e querida amiga, parece que adivinhando a angústia me abalava numa manhã de segunda-feira, me disse singelamente que me amava. Emocionei-me e sair para resolvi a vida com um sorriso nos lábios.

O toque, a palavra, curam a alma.

Segundo a lei, os leprosos eram considerados impuros. Além da doença, eles tinham de enfrentar o isolamento social: ninguém podia lhes tocar e eles eram obrigados a viverem fora das cidades, totalmente cobertos e gritando (“Impuro! Impuro!”) sempre que alguém se aproximava.

Tocar um impuro é, para a lei, se tornar impuro.

Por isso, mais adiante no capítulo (8. 17), o evangelista relembra as palavras de Isaías sobre o Servo Sofredor:


Ele levou nossas doenças,
Ele carregou nossas enfermidades.


Elas não se relacionam à cruz, mas se relacionam ao toque que manifesta amor e cura, e que torna Jesus ritualmente impuro.

Essa era a sua prática: tocar os impuros para manifestar seu amor e poder de cura. Assim, ele levava sobre si sua impureza.

Os evangelhos de Mateus (9), Marcos (5) e Lucas (8) relacionam duas histórias - a ressurreição da filha de Jairo, que tinha doze anos, e a cura da mulher que sofria com o fluxo de sangue há doze anos. A mulher, impura segundo a lei há doze anos, enfrenta a multidão e toca Jesus, tornando a ele e aos demais ritualmente impuros.

Quando Jesus chega à casa de Jairo, encontra a menina morta e toca-a, mandando-a levantar. Tocar um cadáver também era algo que deixava alguém impuro.

Jesus me ensina que o toque e a palavra de amor são curativos e que, para curar, fazem-nos levar sobre nós a impureza que vemos nos outros.

Ao curar o leproso, Jesus o toca!

Como nos toca para curar-nos e assumir nossa impureza.

Como nos convida a tocar os outros e partilhar a sua impureza em direção da verdadeira cura.


Nenhum comentário: