25.2.05

Levado pelo Espírito

Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo..

Mateus 4. 1.

Jesus tinha acabado de ser batizado por João. O Espírito Santo descera sobre Ele na forma de uma pomba e a voz do Pai lhe chamou de Filho querido. Agora, o texto diz que o mesmo Espírito o levou para o deserto a fim de que fosse tentado pelo Diabo.

O primeiro personagem que se destaca aqui é o próprio Espírito. Ele enche, capacita e batiza. Então, leva ao lugar de prova. Ao nos ungir e guiar, o Espírito Santo nos conduz também para momentos delicados de resistência, fé e perseverança.

Às vezes é difícil perceber ou admitir que Deus prossegue no controle de tudo, que é Ele quem, em uma última instância, permite que passemos pelas lutas e provas, porque Ele sabe que essas coisas nos aprovaram como Seus servos. Como na história de Jó, que perde tudo, inclusive a saúde, para que possa perceber, ao fim e ao cabo, que antes só conhecia a Deus de ouvir falar, mas agora foi impactado pela visão gloriosa do Senhor.

De forma semelhante, foi Deus Quem fez com que o povo de Israel passasse quarenta anos no deserto antes de penetrar a Terra Prometida. Se por um lado aquilo foi castigo contra a dureza do coração do povo, por outro foi prova para que apenas uma geração renovada pelo próprio Deus tomasse posse do que Ele tinha preparado para aqueles que O amam. Deus promoveu aquela caminhada no deserto, conduzindo o povo, para que o povo que por fim entrasse na Terra estivesse pronto para caminhar com Ele. Ele conduzia o teste do deserto.

Um pouco antes disso, Deus já fizera a mesma coisa com o próprio Moisés. Moisés matara aquele egípcio e fugira para o deserto. Lá, constituiu família com Zípora. Cuidava das ovelhas de seu sogro. O Espírito, no deserto, foi preparando o caráter e o coração de Moisés. Até que, quarenta anos passados, com Moisés testado e aprovado, a sarça que queimava e não se consumia revelou o Deus vivo que vinha libertar Seu povo. E usaria o próprio Moisés para isso.

Quando Elias fugiu de Jezabel, foi para o deserto. Até que o Espírito restaurou seu coração falando com ele na brisa do Horebe. Do mesmo modo, quando Paulo cai do cavalo e se encontra com Jesus, se recolhe ao deserto por três anos para aprender aquilo que o Espírito Santo lhe queria ensinar.

Em todos esses momentos, a principal presença é a do Espírito Santo. O Espírito é Quem controla esses momentos de tentação, de prova e de teste. Ele está ali conosco, prepara e conduz esses momentos para nos aprovar e nos fazer ser o que Ele quer que sejamos. O Espírito está sempre conosco nessas horas, como estava com Jesus, levando-O para ser tentado pelo Diabo no deserto.

Nenhum comentário: