26.2.05

No deserto

Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo..

Mateus 4. 1.

O deserto é o lugar da prova. Para lá o Espírito conduziu Jesus.

O que é um deserto do ponto de vista físico? Um deserto é um lugar sequíssimo, árido, com total ausência de frescor, total ausência de vida ou de qualquer coisa que possa refrigerar. É um lugar de solidão. O deserto é um lugar sem companhia.

Essas são realidades que podem ser transpostas para a vida espiritual. No entanto, o deserto espiritual é muito mais um momento, uma circunstância, do que um lugar. É um momento em que nos falta frescor e refrigério espiritual, como se as coisas estivessem mais difíceis por Deus estar distante. Os céus parecem fechados e vida plena e verdadeira, ausente. Estamos sós. Parece que não há mais esperança para nós porque até Deus parece não nos ouvir mais.

O mais duro é que todos precisamos passar por desertos. Todos precisamos passar por momentos em que as coisas parecem mais difíceis, em que parece haver uma completa ausência de Deus conosco. Momentos em que parece que a vida de Cristo nos falta. Nada é capaz de refrigerar a alma. Todos passamos por situações que nos esgotam e que nos deixam apenas com a aridez de nossas almas. Não há orvalho para revigorar. A chuva não revitaliza a terra seca.

Se a gente parar para pensar nos nossos desertos... momentos em que tudo parece ter chegado ao fim, estamos esgotados e só queremos jogar tudo para o alto.

São situações em que olhamos todas as direções e não encontramos perspectivas. Os céus parecem não receber a nossa oração. E nada renova nossas forças e nosso espírito. O que pode nos confortar é lembrar sempre que tudo isso é aparência. O Espírito ainda está ali, no controle de tudo.

E quem nos leva ao deserto? Nós, com os nossos pecados? O texto diz que não. O Espírito levou Jesus ao deserto. É o Espírito Santo Quem nos leva e, assim, no dá uma oportunidade de crescimento. Crescimento na fé, na perseverança, na resistência. O deserto é lugar para resistência. Resistência como a do vaqueiro nordestino que enfrenta o sertão semi-árido e é capaz de ali viver e ali fazer brotar a vida. Resistência que fez Euclides da Cunha dizer que o sertanejo é, antes de tudo, um forte.

Mas o crescimento é especialmente na fé. O deserto é um momento em que Deus parece estar ausente. Mas precisamos crer que isso não é verdade. Ele está ali, presente, mas só uma fé amadurecida, profunda e exercitada pode nos dar essa convicção. E o principal resultado do deserto em nossa vida de fé é desenvolver essa fé robusta necessária que nos conduzirá para caminhos inimagináveis na vida com o Senhor.

Nenhum comentário: