16.2.05

Saciando a sede

Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

João 7. 37 - 38


Mês passado fiz uma viagem para o Seridó Potiguar. Depois de passar por uma serra chamada “do Doutor”, começamos a perceber os efeitos da estiagem na terra seca. A temperatura subiu muito. A paisagem ficou amarronzada com a caatinga sem água. E a gente começou a ver muitos animais mortos de fome e sede às margens da estrada.

Na volta, em torno da uma da tarde, o calor era maior. Apesar do ar condicionado do veículo, a carenagem estava tão quente que o calor extravasava para dentro do carro. E eu olhava admirado como seria possível alguém viver e trabalhar em terra tão inóspita. Para mim, seria impossível. Doía somente imaginar que tipo de vida o sertanejo suportava.

Mas no meio daquela paisagem ressequida, apareciam dois verdadeiros oásis em torno de duas pequenas cidades. No entorno daquelas comunidades víamos muito verde. Impressionantemente, a paisagem era outra. Graças ao fato de que dois açudes perenes abastecem ambas. A presença da água é um elemento que altera todas as coisas em torno dessas cidades.

Aquela terra seca, os sertanejos, as plantas e os animais só precisam de uma coisa ali para uma vida diferente e plena: água. Muita ou pouca, a água tem potencial para transformar todas as coisas.

Uma cena como a que vivi me faz lembrar do encontro de Jesus com a mulher samaritana (João 3). Era meio dia. Calor de matar na Palestina. Sede. A questão é sede e calor. E Jesus diz àquela mulher que Ele pode dar água da vida que a saciará para sempre. Jesus é a água que sacia a nossa sede espiritual e refrigera a nossa alma ressequida. Olhar para a terra seca do Seridó me fez lembrar de Quem é Jesus e do quê Ele faz para fazer vida nova brotar dentro de nós.

Voltamos para a Festa dos Tabernáculos. No templo, Jesus se levanta e oferece saciedade e alívio para todo aquele que nEle crer. Quem tiver sede, pode ir a Ele. Ele é água viva que sacia toda necessidade de um coração espiritualmente ressequido e sedento. Basta ir a Ele, e rios dessa água viva fluíram de nosso coração até a vida eterna, nos conduzindo ao centro da vontade do Pai, a uma vida de intimidade e comunhão (que é a vida de verdade) com Ele.

Aqui está o nosso problema. Todos estamos sedentos. Os nossos corações são ressequidos como a terra do nordeste, carentes da água viva. Mas muitas vezes nos comportamos como se estivéssemos com os olhos vendados e, em vez de bebermos da água oferecida pelo Senhor, estamos bebendo da água amargurada e envenenada disponibilizada por um Inimigo. Sedentos, estamos buscando saciedade em uma água que nos envenenará porque estamos cegos. Não abrimos os nossos olhos e não percebemos a ação maligna para nos afastar da intimidade e comunhão com o Pai. Em vez de bebermos a água viva para saciar a nossa sede, estamos bebendo o veneno da amargura, do ressentimento, da crítica, da fofoca, do mal e da morte. De olhos vendados, estamos aceitando a água envenenada que Satanás oferece porque não nos dispomos a abrir os olhos, nos levantarmos do nosso lugar, irmos a Jesus e deixarmos fluir os rios de água viva em nosso coração carente. Rios que de graça estão oferecidos, mas que de graça estamos desprezando.

Continuamos sedentos. Podemos optar por continuar a usufruir dessa água contaminada que por fim nos matará, ou, então, sairmos de nosso imobilismo, abrirmos os olhos de nosso coração, e irmos a Jesus. Porque Ele disse: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

Nenhum comentário: