14.2.05

Temor e intimidade

A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a Sua aliança.

Salmo 25. 14

Imagine uma casa. Uma casa não. Uma mansão. Cada quarto, uma suíte confortável. Nada de calor, nada de dispersão, nada de dúvida, nada de insegurança. Puro conforto, puro prazer. Vida pura.

Você caminha por essa casa. A cada cômodo, você se impressiona com a tranqüilidade, a paz e a beleza do lugar. Todas as coisas arrumadas, tudo organizado. E o lugar é seu. Todo seu. Você não precisará dispor de um real para usufruir desse lugar, para entrar nele, para estar em seus cômodos, para viver em seus quartos. O lugar é seu de graça, mesmo você percebendo o seu enorme valor. O lugar é seu. Lugar de intimidade e comunhão.

É desse modo que Deus nos mostra a sua comunhão e seu convite à intimidade. A casa da intimidade com Deus é extremamente aprazível e confortável. É belíssima. É rica. É de graça. O preço dessa aliança foi pago totalmente por Jesus na Cruz do Calvário.

Os quartos estão vazios porque nos esperam para entrar e viver a intimidade e o temor do Senhor. Disse Jesus: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará (Mt. 6. 6). Os quartos ainda estão aí, com as portas abertas, esperando corajosos que se disponham a entrar e trancar a porta da comunhão em secreto.

Cada vez mais me convenço da necessidade que temos de viver na intimidade do Senhor. Sendo capazes de ouvir a Sua voz maravilhosa, entender aquilo que Ele tem para nós. E obedecer, como diz um cântico do Koinonya: Se eu quiser adorar a Deus, tenho que entender Seu Filho/ Se eu quiser adorar a Deus, tenho que ouvir do Espírito/ E obedecer...

A intimidade do Senhor não é exclusividade de uns poucos santos privilegiados. A intimidade do Senhor é o melhor lugar do mundo para que cada cristão esteja. É a casa maravilhosa que Deus tem preparado para todos os que O servem. Para aqueles que O buscam e O adoram. Para os que O temem. Não é uma mansão exclusiva nem exclusivista. Os quartos, confortáveis, estão vazios porque estão esperando os seus ocupantes. Cada um de nós.

A intimidade do Senhor é um lugar espiritual que o próprio Deus preparou e tem preparado para cada um de nós, Seus filhos. É o lugar onde Ele deseja que estejamos. É o lugar onde deveríamos desejar estar.

A intimidade do Senhor é para aqueles que O temem. Jesus disse isso na Sua última noite: Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer (Jo. 15. 14-15).

Conhecer o Senhor intimamente é um privilégio disponível a cada um de nós. Aos que se dispuserem a entrar na casa da intimidade com Deus e usufruir de um de seus quartos de comunhão com o Pai, Deus dará a conhecer os mistérios de Sua aliança. Seremos conhecidos como amigos de Deus. Como Abraão. E a quem estiver nessa casa, Deus possivelmente repetirá palavras como as que disse a Abraão: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer? (Gn. 18. 17).

É interessante olhar para a tradução na Linguagem de Hoje do versículo 14 do Salmo 25: O Senhor Deus é amigo daqueles que O temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles. Deus está convidando você a entrar na casa da Sua intimidade, tomar posse do quarto que Ele preparou ali especialmente para você e se tornar amigo íntimo e conhecedor fiel dEle mesmo. Não perca tempo. A porta está aberta.

Nenhum comentário: