1.4.05

Chuvas da salvação

Eu lhes disse: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o Senhor, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação”.

Oséias 10. 12

Oséias, profeta do Reino do Norte (Israel) e contemporâneo de Amós, prega no meio de um povo que anda trocando religiosidade por culto (cf. Os. 6. 6). Ele anuncia, por isso, a destruição final de Samaria, que finalmente acontece em 721 a.C.. A passagem em que se insere esse texto é profundamente inquietante como um todo, mas aqui quero pensar nessa ordem que Deus dá ao Seu povo de todos os tempos.

A primeira coisa que Deus nos instrui a fazer é preparar a terra para a lavoura. Não resta dúvida de que a imagem se refere a uma metáfora da vida espiritual de cada um. Assim, preparar os campos é preparar a si mesmo, o próprio coração. É nossa busca por Deus, por meio de Sua Palavra, que prepara nosso coração para que possamos fazer a semeadura da justiça, a fim de que venha a colheita esperada e desejada. É preciso atender ao chamado do Senhor, pois já é tempo de vocês se voltarem para mim.

Somos chamados, também, para semear a justiça. É nosso papel sermos santos e justos. É nosso papel viver, na prática, a realidade da justiça que se manifesta na Palavra de Deus. É nosso papel, com os corações transformados e preparados para a semeadura, buscarmos a vida de justiça. Semearmos a justiça.

Mas, o que acontece quando o homem do campo semeia a terra mas não vem a chuva? A semente se perde, o campo não verdeja, a morte reina e impera no meio de tudo. Não acontece colheita se não vier chuva sobre o campo semeado.

Do mesmo modo, sem que o Senhor venha como chuva de amor, nossa justiça se torna aridez, hipocrisia, farisaísmo. Deus nos quer semeando a justiça, a retidão, a santidade porque é hora de buscar o Senhor. Só quando nos voltamos para Ele, Ele envia a chuva de amor que traz vida à semente lançada.

É hora de buscar ao Senhor. Buscar sem limites. Não um pouco, alguns instantes por dia, mas buscarmos por Ele até que Ele venha. Até que sintamos a Sua chuva caindo sobre nós. Chuva de refrigério, vida, poder e avivamento. Eu e você precisamos da chuva do Senhor inundando a nossa vida. Precisamos buscar o Senhor até que Ele venha.

Quando Jesus se despede de Seus discípulos no livro de Lucas, lhes diz: Eu lhes envio a promessa de Meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto (24. 49). O que fizeram os discípulos? Esperaram dez dias, em oração, até que o Senhor viesse em Sua chuva no Pentecostes.

Busque o Senhor e aguarde que Ele se derrame como chuva de justiça, salvação, vida e poder. Continue buscando até que Ele venha para que você colha as bênçãos que o amor produzirá.

Daniel Dantas

Missionário da 1ª IPI do Natal

Nenhum comentário: