1.4.05

O que está escondido

Porque, se o evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo. Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.

2 Coríntios 4. 3 – 4.

Quem conhece a profundidade e as riquezas da graça de Cristo revelada na Cruz pelo evangelho, as boas notícias da salvação, muitas vezes se questiona como muitos podem ser apresentados a essa mensagem e, simplesmente, rejeitá-la. Uma vez ouvi uma resposta simplista de uma irmã bem intencionada: Não aceitam Jesus por falta de vergonha na cara, dizia ela.

Será isso mesmo? Por que a luz do evangelho de Cristo não brilha nas suas faces?

Em primeiro lugar, porque o evangelho lhes está escondido. Há um véu posto sobre o coração deles, como Paulo diz um pouco antes (2 Co. 3. 15). Mesmo que lhes apresentemos a Palavra da salvação, ela será incompreensível para eles. Parecerá loucura. A luz de Cristo não vai encontrar lugar para se refletir porque um véu se interporá entre ela e a face e o coração dessas pessoas. São como quem olha e não vê. Como quem ouve mas não escuta.

Em segundo lugar, o diabo, o deus deste mundo, está agindo. Na verdade, por vezes é o próprio diabo quem vela os corações e encobre o evangelho. Ele quer matar, roubar e destruir. E seu trabalho mais eficaz nesse sentido é roubar a Palavra pregada dos corações. Nada é mais destrutivo do que a ação do diabo encobrindo dos corações o evangelho da glória de Cristo.

O deus deste mundo toca na mente dos incrédulos para que a Palavra de Deus lhe seja incompreensível e, assim, seja impossível à luz do evangelho brilhar nos corações. O diabo tem lançado nos corações as sementes de falsas doutrinas, filosofias e idéias que têm enredado a muitos. Tudo isso para que não brilhe sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.

Na pregação do evangelho, somos responsáveis por cultivar uma vida de oração, intercedendo por aqueles cuja mente está obscurecida pela ação do diabo. Deus quer usar a nossa oração para quebrar cadeias e destroçar opressões demoníacas. Jesus nos deu Sua autoridade para reivindicar Sua vitória e libertar vidas das trevas.

Mas o versículo 3 nos diz que se o evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo. Então por que tantos que se consideram cristãos salvos se portam como pessoas em cujos rostos não brilha a luz do evangelho?

Por que temos desprezado muitas vezes as riquezas insondáveis da Palavra de Deus?

Por que desprezamos a vida de oração que Deus nos quer vivendo?

Por que não lemos, meditamos e conhecemos a Palavra de Deus?

Por que vivemos uma vida cristã da profundidade de alguns poucos centímetros?

E por que, sendo tão miseráveis, infelizes, pobres, cegos e nus, nos achamos tão ricos e abastados? Por que achamos que a Palavra nunca se aplica a nós?

Uma possível resposta a estas perguntas se constrói de maneira simples: não conseguimos ver a glória de Cristo porque não nos apossamos das riquezas da graça de Deus. Não temos a vida cristã efetiva porque damos lugar para que o deus deste mundo cegue o nosso entendimento para que não resplandeça em nós a luz do evangelho da glória de Cristo. O diabo tem roubado o melhor da nossa vida.

Mas há saída. Cultive uma vida de oração, comunhão e intimidade com Deus e Ele se revelará profundamente a você. Leia, medite e conheça a Palavra de Deus, e suas promessas serão efetivamente reais em sua vida. Jogue-se nos braços do Senhor como um holocausto vivo.

Cultive a vida com Deus e repreenda a ação do Maligno: Sujeitai-vos a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tg. 4. 7).

Daniel Dantas

Missionário da 1ª IPI do Natal

Nenhum comentário: