17.8.05

Em busca do que dizer

O Senhor tem as palavras que dão vida eterna!
João 6. 68

Dia desses uma amiga me procurou pedindo ajuda. Ela queria que eu a ajudasse a escrever uma carta para uma terceira pessoa. Perguntei-lhe sobre o que ela queria falar. Ela não sabia. Não tinha nenhum assunto para falar com aquela pessoa, apenas queria dizer-lhe algo para não ficar sem dizer nada. Eu lhe disse, então, uma coisa que acredito de verdade: se você não tem o que dizer, não diga nada.
Muita gente quer falar por aí. Existem muitas palavras sendo ditas. Existem muitas coisas que são ditas apenas para que os sujeitos não se envergonhem de estarem calados. Essas pessoas, na verdade, não estão dizendo nada, mas apenas não gostariam de ter de ficar quietos. Como acham que se tornam importantes por dizerem algo, abrem a boca para falar ou se sentam a escrever. Não importa o que escrevem ou dizem, o que importa é escrever e dizer. Não importam as palavras, se preocupam apenas em pronunciá-las.
São discursos vazios. Mas pessoas se reúnem para ouvi-los. Sem audiência, ninguém fala nada. Por outro lado, como as pessoas sempre estão sedentas por respostas às aflições do dia, correm atrás de qualquer palavra que, mais elaborada, possa soar como uma palavra de vida. Ainda que os sujeitos que anunciam estas palavras não tenham nada a dizer de verdade. As aflições do dia a dia conduzem muitos a esta corrida. Não são poucos que carecem de ouvir palavras que lhe tragam alento, como também não são poucos aqueles que, mesmo não tendo nada a dizer, dizem o nada de tal maneira que parece que é alguma coisa que está sendo dita e que essa coisa satisfaz às necessidades diversas.
As pessoas procuram respostas para as suas angústias. E muitas, por vazias que sejam, estão disponíveis. Há muita gente falando palavras sem sentido em todo lugar. Mas, por mais sem sentido, encontram audiência nos carentes angustiados, que as ouvem como alento, as recebem como sendo de Deus. Pessoas vazias de respostas têm-se satisfeito com palavras vazias de sentido. Porque não encontram nada melhor em suas buscas. Ao final, no entanto, o mesmo vazio permanece nos corações.
Na verdade, mesmo sem perceber, muitos se encontram na situação relatada por Amós: Está chegando o dia em que mandarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede, mas não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor. Correrão do mar Morto até o mar Mediterrâneo, irão pelas regiões do Norte e do Leste do país, procurando a mensagem de Deus, o Senhor, mas não a encontrarão. Naquele dia, até moços e moças fortes desmaiarão de sede (Am. 8. 11 – 13). As pessoas correm de um lado a outro, em uma busca frenética e semi-consciente por alívio para as suas dores, cura para o seu sofrimento, alento para a alma. Correm de um lado a outro, esperando achar, em palavras vazias, a única Palavra que pode trazer vida, a Palavra de Deus. A sua busca, mesmo que não saibam com clareza, é pela vida e o alívio que só a Palavra de Deus é capaz de dar.
O que todos procuram, mesmo sem perceber [e principalmente por isso], é a Palavra do Senhor. Procuram e precisam do alimento que vem do céu, que desce do Pai, que alimenta a alma, que sacia as nossas únicas necessidades reais. Precisam do alimento espiritual, da Palavra de Deus, mesmo que, em sua procura, não saibam onde encontrá-la. Pedro desconfiou e confessou onde podia achar suas respostas: Quem é que nós vamos seguir? O Senhor tem as palavras que dão vida eterna! Ele descobriu que Jesus tinha as Palavras que cada ser humano precisava ouvir, tinha o alento que cada um procura em suas lutas, porque Ele mesmo é a Palavra de Deus. Jesus é a Mensagem que Deus tem para nós ouvirmos, em toda e qualquer situação. Não perca tempo então. Se você procura de um lado a outro uma palavra que lhe devolva a vida, procure, então, por Jesus. Ele é a Palavra. Ele é a Mensagem que você procura. Quem é que nós vamos seguir? O Senhor tem as palavras que dão vida eterna!

Nenhum comentário: