15.8.05

Aflitos

Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.

João 14. 1



Acho que deve ser uma coisa muito geral, mas só posso falar por mim. Existem algumas situações que me deixam silente. As palavras fogem e não consigo estruturar nada que possa servir de alento ou que seja palavra de Deus para a vida de ninguém. Já testifiquei isso em outros momentos. Algumas vezes o silêncio vem causado pelo espanto da presença ou da ação santa do Deus soberano. Algumas vezes o silêncio é resultado do silêncio de Deus. E algumas vezes o silêncio é resultado da nossa perturbação, de nossa aflição. Nessas horas, parece, só conseguimos chorar. Nesses dias, tenho me sentido assim.

A minha aflição, tenho consciência, é resultado de uma ação direta, um levante direto de Satanás, não só contra a minha vida, mas contra muitos e muitas que têm se disposto no coração e na prática, a servir a Deus integralmente. A aflição, por vezes, é resultado da luta espiritual em que nos encontramos. E essa aflição nos cala, porque nos extenua, porque nos causa dor e sofrimento. Aflito assim me faltam palavras a serem ditas, porque olho para dentro de mim e só vejo dor e frustração. E não é dor e frustração que podem gerar vida e transformação. Não é dor e frustração, resultantes de tantas batalhas, que podem alimentar a vida de ninguém, nem desafiar quem quer que seja.

Sei que esse sentimento momentâneo não é exclusividade minha. Estou certo que muitos que vão ler essas palavras irão se identificar. Têm sido impedidos de ouvirem a voz de Deus ou verem a sua ação como resultado das lutas e aflições que lhes têm perturbado as almas. No fundo do seu coração, só vêem turbulências, dores, angústias. Faltam a paz e a tranqüilidade. A guerra em que se encontram extenua, massacra. É uma guerra espiritual que aflige a alma, que rouba as forças. Que pode conduzir ao desespero e à incerteza. O coração está em tempestade, a alma está em guerra. Qual a solução?

Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Eu creio que a Palavra de Deus é plenamente capaz de realizar coisas novas ainda hoje. Deus cria novas realidades por meio da Palavra que fala para comunicar-se conosco. A Sua Palavra cria em ação em nossas vidas. Preciso dizer isso para poder dizer porque creio que Deus pode nos tirar da aflição das lutas em que nos encontramos: porque Ele disse. Ele disse, o Deus todo-poderoso falou: Não fiquem aflitos. A Palavra do Senhor é plenamente capaz de gerar em nossos corações, do nada, o milagre do shalom, da paz plena e perfeita de Deus.

Deus olha para a perturbação de nosso coração, para a turbulência de nossa vida, para as lutas de nosso dia a dia. Ele olha isso, nos vê de perto, vem a nossos corações e nos tranqüiliza: Não fiquem aflitos. E é capaz de nos fazer sentir profunda paz, ainda que o mundo se desmorone à nossa volta.

O porquê disso se justifica pelo apelo de Jesus: Creiam em Deus e creiam também em mim. Por que podemos ter paz no meio da aflição? Porque cremos em Deus e em Jesus Cristo. E estamos cientes de que esse Deus é soberano, completamente o Senhor de todas as coisas, de todas as circunstâncias. Sendo Deus o Senhor de tudo, em um exercício de fé, podemos experimentar o shalom constante do Senhor, ainda que tudo se desfaça.

No meio da luta, no meio de situações angustiantes, momentos que nos silenciam, podemos crer e depender da profunda promessa do Senhor: Não fiquem aflitos. Não temos motivo para nos perturbarmos em aflição. Temos um Senhor soberano no céu que tem feito promessas e agirá em favor de cumpri-las. Ele intervém sempre em favor do que é o melhor para a vida de Seu povo. Basta a fé: Creiam em Deus e creiam também em mim. Jesus, o Deus soberano e a Palavra de Deus, cuida de nós, guarda-nos da luta, retira a aflição. Precisamos, apenas, crer e nos entregarmos a essa relação de fé com o Deus triúno.

Nenhum comentário: