18.8.05

No escuro

Escutem, vocês que temem o Senhor e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus.
Isaías 50. 10

No início de minha adolescência costumava passar os meses de férias de verão na casa que meu tio tinha na praia de Barra do Rio, ao lado da famosíssima Genipabu. Já falei sobre isso antes. Lembro que, vez por outra, eu inventava de ir caminhando pela areia até outras praias vizinhas. Cheguei a ir até Pitangui e Muriu algumas vezes.
Certa vez, sai de tarde para fazer essa caminhada até uma dessas praias. Resolvi voltar para Barra do Rio por volta das cinco horas. O resultado é que no meio do caminho, anoiteceu. E era impossível ver-se algo naquela escuridão que era praticamente palpável. Tive muito medo porque não tinha como saber exatamente por que caminhos eu estava seguindo nem se seria capaz de achar meu destino. Era muito escuro. O medo não me deixava seguir em paz.
As vezes a nossa vida é assim. Entramos nas caminhadas, seguimos por estradas, onde não possível contemplar coisa alguma por total ausência de luz. O normal, nessas circunstâncias, é se apavorar. Como saber se estamos agindo corretamente? Como saber se o caminho que seguimos não nos conduzirá a males ou destruição? Como estar certos de que estamos fazendo escolhas corretas em cada circunstância, uma vez que nosso julgamento é prejudicado pela ausência de luz? Incertezas perturbadoras.
O texto de Isaías não podia ser mais explícito: Escutem, vocês que temem o Senhor e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus. Seguir por um caminho em completa escuridão é assustador porque não temos segurança de que estamos indo na direção certa e que chegaremos ao destino desejado. Não temos a segurança de sermos guiados, pelos nossos olhos, ao destino certo.
Muitas vezes, nossa vida se parece com isso. Estamos em caminhadas rumo aos destinos postos por Deus, mas em nosso caminho não conseguimos ver nem um palmo à frente do nariz devido à completa escuridão. No caminho, não temos luzes. Não temos como ter certeza se a direção é correta, contemplar os perigos da estrada, observar os seus detalhes, descobrir – à tempo – as curvas e mudanças. Tememos, especialmente, porque nada parece garantir certeza aos nossos passos.
Essa é a hora de deixar de confiar nos próprios olhos. Afinal, nossos olhos – nossas certezas, convicções e conhecimentos – não nos servem quando não podem ser usados. Nos vales escuros da vida eles não podem ser usados. Não nos servem de nada. Há momentos em que não nos servem de nada nossos limitados recursos humanos para nos guiarem na difícil caminhada de vida que está proposta a cada um. Não servem porque não podem ser usados. Não valem para decidir as coisas devidas. No escuro da vida, é hora de confiar em Deus. Se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus.
É hora de confiar nos olhos de Deus sobre nossa vida. É hora de se entregar às mãos cuidadosas dEle para nos guiar por esses momentos de escuridão. Não adianta tentar seguir pelas próprias forças, pelos próprios recursos, com os próprios olhos. Nessa situação, eles não servem de nada. Só nos resta entregar a vida confiantemente ao cuidado do Pai, o Construtor da Estrada, o Sustento de nossa alma. Os Olhos que podem nos guiar sempre pelo melhor caminho, nas melhores escolhas. Mesmo que não vejamos nada, Deus pode ver por nós.
Na minha volta para casa na praia, em determinado, comecei a contemplar luzes bem à frente e percebi que se tratava da iluminação dos bares próximos à casa de meu tio. Meu medo começou a passar. Agora eu tinha um guia. Uma espécie de farol. É isso que Deus quer fazer conosco nos momentos em que seguimos pelas estradas escuras da vida. Nós não podemos escolher os caminhos corretos. Não sabemos como chegar ao destino. Nem podemos olhar a estrada. Tudo está escuro e nossos olhos não servem para nada. É hora de confiar nas mãos de Deus nos guiando. É hora de esperar a Luz do Senhor como farol em nossa travessia.

Nenhum comentário: