19.8.05

Tensão

Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender.
Marcos 3. 5.

A Revelação bíblica caminha sobre uma tensão constante. Uma tensão, aliás, que vai estar sempre presente na caminhada dos que seguem a Deus. A tensão se estabelece entre, de um lado, a centralidade da instituição na relação com Deus, e, de outro, a manifestação livre e soberana do Senhor.
Em todos os momentos percebemos a tensão. Quando Deus permite que Israel estabeleça um templo, ao mesmo tempo Salomão relembra e destaca que é impossível que o Senhor viva em templos feitos por mãos humanas: Mas será que, de fato, ó Deus, tu podes morar no meio de nós, criaturas humanas, aqui na terra? Tu és tão grande, que não cabes nem mesmo no céu; como poderia este Templo que eu construí ser bastante grande para isso? (1 Rs. 8. 27). Ainda que a inauguração do Templo afirme a importância da instituição, ressalta, ao mesmo tempo, que nenhuma instituição é capaz ou pode pretender limitar o Senhor. Ele é maior que qualquer instituição. Age com liberdade e além dela.
Os profetas foram conscientes disso. Eles perceberam o pecado dos líderes de Israel ao acharem que detinham o monopólio de Deus. Ninguém é dono do Senhor Deus. Nenhum relacionamento verdadeiro com o Senhor se firma na base da instituição religiosa. O relacionamento com Deus acontece, antes de tudo, na intimidade do coração.
Mas os religiosos querem concentrar tudo na instituição. Eles não querem entender que Deus é livre e maior que qualquer religião. Tal centralização pretendida conduz à morte, ao enrijecimento, à impossibilidade de perceber qual é a riqueza e a grandeza do Senhor na nossa vida, no relacionamento conosco.
É essa crise, essa tensão, que se dá entre Jesus e Seus adversários judeus. Os judeus haviam se esquecido de manter viva a tensão entre a instituição e a liberdade de Deus. A liberdade do Deus do Deus livre é a única coisa que nos pode trazer vida. Mas os judeus faziam questão de manter a letra da Lei, capaz de matar, em vez de dar lugar ao Espírito de Vida. Por isso, não têm resposta ao questionamento de Jesus: O que é que nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? Ninguém respondeu nada (Mc. 3. 4).
Por causa da indisposição à compreensão dos judeus, Jesus se mostra ao mesmo tempo zangado e triste. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender. Dar importância à instituição religiosa não pode significar esquecer que Deus, o homem e a relação entre Deus e o homem são maiores que a própria religião.
Muitas vezes podemos centrar nossa vida espiritual sobre a religião, em detrimento de nossa relação com Deus, de nossa comunhão com Ele, única fonte real da vida que importa: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o Seu sangue, vocês não terão vida (Jo. 6. 53). O que nos traz vida não é religião, mas o relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo. Por isso, viver numa instituição deve significar viver em uma tensão constante, porque a vida com Deus é maior que a instituição. A instituição religiosa não pode limitar nossa relação com o Pai.
Jesus finalizou essa questão no diálogo com a samaritana (Jo. 4). Quando a mulher lhe pergunta sobre em qual dos templos se deveria adorar, se em Jerusalém ou Samaria (Jo. 4. 19), ela quer, na verdade, que Jesus afirme qual de duas instituições religiosas é correta, qual religião pode salvar o homem. Jesus esclarece que religião não salva, que é essa não é a questão essencial. Seja aqui, ou seja lá, virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que O adorem (Jo. 4. 23). O que importa, de verdade, para a vida, é ter Jesus como Centro da Vida.
Deus nos quer em uma relação viva com Ele, que acontece na intimidade do coração. A instituição é importante. Mas Deus, o homem e a nossa relação com Deus são mais importantes que ela. Não se esqueça disso.

Nenhum comentário: