3.8.05

Não é o fim

Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!
João 11. 21 e 32

Estou relendo um livro que vai ser resenhado por meus alunos de Introdução à Bíblia: Jesus antes do cristianismo, de Albert Nolan. Desde a primeira vez que o li, fiquei fascinado com a sua simplicidade e delicadeza em tratar de questões exegéticas e teológicas que, em geral, são polêmicas. Mas essa discussão se transmuta, no texto deste frei sul-africano, em uma gostosura de se ler tremenda.
Nolan discute, em certo ponto, acerca de milagres. E uma das posições se conforma com aquilo que estive pensando em partilhar hoje: O mundo é criação de Deus e qualquer coisa que aconteça no mundo, comum ou extraordinária, é parte da providência de Deus. (...) Na Bíblia, milagre é fato extraordinário entendido como extraordinário ato de Deus, uma de suas obras poderosas. (...) O mundo está cheio de milagres para quem tem olhos para vê-los (pp. 55 – 56). Olhos para ver! Tenho repetidas vezes falado aqui sobre olhos para ver o milagre que Deus quer fazer e está fazendo em nossas vidas e ao redor de nós. Muitas vezes não nos falta outra coisa que não a capacidade de vermos.
Para mim, esse parece o caso de Marta e Maria. Elas não se tocam da parcialidade de sua capacidade de visão espiritual. Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Ambas sabem que estão diante do Filho de Deus, poderoso para ter evitado a morte de seu irmão. Mas sua visão é por demais parcial. Elas não conseguem perceber outra coisa se não que tudo tenha acabado. A fala de Marta e Maria para Jesus é que tudo acabou. Seu irmão está morto e não há mais nada a fazer, a não ser chorá-lo.
Estive pensando hoje sobre isso, como dizia. Tem dias que a gente olha de um lado a outro e percebe que tudo acabou. Olhamos em volta, em busca de nossos planos, nossos sonhos, nossos desejos, nossa vida e só encontramos a impressão de que tudo chegou ao fim, de que não há mais nada a ser feito, a não ser chorar e enterrar os mortos. Como aquelas duas mulheres, só conseguimos dizer: Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!
Pior é quando, estando esmagados e feridos, em busca de qualquer esperança, ainda não totalmente destruídos em nossas expectativas, vêem até nós amigos e irmãos para nos dizer que tudo acabou. Em vez de palavras de ânimo, eles nos trazem a notícia do fim, do não. É uma terrível experiência ter a companhia de pessoas que querem nos contaminar com a sua própria miopia espiritual. Dizem que há um não definitivo imperando contra nós. Não podem perceber que Deus está aí, pronto a agir, pronto a fazer o milagre. Não esperam mais nenhuma intervenção divina. Mas o mundo está aí, repleto de milagres a ponto de acontecerem diante de olhos que os queiram ver.
Marta e Maria estavam míopes. Não podiam perceber o contra-senso de sua lamentação. Ora bolas: se Jesus era poderoso para evitar a morte de Lázaro, porque não o seria para ressuscitá-lo? O seu irmão vai ressuscitar! (Jo. 11. 23). Incrédula e míope, Marta responde saber que ele vai, mas apenas no dia final. Não era disso que Jesus estava falando, mas ela não conseguia perceber. Estava diante do Deus de todo Poder, mas não conseguia perceber o significado disso tudo: Eu sou a ressurreição e a vida (Jo. 11. 25). Jesus não poderia ser mais explícito. O poder da vida está em Suas mãos porque Ele mesmo é Sua fonte. Ele pode ressuscitar quem quiser porque Ele mesmo é a Ressurreição! Ele é o Poder de Deus. Ele é a Glória do Senhor. Ele é o Soberano. Tem o universo e suas leis nas mãos. Não há impedimentos contra Ele, nem qualquer “não” definitivo. Deus estava ali em Jesus: não era o fim da história. Marta parece, finalmente, começar a compreender: Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? Sim, Senhor! – disse ela. – Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo (Jo. 11. 25 – 27).
No decorrer do texto, fica claro que Jesus abre os olhos das duas mulheres, tirando-as da miopia espiritual. Elas agora podem ver o milagre acontecer ante seus olhos: Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? (Jo. 11. 40). E Jesus ressuscitou Lázaro.
Não acredite sempre que lhe disserem que o fim chegou. Enquanto não houver uma palavra de Deus dizendo que é não, não se deixe levar pela miopia que lhe cega os olhos para ver o milagre de Deus acontecendo, a manifestação do poder glorioso de Deus. Deus tem um milagre para realizar em sua vida. Ele quer realizar um ato extraordinário sobre toda situação que não inspira mais confiança ou esperança. Ele espera por olhos que possam ver o milagre. Ele quer abrir esses olhos. É hora de crer e esperar. Não se deixe levar pela fala daquelas duas mulheres: Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! , pois ainda não é o fim.

Nenhum comentário: